Núcleos de Pesquisa

Os Núcleos de Pesquisa da Escola Superior de Artes Célia Helena – ESCH são grupos organizados de pesquisa acadêmica, de natureza artística, teórica ou mista, coordenados por um ou mais professores e supervisionados pelo Comitê Científico da ESCH.

A adesão aos Núcleos de Pesquisa é facultada a alunos e professores da instituição, bem como a qualquer membro das comunidades acadêmica e artística externas, a critério dos coordenadores de Núcleo, que estabelecem critérios próprios para seleção de participantes. Para saber mais sobre o funcionamento dos Núcleos, os interessados devem procurar, diretamente, seus coordenadores.

O Núcleo de Pesquisa da Presença está ligado às investigações contemporâneas sobre a presença humana em todos os espaços, em tempo real, e com as relações que são estabelecidas nas multidões, manifestações políticas, rituais religiosos, festas folclóricas e em quaisquer espaços onde as pessoas estejam juntas. Todas as manifestações presenciais públicas são de interesse para esse estudo que instiga a investigação de cada participante enquanto intérprete, a partir do Sistema Laban de pesquisa e princípios ligados à filosofia oriental. Tem como inspiração filosófica os estudos de Merleau Ponty e os de Lévinas.

O Núcleo de Pesquisa em Artes e Humanidades tem como objetivo atender pesquisadores de iniciação científica, especialização ou mestrado em processo de investigação continuado. Também são atendidos jovens pesquisadores recém-chegados ao estudo superior que têm a intenção de iniciar pesquisas nas diversas áreas das ciências humanas, tais como psicologia, sociologia ou filosofia ligadas às artes da cena. É um espaço de uma hora semanal reservado para encontros, atendimento individual e auxílio na confecção de projetos variados teóricos ou práticos.

O Núcleo Corpo e Palavra é um espaço de experiência criativa onde os alunos desenvolvem a escuta reativa por meio de treinamento energético e improvisação de movimentos e sons. Nesse trabalho existe uma relação íntima entre movimento e música, buscando a definição de uma playlist que será trabalhada como material base para a construção de uma dramaturgia improvisacional.

O Núcleo de Ações Físicas e Virtuais explora as relações entre a cena, a elaboração de conhecimento, experiência e o universo digital, buscando estabelecer um diálogo criativo entre esses três meios de expressão/construção. @s participantes do núcleo poderão formar subgrupos e escolher temas, autores ou outros pontos de partida para pesquisar em conjunto e trocar relatos, experiências e proposições artísticas com os demais, tanto nos encontros semanais quanto por meios virtuais.

Grupo de estudos sobre poéticas da dança contemporânea, baseado numa metodologia experimental guiada por exercícios técnicos, improvisações e composições, articulados com leituras, discussões, produções artísticas e científicas. Coordenado pela professora Karina Almeida, o núcleo configura-se como um espaço que agrega diferentes olhares sobre a dança, contando também com colaborações das professoras Gabriela Alcofra, Gabriela Hess, Luaa Gabanini, Marina Caron, Sheila Areas e Sônia Machado de Azevedo.