Curso Profissionalizante de Teatro

Agende seu processo seletivo

O Curso Técnico Profissionalizante em Teatro do Célia Helena forma atores e atrizes com qualificação artística e técnica para ingressarem no mercado de trabalho e contribuírem na conscientização social e cultural dos ambientes em que atuam. Diversos atores com carreiras já consolidadas estudaram em nossa escola.

O ingresso é a partir dos 14 anos de idade, para quem cursa ou já concluiu seus estudos, possibilitando aos jovens dedicarem-se à formação artística enquanto ainda estão no Ensino Médio.

Com mais de 40 anos de tradição, aqui o artista ganha voz para levar ao seu meio social o que constrói na sala de aula e na experiência de se colocar em cena. A partir do segundo semestre, o processo criativo de uma montagem ganha o palco em um exercício cênico aberto ao público, na cidade de São Paulo. Os alunos podem, então, vivenciar a experiência da troca e compartilhar com o público o processo construído cenicamente, em coletivo.

A equipe de educadores do Teatro-escola Célia Helena é composta por artistas expoentes em sintonia com pesquisas artísticas contemporâneas e a expansão do campo de trabalho do ator nas Artes da Cena. O currículo é organizado para proporcionar experimentação prática em atuação (Interpretação, Expressão Corporal e Vocal, Atuação para a Câmera), conteúdos teóricos e ferramentas para a criação de projetos artísticos.

Em atendimento às orientações dos órgãos de saúde, nossas atividades presenciais estão suspensas até que as aulas nesse formato sejam liberadas, mas desde o início do isolamento permanecemos ativos e cumprindo, com pequenas e pontuais adaptações, a programação das aulas regulares. Os aprendizados do momento, com a familiaridade e descoberta de recursos virtuais, de um lado respondem a um impedimento temporário de realização de encontros presenciais, e de outro priorizam a importância em manter a cena viva.

Processo seletivo

O processo seletivo contará de duas etapas:
1. redação
2. entrevista com a coordenação

Qualquer dúvida, estamos à disposição pelo telefone (11) 3884-8294, opção 2; WhatsApp (11) 94196-1553 ou via e-mail (contato@celiahelena.com.br).

Inscrição on-line



Endereço





Semanal - Tarde Semanal - Noite Sábados


Duração do curso semanal
2 anos*, de segunda a sexta-feira à tarde (14h30 às 18h30)
2 anos*, de segunda a sexta-feira à noite (19h20 às 22h40)

Duração do curso aos sábados
3 anos e meio* – das 13h30 às 19h40

*A grade das matérias pode ser flexibilizada, em consulta com a coordenação, para que os estudantes ajustem seu calendário de aulas em cada semestre, pagando proporcionalmente.

As disciplinas oferecidas durante o curso de teatro proporcionam experiências práticas de interpretação, técnicas de corpo, voz e atuação para câmera. Além de conteúdos teóricos, como História das Artes Cênicas, Teatro Brasileiro e muito mais. Completam as aulas de teatro disciplinas como Produção, Legislação, Maquiagem e Cenografia.

Lígia Cortez

Nani de Oliveira

Ademir Emboava – Interpretação para Câmera

Ana Carolina Raymundo –  Interpretação Dramática

Atilio Beline Vaz – Visagismo, Caracterização Cênica e Indumentária

Beatriz Morelli – Interpretação Dramática

Beto Belinatti – Interpretação Dramática

Camila Minhoto – Expressão Vocal

Fernando Nitsch – Interpretação Dramática

Gabriel Miziara – Interpretação Dramática

Gabriela Alcofra – Expressão Corporal

Gabriela Hess – Expressão Corporal

Giorgina de Castro – Interpretação para Câmera

Hugo Villavicenzio – História das Artes Cênicas

Joana Dória – Interpretação Dramática

Laerte Mello – Interpretação Dramática

Liana Ferraz Diniz – Expressão Vocal

Lígia Cortez  – Interpretação Dramática

Lilian Sarkis – Legislação e Produção Teatral

Luaa Gabanini – Expressão Corporal

Luana Freire – Interpretação Dramática

Luciana Schwinden – Interpretação Dramática

Marina Caron – Expressão Corporal

Pedro Granato – Interpretação para Câmera

Rafael Masini – Interpretação Dramática

Rodrigo Audi – Interpretação Dramática e Teatro Brasileiro

Samir Yazbek – Literatura Dramática

Sofia Botelho – Interpretação Dramática

Sueli Oliveira – Expressão Vocal

Vitória Cortez – Expressão Corporal

A cada final de semestre do curso, os alunos participam de apresentações, os Exames Abertos, públicas com entrada gratuita. Elas consistem em exercícios cênicos criados a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de teatro durante cada semestre.

Célia Helena foi uma grande atriz que iniciou sua carreira em 1972 e, a partir de então, desenvolveu um trabalho inovador de formação de jovens por meio do teatro, sempre com um propósito social e educacional.

Seu trabalho baseou-se no teatro como instrumento para a expressão da individualidade e troca de experiências, para a formação da cidadania e o pleno desenvolvimento profissional.

Fundado em 1977, o Teatro-escola Célia Helena proporcionou aos jovens um espaço de comunicação e criação no período em que o Brasil enfrentava a ditadura militar.

Graças ao profundo engajamento da atriz e pedagoga, o curso profissionalizante é oficialmente iniciado em 1988 para formação de jovens atores a partir de 14 anos.

O posicionamento pedagógico da atriz Célia Helena inspira todas as ações do Teatro-escola Célia Helena:

“A formação do ator deve contemplar além do conteúdo técnico, também um pensamento crítico, criativo e ético, determinante e historicamente parte do ofício de um artista-criador.”