crédito: João Caldas

A Pós-graduação em Arte e Educação aciona diversas linguagens artísticas – teatro, artes plásticas, dança, música, literatura, dramaturgia e novas mídias – e explora suas possibilidades pedagógicas no trabalho em sala de aula. O curso promove uma trajetória em busca de procedimentos a serem desenvolvidos pelo educador que se interessa por e/ou já atua na educação através da arte.

PROCESSO SELETIVO: dia 23/06, às 19h
Início das aulas em agosto
> INSCREVA-SE AQUI

 

Conta também reflexões teóricas e práticas sobre psicologia do desenvolvimento, ética e estética, além de experimentações sobre possibilidades e perspectivas contemporâneas para o ensino de artes.

Coordenação: Dr. Daves Otani e Profa. Dra.Yonara Dantas de Oliveira

Professores: Dra. Ana Angélica AlbanoDr. André CarreiraDr. Carlos KaterDra. Cibele Lopresti, Músico Cláudio Thebas, Dr. Daves OtaniDr. Deise Abreu PachecoAtriz Elenira PeixotoDr. Flávio DesgrangesDra. Isabel Orofino, Dr. Ivan Vilela, Dra. Leslie Marko, Psicoterapeuta Lídia Aratangy, Atriz Lígia CortezDra. Lilian VilelaDra. Magnólia CostaDra. Malu PuppoDr. Marcelo SolerMs. Melina Sanches, Psicóloga Odete Coster, Dramaturgo Samir YazbekDra. Sônia AzevedoDra. Sonia Goussinsky e Dra.Yonara Dantas de Oliveira

Módulo I – Linguagens artísticas na educação: Música, artes plásticas, literatura, teatro, corpo e multimídia
Experiências prático-teóricas nas linguagens artísticas: teatro, música, artes plásticas, dança, novas mídias, literatura e dramaturgia. Procedimentos e possibilidades de ação dentro de cada área e no conjunto da pedagogia a partir da arte.

Módulo II – Entrelaçamentos entre filosofia, pedagogia e psicologia para a educação em artes
Fundamentação a partir de conceitos da Ética e da Estética segundo um panorama histórico. Pensamento sobre a ação artística contemporânea em conexão com a Filosofia, a Psicologia e a Pedagogia. A emissão e a recepção do fazer artístico. Abordagem pedagógica e psicológica no desenvolvimento da criança e do adolescente. Ideologia e ética na expressão artística, a escuta e o olhar para quem vê e faz.

Módulo III – Experimentações no ensino de artes
Estudos sobre arte contemporânea e suas apropriações em suas diversas formas de aprendizado, a poética da pedagogia na expressividade e os recursos para a criação de projetos de ensino da arte. Experimentações de processos artístico-pedagógicos.

 

Módulo IV – Processo criativo em Artes
Diálogos interdisciplinares a respeito de processos criativos de profissionais renomados na área, que oferecem oportunidade de criação coletiva e troca de experiências. Nesse módulo, os alunos têm a oportunidade de definir os temas que complementam a sua formação, a partir de seu percurso e interesses artísticos específicos..

 

Módulo V – Núcleos de Pesquisa Interdisciplinares para o Trabalho de Conclusão de Curso
Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar, com orientadores vinculados a eixos temáticos transversais aos cursos de Pós-Graduação. Os TCCs podem ter um viés prático, em que seja organizada um exercício decorrente de processo criativo. Eles podem ser acompanhados de memoriais analíticos que debatem o exercício prático apresentado.

 

Dúvidas e matrículas:
(11) 3884-8294
posgraduacao@celiahelena.com.br

*Matriz sujeita a alterações.

** Abertura de turma condicionada a um número mínimo de alunos 

 

 >> INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS LIVRES <<

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube