crédito: Andrea Machado

O curso de teatro profissionalizante da escola Célia Helena forma atores para o teatro, cinema, TV e audiovisual. Há 40 anos, nossa escola de teatro ensina artes cênicas com qualificação artística e técnica, com direito ao DRT para atores.


No curso do Célia Helena você encontrará ferramentas práticas e teóricas para fundamentar sua criatividade e a sua arte. Não é necessária nenhuma experiência em artes cênicas. Diversos ex-alunos com carreiras consolidadas na mídia iniciaram suas trajetórias por aqui.


O curso de teatro é reconhecido pela Secretaria de Educação. Ao final de sua formação, você recebe o DRT sem precisar se submeter a nenhuma avaliação fora da escola.

Conteúdo do curso


As disciplinas oferecidas durante o curso de teatro proporcionam experiências práticas de interpretação, técnicas de corpo, voz e atuação para câmera. Além de conteúdos teóricos, como História das Artes Cênicas, Teatro Brasileiro e muito mais. Completam as aulas de teatro disciplinas como Produção, Legislação, Maquiagem e Cenografia.

  

Equipe


O conjunto de professores do Teatro-escola Célia Helena é formado por artistas ligados à grandes montagens cênicas e atuantes em grupos de teatro. Todos em sintonia com pesquisas artísticas contemporâneas.


Apresentações


A cada final de semestre do curso, os alunos participam de apresentações, os Exames Abertos, públicas com entrada gratuita. Elas consistem em exercícios cênicos criados a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de teatro durante cada semestre.


Inscrição


Para ingressar no curso, é preciso participar de um Processo Seletivo que acontece em três etapas, todas realizadas em um único dia: redação, dinâmica em grupo e entrevista.


Confira no vídeo alguns trechos das montagens realizadas pelos alunos do Teatro-escola Célia Helena:

As aulas de teatro podem ser cursadas em:


Turmas semanais: de segunda a sexta, de 3 a 5 vezes por semana
Períodos: tarde (14h15 às 18h40) ou noite (19h às 22h30)
Duração mínima: 2 anos
Apresentações abertas: a partir do 2º semestre


Turmas aos sábados: das 13h30 às 19h40
Duração mínima: 3 anos e meio
Apresentações abertas: a partir do 3º semestre

Célia Helena foi uma grande atriz que iniciou sua carreira em 1972 e, a partir de então, desenvolveu um trabalho inovador de formação de jovens por meio do teatro, sempre com um propósito social e educacional.

 

Seu trabalho baseou-se no teatro como instrumento para a expressão da individualidade e troca de experiências, para a formação da cidadania e o pleno desenvolvimento profissional.

 

Fundado em 1977, o Teatro-escola Célia Helena proporcionou aos jovens um espaço de comunicação e criação no período em que o Brasil enfrentava a ditadura militar.

 

Graças ao profundo engajamento da atriz e pedagoga, o curso profissionalizante é oficialmente iniciado em 1988 para formação de jovens atores a partir de 14 anos.

 

O posicionamento pedagógico da atriz Célia Helena inspira todas as ações do Teatro-escola Célia Helena:

 

“A formação do ator deve contemplar além do conteúdo técnico, também um pensamento crítico, criativo e ético, determinante e historicamente parte do ofício de um artista-criador.”

 

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DA NOSSA INSTITUIÇÃO

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube