CONSTRUINDO CONTRADIÇÕES

A criação de um personagem cinematográfico complexo

O curso propõe um método de criação de personagens realistas complexos para a câmera. A construção do personagem está fundamentada no antagonismo interno gerado a partir da tensão entre o desejo consciente e o desejo inconsciente do personagem.

A inspiração desta abordagem se baseia na afirmação do mestre espiritual Sri Prem Baba de que quando um desejo repetidas vezes não se realiza, ele é acompanhado por outro desejo inconsciente na direção contrária, portanto antagônica. 

O trabalho será desenvolvido em três etapas que serão abordadas através de uma cena cinematográfica:
– Identificação: construção do personagem; 
– Contradições: desejo inconsciente que atua na direção oposta
– Desidentificação: modulação de distanciamento

Todos os atores experimentarão desde a preparação da cena até a gravação. Todas as etapas serão assistidas e comentadas.


Tomás Rezende
 é diretor e preparador de atores. Foi preparador de elenco de diversos filmes, novelas e séries, entre os quais: a série O mecanismo, direção de José Padilha (Netflix americana); a série 13 dias sem sol, (O2/TV Globo); a novela das 7 Haja Coração (Globo); a sérieMe chama de Bruna (Canal FOX); o longa metragem Nise - o coração da loucura, que ganhou, entre outros, o prêmio de melhor atriz para Glória Pires no Festival de Tokyo; os curtas-metragens Estação de Márcia Faria, que participou da competição oficial do festival de Cannes, e Ninjas, de Dennison Ramalho, ganhador do prêmio de melhor ator no Festival de Gramado. Também dirigiu a peça A hora errada, de Lourenço Mutarelli, que foi encenada em várias unidades do SESC. Formado como ator pelo programa Sanford Meisner: Teaching the Meisner Approach (EUA). 

 

Datas: de 16 a 27 de outubro de 2017

Horário: de segunda à sexta, das 19h às 22h45

Endereço: Rua Armando Penteado 311, Pacaembu

Público: Interessados a partir de 18 anos

20 Vagas

 

 
Depoimentos sobre o trabalho de Tomas Rezende:

 

Tomás trabalha discreta mas profundamente, respeitando o tempo interior do ator. Nada invasivo, mas muito eficiente! Adorei ter tido essa experiência com ele e espero poder reencontrá-lo, pela vida!

– Glória Pires

 

“Sou outro artista depois de te conhecido, minha interpretação enriqueceu de uma forma fantástica e isso se reflete em cada vez que pego o microfone”

– Emicida

 

“Tomas Rezende realiza seu trabalho aproximando-se dos atores com extremo carinho, sensibilidade, e sobretudo respeitando a nossa personalidade. Cativa de imediato por sua delicadeza na condução das personagens a serem representadas. Sua competência é brilhante. Sem sombra de dúvidas foi até hoje o melhor preparador de elenco que tive em 50 anos de carreira.”

– Bemvindo Sequeira

 

“O trabalho do Tomas foca na conexão com a verdade pura para iniciar um processo. A busca começa por uma viagem a si mesmo: identificar seus próprios mecanismos de defesa para deixar que seus instintos sejam aflorados mais rapidamente e q a imaginação possa fluir sem manipulação, julgamento, pudor… Estar inteiro para poder entrar no personagem!”

– Mariana Ximenes


Para saber mais sobre as inscrições, entre em contato:
E-mail: contato@celiahelena.com.br
Telefone: (11) 3884-8294

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube