DRAMATURGIA: CINEMA, TEATRO E TELEVISÃO

Dramaturgia: Cinema, Teatro e Televisão – Especialização em nível de pós-graduação lato sensu

 

 

Mais do que simplesmente a escrita de um texto, o estudo da dramaturgia consiste em aprender a organizar o pensamento para contar histórias, incluindo a pesquisa, o planejamento e a criatividade na hora de se expressar.

É essa característica multidisciplinar que atrai os alunos para o curso de pós-graduação em Dramaturgia da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH). Voltada ao cinema, teatro e TV, a especialização tem caráter lato sensu e recebe interessados de todas as áreas, tais como: artes, jornalismo, publicidade, letras, direito, administração, entre outras.

A diversidade do corpo discente enriquece o curso: a natureza dos projetos varia de acordo com os perfis autorais de cada aluno. A ESCH valoriza e incentiva a individualidade dos criadores.

O curso é ministrado por professores que têm intensa atuação nas diversas áreas da dramaturgia, como teoria, crítica, curadoria, produção e criação. Entre os profissionais que já passaram pelo programa ou o integram atualmente estão Evaldo MocarzelJosé Eduardo VendraminiRubens Rewald, Alcides Nogueira, Juca de Oliveira, Luís Alberto de Abreu, Maria Adelaide Amaral, Renato Borghi e Ugo Giorgetti.

Informe-se sobre as políticas de apoio financeiro às diversas categorias: atores, profissionais da área afins, sindicalizados ou cooperativados, professores e ex-alunos da ESCH.

 Informações do curso
Início12 de março de 2019
Dia e horárioTerças e quintas-feiras, das 19h às 23h
 Duração16 meses (3 semestres)
 Carga horária 380 horas
 Local Av. São Gabriel, 462 – Itaim Bibi

Para mais informações sobre o curso, entre em contato:
posgraduacao@celiahelena.com.br ou (11) 3884-8294

 

 

*Matriz sujeita a alterações.
** Abertura de turma condicionada a um número mínimo de alunos.

Módulos

Conceitos fundamentais de poética clássica. Estudo de obras de referência das dramaturgias clássicas, modernas e contemporâneas. Práticas criativas autorais e colaborativas na produção de peças de teatro.

Conceitos fundamentais em narrativas audiovisuais. Elementos de formatação de roteiro. Práticas criativas autorais na produção de roteiros de audiovisual, nos mais variados formatos.

Diálogos interdisciplinares a respeito de processos criativos de profissionais renomados na área das artes da cena, que oferecem oportunidade de troca de experiências. Nesses módulos, que acontecem em dois semestres, o aluno tem a possibilidade de definir temas que complementem sua formação, a partir de seu percurso e interesses artísticos específicos.

Introdução a temas centrais em estética e em filosofia da arte. Questões fundamentais de pesquisa em artes.

Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar sob a coordenação de orientadores vinculados a eixos temáticos transversais aos demais cursos de Pós-Graduação da ESCH. Atividades integradas de orientação, compartilhamento de processos de pesquisa e troca de experiência para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso teórico ou prático.