crédito: João Caldas

Lígia Cortez

Lígia Cortez é atriz, diretora teatral, arte-educadora, professora e pesquisadora. Graduou-se em Arte-Educação (Licenciatura) e é doutoranda no programa de pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Jorge Mattos Brito de Almeida. Coordenou as atividades teatrais do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM (1999 a 2010) e a implantação de atividades artísticas em instituições do terceiro setor (Fundação Gol de Letra; Arte Despertar e POF). Em teatro, como atriz, integrou o Grupo de Teatro Macunaíma e ganhou o Prêmio APCA na categoria de atriz revelação por \"Nelson 2 Rodrigues\", sob a direção de Antunes Filho. Ganhou o prêmio Mambembe/99, na categoria atriz coadjuvante por \"Cacilda!\", texto e direção de Zé Celso Martinez Corrêa no Teatro Oficina; Foi indicada ao Prêmio Shell de melhor atriz por \"A entrevista\", de Samir Yazbek e, em 2013, pela peça \"A dama do mar\", de Susan Sontag, com direção do americano Bob Wilson. Dirigiu \"Um céu de estrelas\", adaptação do livro de Fernando Bonassi, (prêmio Jornada SESC de Teatro de 1996), e \"Estrelas do Orinoco\", de Emilio Carballido, no CCBB. Em televisão atuou na TV Globo nas novelas: \"Esperança\", de Benedito Ruy Barbosa, \"Páginas da Vida\", de Manoel Carlos, \"Sete Pecados\", de Walcyr Carrasco, \"Ana Raio e Zé Trovão\", de Marcos Caruso. Em cinema, participou dos longas-metragens \"Vida de menina\", da diretora Helena Solberg, \"A causa secreta\" e \"Cronicamente inviável\", do diretor Sérgio Bianchi, \"O Príncipe\", do diretor Ugo Giorgetti, \"Bonitinha, mas ordinária\", de Moacir Góes, além de vários curtas-metragens.

Dr. DAVES OTANI

Ator e professor, é também diretor teatral. Doutor (2012) em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Interpretação Teatral, mestre em Artes (2005) e bacharel em Artes Cênicas pela mesma universidade (1996). Atualmente é coordenador de graduação e coordenador geral de pós-graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena.

Desde 2010, é professor da mesma instituição no curso de bacharelado em Teatro. É responsável pelas disciplinas Seminários Experimentais e Direção de Interpretação na pós-graduação em Direção Teatral (da qual é assistente de coordenação desde 2011 e coordenador pedagógico desde 2012); Seminários de criação: processos criativos e Atividades orientadas: estudos dirigidos na pós-graduação em Arte e Educação; Improvisação na pós-graduação em Corpo: Dança, Teatro e Performance.

Orienta trabalhos de conclusão de curso prático-teóricos nas pós-graduações lato sensu citadas e iniciações científicas na graduação. É um dos fundadores do grupo de pesquisa cênica Boa Companhia, onde trabalha há 20 anos como ator e gestor, também como iluminador e professor em workshops e cursos ligados a linguagem do grupo; dirigiu, em parceria com Eduardo Osorio, o espetáculo "Portela, Patrão; Mário, Motorista" (2009), produzido pela Boa Companhia. Atua no espetáculo "Primus" (1999) há mais de 15 anos, produzido pela Boa Companhia e que esteve no exterior e em diversos Estados do Brasil.

Tem experiência na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação e Improvisação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: improvisação, intérprete, espetáculo teatral, dramaturgia de imagens, coreografia/corpografia e pedagogia teatral.

ESPECIALISTA JOANA DÓRIA DE ALMEIDA

Possui graduação em Artes Cênicas com habilitação em direção teatral pela Universidade de São Paulo (2008), especialização em Direção Teatral pela Pós Graduação Lato Sensu da Escola Superior de Artes Célia Helena (2013) e atualmente é mestranda no programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA-USP. É atriz, performer, encenadora, professora e diretora artística da Cia. Temporária de Investigação Cênica. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, performance, encenação e interpretação teatral.

Drª. YONARA DANTAS

Desenvolve pesquisa na interface entre o teatro e a psicologia social. É doutora em Psicologia pela USP, com uma tese sobre o conceito de indivíduo na peça Fim de Partida, de Samuel Beckett. Mestre em Psicologia pela USP, com uma pesquisa sobre a instrumentalização do teatro na educação escolar. Graduada em Psicologia pela UFSJ, com iniciação científica a respeito de experiência estética. Atriz em formação no curso profissionalizante do Célia Helena. É Assessora da Direção no Célia Helena e compõe a Coordenação Editorial da Revista Olhares.

Dr. Daves Otani - JOGOS E PEDAGOGIA TEATRAL

Ator e professor, é também diretor teatral. Doutor (2012) em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Interpretação Teatral, mestre em Artes (2005) e bacharel em Artes Cênicas pela mesma universidade (1996). Atualmente é coordenador de graduação e coordenador geral de pós-graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena.

Desde 2010, é professor da mesma instituição no curso de bacharelado em Teatro. É responsável pelas disciplinas Seminários Experimentais e Direção de Interpretação na pós-graduação em Direção Teatral (da qual é assistente de coordenação desde 2011 e coordenador pedagógico desde 2012); Seminários de criação: processos criativos e Atividades orientadas: estudos dirigidos na pós-graduação em Arte e Educação; Improvisação na pós-graduação em Corpo: Dança, Teatro e Performance.

Orienta trabalhos de conclusão de curso prático-teóricos nas pós-graduações lato sensu citadas e iniciações científicas na graduação. É um dos fundadores do grupo de pesquisa cênica Boa Companhia, onde trabalha há 20 anos como ator e gestor, também como iluminador e professor em workshops e cursos ligados a linguagem do grupo; dirigiu, em parceria com Eduardo Osorio, o espetáculo "Portela, Patrão; Mário, Motorista" (2009), produzido pela Boa Companhia. Atua no espetáculo "Primus" (1999) há mais de 15 anos, produzido pela Boa Companhia e que esteve no exterior e em diversos Estados do Brasil.

Tem experiência na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação e Improvisação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: improvisação, intérprete, espetáculo teatral, dramaturgia de imagens, coreografia/corpografia e pedagogia teatral.

Drª. Elisabete Vitória Dorgam Martins - POÉTICAS DA ATUAÇÃO

Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP (1983) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2004). É atriz e diretora teatral. Foi vice-diretora da EAD/ECA – USP e do Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP. Atualmente é docente na área de Interpretação na Escola Superior de Artes Célia Helena, na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e Artista Formadora na área de Humor na SP Escola de Teatro.

Drª. Karina Almeida - ESTUDO E PRÁTICA CORPORAL

Dançarina, coreógrafa e professora de dança contemporânea, interessada em processos colaborativos de criação. Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Mestre e Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Desenvolveu parte de sua pesquisa de doutorado nos Estados Unidos, na Barnard College Department of Dance, Columbia University, na cidade de Nova York. Em sua trajetória como dançarina, destacam-se os projetos que foram desenvolvidos com a Companhia Terraço Teatro (Campinas, SP), de 2005 a 2010, e os que desenvolve com a Seis + 1 cia. de dança, desde 2007.

Drª. Liana Ferraz - ESTUDO E PRÁTICA VOCAL

Professora da Escola Superior de Artes Célia Helena. Doutora em Artes da Cena pela Unicamp e bacharel em Artes da Cena pela mesma instituição. Realizou durante a graduação dois trabalhos de Iniciação Científica, sendo um deles premiado como melhor trabalho do Instituto de Artes do ano de 2008. Em 2009, ingressou no programa de pós-graduação da Unicamp para cursar o Mestrado em Artes e em 2010 obteve passagem para o doutorado direto.

Durante o período de pós-graduação, realizou dois estágios docentes, publicou artigos e manteve seu trabalho com o grupo Estação Teatro onde atuou como atriz e dramaturga. Além disso, possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2003). Curso incompleto de Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná.

Dr. Manoel Candeias – História do Teatro Brasileiro

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo – FIAM-FAAM - Centro Universitário (1998), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2007) e doutorado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2013). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Teatro Brasileiro, Teatro Contemporâneo, Montagem, Teatro Ocidental e Dramaturgia.

Dr. Marcos Barbosa de Albuquerque - HISTÓRIA DO ESPETÁCULO TEATRAL E HISTÓRIA DO TEATRO

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2003) e doutor em Artes Cênicas também pela Universidade Federal da Bahia (2008). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: Dramaturgia, Roteiro de Audiovisual, Teatro e Tradução.

Drª. Sonia Goussinsky - EXPRESSÃO MUSICAL I E II E ESTUDO E PRÁTICA VOCAL

Sonia Goussinsky é cantora, professora e pesquisadora, natural de São Paulo. Graduou-se pelo Instituto de Artes da UNESP, obtendo o bacharelado em música com habilitação em canto. Posteriormente, residiu por nove anos na Europa, onde concluiu a pós-graduação em Música Antiga (na Guildhall School of Music and Drama de Londres) e o mestrado (no Trinity College of Music de Londres), além de frequentar cursos e atividades dos Conservatórios de Marselha e de Aix-en-Provence. Recebeu o título de doutora em 2013 pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, defendendo sua tese sobre as memórias do cantar ídiche no Brasil.

A experiência e interesse que tem desenvolvido como cantora, em atividades de performance, de pesquisa e didáticas, incluem o contato com múltiplos elementos referentes à esfera artística.

Tem trabalhado como docente em cursos de graduação e pós-graduação de importantes instituições de ensino superior do estado de São Paulo. Atualmente, ministra aulas nas disciplinas de expressão musical, metodologia científica e voz na Escola Superior de Artes Célia Helena, nos cursos de graduação e pós-graduação. Na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco leciona disciplinas práticas, relacionadas à música e à voz, bem como teóricas, como história da música e orientação de trabalhos de pesquisa científica em artes.

Integra também o corpo profissional do Musicalis Núcleo de Música em São Paulo. Como artista tem se apresentado acompanhada por diversas formações musicais, em repertório variado que conta com canções do Renascimento até a música étnica judaica e a música erudita brasileira.

Drª. Sonia Machado de Azevedo - ESTUDO E PRÁTICA CORPORAL

Doutora em Artes. Possui graduação em Teatro pela Universidade de São Paulo – USP (1972), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2005), com formação em Dança Moderna pela Escola Arte do Movimento (1979).

Tem experiência na área de Artes, com ênfase no ensino do teatro, teatro, dança, performance e trabalhos de corpo voltados à atuação do ator; professora e intérprete, pesquisa a arte enquanto possibilidade de transformação humana. Tem livros publicados e artigos em livros técnicos e de teoria teatral e em revistas ligadas às universidades públicas.

É membro do conselho editorial da revista Olhares, da ESCH-SP e da revista Urdimento, da UDESC-SC. Dedica-se também à ficção e à dramaturgia. Desde 2004, coordena a Equipe de Capacitação do Projeto Viva Arte, da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul - SECULT. Atualmente investiga a recepção estética das obras de arte presenciais.

Drª. Yonara Dantas - ESTÉTICA

Desenvolve pesquisa na interface entre o teatro e a psicologia social. É doutora em Psicologia pela USP, com uma tese sobre o conceito de indivíduo na peça Fim de Partida, de Samuel Beckett. Mestre em Psicologia pela USP, com uma pesquisa sobre a instrumentalização do teatro na educação escolar. Graduada em Psicologia pela UFSJ, com iniciação científica a respeito de experiência estética. Atriz em formação no curso profissionalizante do Célia Helena. É Assessora da Direção no Célia Helena e compõe a Coordenação Editorial da Revista Olhares.

Ma. Andréa Soares – DANÇAS BRASILEIRAS

Mestre em Estética e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades da USP, é graduada em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em artes cênicas, também pela USP. Atua como bailarina, atriz, cantora, diretora artística e pesquisadora das culturas populares tradicionais brasileiras no âmbito das suas expressões espetaculares. Desenvolve pesquisa que concatena a transdisciplinaridade artística em função do corpo expressivo, buscando a conexão entre tradição popular brasileira e contemporaneidade.

Está na fase final da Formação Profissional em Eutonia, um dos sistemas de educação somática que, juntamente com a Técnica Klauss Vianna fundamenta sua pesquisa para as artes do espetáculo, que já rendeu trabalhos contemplados pelos Prêmios Funarte Klauss Vianna 2006; Funarte Myriam Muniz 2006 e Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo-2007 e Funarte Petrobrás Klauss Vianna de Dança 2012. É diretora artística do Núcleo Pé de Zamba, onde desenvolve, na prática, a referida pesquisa.

Me. Fabio Caniatto – POÉTICAS DA ATUAÇÃO

Bacharel em Artes Cênicas e Mestre em Artes pela UNICAMP. Foi Orientador de Artes Cênicas, Produtor e Coordenador do Teatro Popular do SESI Rio Claro -SP, formador de professores do CENPEC- SP, Orientador Artístico do Programa Teatro Vocacional (Secretaria Municipal de Cultura - SP) e Ademar Guerra (Sec. Est. de Cultura - SP), Diretor de Cena do Programa Fabricas de Cultura (Sec. Est. de Cultura - SP) e docente no Grupo Educacional HOTEC São Paulo. Foi ator da Pia Fraus Teatro por onze anos e participou de festivais nacionais e internacionais como o Bonecos Canela, Festival de Almagro – La Mancha – Espanha, Festival de Teatro de Bonecos “Espetáculo Interesse” em Ostrava - República Tcheca e Mostra Internacional das Aulas de Teatro Universitário – Espanha.

Foi ator da série infantil Que monstro te mordeu (TV Cultura/Primo Filmes). Dirigiu 22 espetáculos e esteve diretamente ligado a criação de luz de todos eles. Atualmente é Orientador Artístico/Técnico e Light Designer do Programa Fábricas de Cultura (Secretaria de Estado de Cultura - SP), Diretor Assistente de Chico Pelúcio na adaptação da ópera Pagliacci, nova montagem da “Cia La Mínima” e professor de Interpretação Dramática do Célia Helena Centro de Artes e Educação.

Me. Hugo Villavicenzio - TEATRO LATINO-AMERICANO

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (1982) e mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é professor da Escola Superior de Artes Célia Helena - ESCH e professor de História das Artes Cênicas no Teatro-escola Célia Helena. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro hispano-americano, teatro latino-americano, teatro brasileiro e teatro espanhol.

Ma. Ilka de Alcântara - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

Possui graduação em fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1987), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela PUC-SP (2000), além de especialização em Linguagem e Voz. Atua como fonoaudióloga escolar do IESP/DERDIC-PUC-SP e como fonoaudióloga clínica. Tem experiência na área de Distúrbios e Aquisição de Linguagem, Surdez e Língua Brasileira de Sinais. Atualmente ministra aulas de Libras na ESCH, com ênfase no aspecto de expressividade vinculada à formação do ator.

Me. Sergio Audi - JOGOS E PEDAGOGIA TEATRAL

Mestre em Artes Cênicas pela Escola de comunicações e Artes – ECA. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Cinema pela USP. É diretor, ator, fundador do Coletivo de Teatro Núcleo 2. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção e Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: popularização do Circuito Cultural, Teatro Épico, Música Popular, direção de Atores, Teatro Físico. É preparador e diretor de atores para Cinema.

Ma. Simoni Boer – INTERPRETAÇÃO

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (1990) e especialização em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi Morumbi (2007). É aluna do mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É atriz de teatro, tendo trabalhado com Neyde Veneziano, Gianni Ratto, Jandira Martini, Eduardo Tolentino de Araújo e Marco Antônio Rodrigues, entre outros. Ministrou aulas e encenou um espetáculo como professora convidada da Escola Superior de Educação de Coimbra, em Portugal (2010). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Formação do Ator, Interpretação e Direção Teatral.

Me. Ulisses Cohn – CENOGRAFIA E ESPAÇO CÊNICO

Estudou no Teatro-escola Célia Helena. Membro da The Society of British Theatre Designers – SBTD. Membro da Organisation Internationale des Scénographes, Techniciens et Architectes de Théatre – OISTAT. Membro fundador do grupo Cenografia Brasil. Coordenador do Curso de Teatro do Museu de Arte Moderna – São Paulo (1999-2002).

De 1982 a 1985 foi membro do Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho. Como artista plástico expõe desde 1992. Tem intensa produção como cenógrafo. Criou cenários de espetáculos com diretores teatrais como Marco Antonio Rodrigues, Flávio de Souza, Roberto Lage, Fauzi Arap, Nydia Licia, Marcelo Lazzaratto, Lígia Cortez, Nelson Baskerville, Ariela Goldman, Nilton Bicudo, Cibele Forjaz, Sérgio Ferrara, Bete Coelho, Reinaldo Maia, Cássio Scapin, Cleyde Yáconis, Aimar Labaki, Marco Antonio Braz, Daniel Filho e Elias Andreato.

Especialista Atílio César Ferreira – CARACTERIZÃO CÊNICA E FIGURINO

Cenógrafo, figurinista, visagista, arte-educador e pesquisador de teatro. Possui especialização em Direção Teatral pela ESCH. Possui Graduação em Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura (Licenciatura plena) pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Tem formação como ator pela Escola de Arte Dramática – EAD/ECA – USP. Como ator, participou dos grupos de teatro: Cia SP-Brasil; Trupe de Atmosfera Nômade, dirigido por Christiane Paoli-Quito. É integrante do Grupo Teatral Folias D'Arte desde 1996.

Especialista Fernando Nitsch – INTERPRETAÇÃO

Diretor, ator, professor e dramaturgo. Formado pelo Teatro-escola e pós-graduado em Direção Teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena.

Como diretor, seus últimos trabalhos foram em: Kabaret K, de Karl Valentin; Teatro nosso de cada dia, assinando a codireção com Celso Frateschi; O mestre de obras, texto de Julio Santi e Novos velhos dias, texto de Reinaldo Maia. Atuou em espetáculos de grupos relevantes da cidade de São Paulo como o Grupo Folias em peças como Nada mais foi dito nem perguntado e Pavilhão 5, Cia Elevador de Teatro Panorâmico em Amor de improviso e Crônicas de um teatro ambulante. Ainda como ator participou dos elencos de vários espetáculos, entre eles: Single Singers Bar, músicas de Cole Porter, Gershwin e Kurt Weill, versões de Claudio Botelho e Carlos Rennó, direção de Dagoberto Feliz; Ricardo III, de William Shakespeare, com direção de Marcelo Lazaratto; Coelho Branco, Coelho Vermelho, de N. Soleimanpour; Estação Paraíso/12, texto e direção de Celso Frateschi; A tempestade, de William Shakespeare com direção de Marcelo Lazaratto; A revolução dos bichos, adaptação de Peter Hall para o livro de George Orwell, pelo festival da Cultura Inglesa; Ceci beijou Peri, e aí José?, texto e direção de Reinaldo Maia; A louca de Chaillot, de Jean Giraudoux, com direção de Ruy Cortez; com Cleyde Yáconis, Luis Damasceno entre outros.

Em televisão protagonizou a série Gigantes do Brasil, personagem Martinelli, que estreou no History Channel, em 2016. Desde 2014, desenvolve roteiros para eventos, tendo efetuado parcerias com empresas como Serasa, Vivara, entre outras. Escreveu a peça Os Maus, com estreia confirmada para março de 2017, onde também assina a direção.

Especialista Joana Dória de Almeida – INTERPRETAÇÃO

Possui graduação em Artes Cênicas com habilitação em direção teatral pela Universidade de São Paulo (2008), especialização em Direção Teatral pela Pós-Graduação Lato Sensu da Escola Superior de Artes Célia Helena (2013) e atualmente é mestranda no programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA-USP. É atriz, performer, encenadora, professora e diretora artística da Cia. Temporária de Investigação Cênica. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, performance, encenação e interpretação teatral.

Especialista Lilian Sarkis - LEGISLAÇÃO E PRODUÇÃO TEATRAL

Atriz, produtora e diretora de produção. Tem especialização em "Fundamentos da Arte" e Graduação em Letras pela UNESP. Fez o curso de formação de ator da Escola de Arte Dramática da ECA – USP. Atuou como atriz sob a direção de Iacov Hillel, Roberto Lage, Paulo Yutaka, Maria Lucia pereira, Francisco Medeiros entre outros. Desde 1995 trabalha com a cantora Fortuna, tendo produzido CDs e DVDs. Desde 2000, atua junto à direção do Teatro-escola Célia Helena, primeiro como coordenadora do curso profissionalizante de Formação de Ator e depois como supervisora das atividades técnicas do Teatro Célia Helena.

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