Mestrado

Inscreva-se aqui

O Mestrado Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena tem por objetivo aprofundar a atuação profissional do artista pesquisador. Sua prioridade é despertar as potencialidades próprias de cada mestrando, acrescentando referencial conceitual à sua formação.

Primeiro curso de pós-graduação stricto sensu voltado à prática profissional das Artes da Cena no Brasil, o Mestrado do Célia Helena é homologado pelo MEC/CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior).

O curso aprofunda pesquisas de artistas que desenvolvem atividades nas Artes da Cena e permite a realização de um trabalho de conclusão prático (trabalho artístico) a partir de um projeto artístico autoral, sendo possível optar pela elaboração de uma dissertação tradicional.

Confira o edital 2019 aqui

 Informações do curso
Início 5 de agosto de 2019 (3ª turma)
Duração 24 meses
Horário Segundas, das 19h às 23h
Local  Av São Gabriel, 462 – Itaim Bibi – São Paulo

Processo Seletivo

O processo seletivo consiste na elaboração de Plano de Trabalho e entrevista com banca composta por membros do colegiado do curso:

– Aprovados para entrevista: serão comunicados por e-mail para agendamento de entrevista
– Divulgação do resultado final
– Matrícula
– Edital 2019 disponível neste link

Inscreva-se aqui

Para informações ou dúvidas, entre em contato no telefone (11) 3884-8294 ou no e-mail mestrado@celiahelena.com.br

Linhas de Atuação

Definem o campo de atuação e o foco de cada Projeto Artístico Autoral. Nosso curso tem quatro linhas de atuação:

Processos Criativos: estuda a produção cênica nas suas diversas modalidades (teatro, dança, performance, criações visuais e musicais).

Processos Pedagógicos: voltada para princípios e critérios das práticas pedagógicas em artes da cena.

Gestão de Processos: pesquisa acerca da produção de espetáculos, a administração de espaços, a gestão institucional e as práticas de seleção e curadoria em artes da cena.

Memória e Acervo: enfoque na preservação da história de produções artísticas relevantes para as Artes da Cena, gerando ou investigando acervos de trajetórias institucionais ou pessoais.

  • O Mestrado Profissional fornece titulação assim como o Mestrado Acadêmico?

Sim. Ao final do curso, mediante aprovação na banca de defesa, você será titulado Mestre em Artes da Cena. Essa titulação tem o mesmo valor que a titulação obtida por meio de Mestrado Acadêmico.

  • Posso prestar concurso com o título do Mestrado Profissional?

Sim. Sua titulação permite que você tenha as mesmas oportunidades que um titulado por meio do Mestrado Acadêmico.

  • Preciso fazer uma dissertação para obter o título de mestre?

Não necessariamente. No Mestrado Profissional é possível apresentar como trabalho de conclusão de curso um produto artístico acompanhado de memorial analítico. Mas se você preferir apresentar uma dissertação, também é possível. Recomendamos já ir pensando no seu formato final, mas não é uma condição para o processo seletivo. Entendemos que o formato final poderá sofrer várias modificações de acordo com o andamento do curso e das conversas com seu orientador.

  • Posso fazer o Mestrado em Artes da Cena mesmo não sendo graduado em artes cênicas?

Sim. É preciso ter uma graduação completa e reconhecida, mas pode ser em qualquer área. Não tem problema nenhum se a sua graduação tiver sido feita numa área distante das artes. Recomendamos, no entanto, que você tenha algum percurso anterior com as Artes da Cena, mesmo que não tenha sido acadêmico.

  • Quais são as artes que englobam as Artes da Cena?

O teatro é uma das artes desse conjunto que chamamos de “Artes da Cena”, mas não é a única. O curso também acolhe projetos em música, dança, cinema, performance, circo, entre outros. Aliás, a multiplicidade de trajetórias e olhares é esperada e celebrada por nós.

  • Existe Bolsa de Estudos para o Mestrado no Célia Helena?

As agências de fomento (CAPES e FAPESP) infelizmente ainda não permitem solicitação de bolsa para o Mestrado Profissional. Essa não é uma condição do curso no Célia Helena, mas sim uma condição de todos os cursos de Mestrado Profissional no país.

Mas o Célia tem uma política de descontos bem interessante para diversas categorias de profissionais. Pergunte por e-mail para receber mais informações: mestrado@celiahelena.com.br.

  • Quanto tempo dura o curso?

O curso dura 24 meses com possibilidade de antecipação da defesa aos 18 meses de curso.

  • Preciso fazer toda a carga horária presencial?

O curso é presencial, porém são apenas três as disciplinas obrigatórias. Ou seja, você deve se organizar para estar na ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em São Paulo capital, uma vez por semana durante dois semestres. O restante da carga horária é cumprido com atividades programadas em horários e lugares que serão definidos por você e seu orientador. Ou seja, é possível para flexibilizar as horas de atividades programadas de acordo com a demanda do seu projeto.

  • Posso fazer disciplinas e cursos em outras cidades?

Pode. O importante é que você tenha como comprovar que realizou essas atividades e que a relevância das mesmas tenha sido discutida e acordada entre você e seu orientador.

  • O curso é prático?

As disciplinas obrigatórias são teóricas e exigem disponibilidade para leitura e escrita. As atividades programadas variam de projeto para projeto. Ou seja, se for o perfil do seu trabalho, você poderá validar carga horária de atividades práticas.

  • Como é a avaliação no curso?

A avaliação das disciplinas obrigatórias é feita por meio de trabalhos escritos solicitados pelos professores responsáveis das disciplinas. A avaliação das atividades programadas é feita mediante apresentação de relatório de atividades para seu orientador e validação dessa carga horária em reuniões do Colegiado do Curso (conjunto de professores permanentes do curso responsáveis pelos aspectos pedagógicos da formação).

É importante ressaltar que você passará por uma qualificação ao final do primeiro ano de curso. Essa também é uma forma de avaliação do seu projeto.

  • Existe prova no processo seletivo?

O processo seletivo consiste no envio do projeto e entrevista com uma banca de professores do curso. Nesta banca, você deverá contar um pouco do seu projeto e responder questões sobre ele que os professores julgarem pertinentes.

  • Como funciona o exame de proficiência?

O exame de proficiência é uma comprovação de que você tem o domínio instrumental de, no mínimo, uma língua estrangeira. Ter domínio instrumental quer dizer que você consegue ler e compreender artigos na língua, não precisa ser fluente. Essa comprovação poderá ser fornecida por outras instituições (a validade dessa comprovação será analisada caso a caso) ou poderá ser obtida na ESCH por meio de uma prova que será aplicada aos mestrandos no segundo semestre do curso. Nesta prova, permitimos consulta de dicionário e as respostas são em português. Para o processo seletivo não há necessidade de apresentação de comprovante de proficiência.

ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do Mestrado Profissional enfatiza a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia apropriada e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico.

Diferenciado na sua estrutura, o Mestrado Profissional em Artes da Cena privilegia, para além da formação em ambiente disciplinar, as seguintes atividades de formação:

– Desenvolvimento de um Projeto Artístico Autoral em Artes da Cena;
– Realização de um trabalho final de caráter prático e experimental;
– Investigação continuada de procedimentos práticos da cena;
– Inserção em espaço de integração com artistas convidados;
– Ações interdisciplinaridades;
– Supervisão continuada da equipe.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Possibilitam que a relação dos mestrandos com seus objetos de pesquisa alcance um alto nível de qualificação.

A primeira delas é “Poéticas da cena: conceitos e trajetórias”, uma reflexão histórica e crítica quanto aos lugares da arte na contemporaneidade.

O foco da segunda disciplina, “Artes da cena: deslocamentos e fronteiras”, são estudos de caso em criação e pesquisa, a partir do legado de artistas de alta relevância.

A terceira e última disciplina obrigatória é “Metodologias da pesquisa em artes”, que investiga formas de registro personalizadas a serem concebidas para cada Projeto Artístico Autoral, em um ambiente de troca e de debate entre mestrandos e orientadores.

Tratam-se de três disciplinas do primeiro ano do curso, cada uma delas com 45 horas aula.

São a parte inicial da trajetória formativa de cada Projeto Artístico Autoral. Cada uma destas atividades é estabelecida junto com os orientadores e pode acontecer tanto dentro quanto fora da instituição:

  • Disciplinas nas pós-graduações lato sensu da ESCH;
  • Atuação profissional orientada ou práticas pedagógicas orientadas;
  • Estudos dirigidos, atividades de disseminação de conhecimento;
  • Laboratórios de criação artística.

O Mestrado Profissional em Artes da Cena é direcionado a graduados em quaisquer áreas de conhecimento, com atuação profissional no vasto campo das artes da cena (Teatro, Performance, Dança, Música, Artes Visuais, Cinema, etc) ou com atuação profissional em áreas correlatas.

Poderá ser uma dissertação ou um Projeto de Prática Criativa em Artes da Cena, acompanhado de um memorial analítico.