crédito: João Caldas

O curso de Teatro da Escola Superior de Artes Célia Helena — ESCH é de nível superior?

Sim. O curso de Teatro oferecido pela ESCH é reconhecido pelo Ministério da Educação, com conceito Muito Bom. O diploma emitido permite que o aluno continue os estudos em nível de pós-graduação.

 

Qual a duração do curso superior em Teatro da ESCH?

Três anos. Ao longo desse período, a Escola Superior de Artes Célia proporciona uma formação sólida e consistente, preparando o aluno para atuar como ator profissional em teatro, cinema e televisão, e também desenvolve habilidades para trabalhar com grupos de teatro de escolas.

 

Como é constituída a matriz curricular do curso superior de Teatro?

A ESCH, desde o início das atividades acadêmicas, incorporou na matriz curricular disciplinas inovadoras para maior abrangência dos estudos e ensino-aprendizagem (Teatro Latino-Americano, Danças Brasileiras, Libras, Ensino do Teatro), e de disciplinas que habilitam o aluno ao mundo do trabalho (Expressão Musical e Atuação para Câmera presentes de forma contínua, desde o início do curso). Na ESCH, a preparação do ator tem como base uma sólida formação a partir dos fundamentos de interpretação do sistema de Stanislávski. Ao longo do aprendizado, a disciplina de interpretação, conduzida por professores com expressiva carreira profissional na cena artística, introduz o aluno à fundamentação de experiências cênicas diversas (Poéticas de Atuação, Projeto de Encenação). Para garantir uma formação sólida, os componentes curriculares têm forte articulação entre teoria e prática.

 

O Célia Helena dispõe de laboratórios didáticos especializados e espaços para apresentações?

Sim. A ESCH dispõe de dois laboratórios de artes para abertura de processos artísticos dos alunos de graduação e pós-graduação; apresentação dos Exames Abertos ao final de cada semestre; desenvolvimento e apresentações dos trabalhos dos Núcleos de Pesquisa; mostra dos trabalhos dos alunos de iniciação científica e das pesquisas em processo dos alunos de pós-graduação no Seminário Anual de Pesquisa e Extensão; apresentações do evento Encontro de Propostas Artísticas (EPA); realização de encontros com profissionais, artistas e pesquisadores da cena artística nacionais e internacionais. Dispõe também de salas/estúdio adequadas para aulas de técnicas de multimídia, equipadas com refletores, equipamentos de som e de audiovisual para realização de gravações e da Mostra de Atores do Célia Helena; ateliê para aulas de caracterização cênica e biblioteca pública com mais de 16.000 títulos; sala de acervo de figurinos, adereços e materiais cenográficos.

 

É possível assistir a uma aula sem estar matriculado?

O processo desenvolvido em sala de aula é resultado da atmosfera cênica instaurada com base na confiança e respeito entre os indivíduos e o coletivo. Tal qual nos ensaios profissionais das montagens teatrais ou nos sets de filmagem, a preparação e a construção das cenas são restritas ao elenco e à equipe de apoio. Porém, todo final de semestre, nos meses de junho, novembro e dezembro, os trabalhos desenvolvidos em sala de aula são apresentados publicamente nos exames abertos.

 

Durante a realização do curso, o aluno recebe orientação para ingressar no mundo do trabalho?

Sim. Desde o início das atividades acadêmicas, a ESCH desenvolve ações que promovem e abrem perspectivas para o exercício profissional. Destacamos: Estúdio  da Cena; Mostra de Atores do Célia Helena, Grupo de teatro permanente / Projeto Conexões, Projeto Até debaixo d´água. Complementam as ações desenvolvidas, as orientações aos alunos para realização de estágio curricular obrigatório  em áreas afins: grupos de teatro, agências, produtoras. 

Possui também o Departamento de Comunicação responsável pela indicação de testes de cinema, televisão e teatro. E-mail para comunicacao@celiahelena.com.br

 

A instituição mantém acordos culturais ou intercâmbios com instituições internacionais?

Sim. Tem acordos firmados com instituições europeias, latino-americanas e norte-americanas, com o objetivo de possibilitar aos seus alunos um horizonte de formação mais amplo por meio de uma experiência intercultural e acadêmica. Mais detalhes em Internacional.

 

Como faço para ingressar no curso de Teatro da Escola Superior de Artes Célia Helena – ESCH?

É necessário participar do processo seletivo que acontece uma vez ao ano, em novembro/dezembro.

 

Qual o pré-requisito para ingressar no curso de pós-graduação?

Para iniciar um curso de pós-graduação, é necessário possuir diploma de graduação. Os cursos oferecidos são: Pós-Graduação Lato Sensu em Direção e Atuação; Corpo: Dança, Teatro e Performance; Arte e Educação; Dramaturgia: Cinema, Teatro e Televisão. No âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado Profissional em Artes da Cena, primeiro curso de mestrado profissional nesta área a ser ofertado no Brasil.

 

Qual a duração dos cursos de especialização oferecidos pela Escola Superior de Artes Célia Helena – ESCH?

Em média de 15 a 18 meses. Ao final desse período e cumpridas todas as atividades do curso, o aluno tem direito ao Certificado de Especialista na área escolhida. 

 

Curso Técnico em Arte Dramática e curso superior de Teatro são iguais?

Não. O curso Técnico em Arte Dramática, oferecido pelo Teatro-escola Célia Helena, é de nível médio e o curso de Teatro, oferecido pela Escola Superior de Artes Célia Helena, é de nível superior. A partir do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, editado pelo Ministério da Educação em 2008, o nome correto do curso de teatro de nível médio passou a ser Técnico em Arte Dramática.

 

Em que horários o curso Técnico em Arte Dramática é oferecido?

Durante a semana, com opções de horário pela manhã, tarde ou noite e duração de 4 semestres. Ou somente aos sábados com duração de 7 semestres.

 

E como faço para fazer a matrícula no curso Técnico em Arte Dramática? 

Ser aprovado no exame de seleção, apresentar a documentação exigida e configurar a matrícula na secretaria.

 

Para trabalhar como ator é preciso ter registro profissional?

Sim. A profissão do artista e técnico em diversões é regulamentada, ou seja, uma profissão definida por lei e decretos específicos (Lei 6.533/78 e Decreto 82395/68), que exige que o trabalho de ator seja exercido por aqueles que tenham diploma de curso legalmente reconhecido e registro no Ministério do Trabalho. Os cursos de teatro do Teatro-escola Célia Helena e da Escola Superior de Artes Célia Helena garantem aos alunos formados o direito de requerer o registro profissional.


A Escola Superior de Artes Célia Helena tem adesão ao FIES?

Sim, a ESCH aderiu ao programa. O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES é mantido pelo Ministério da Educação e a inscrição é feita diretamente no site do MEC.

 

A instituição oferece cursos livres para aqueles que desejam entrar em contato com o teatro e para o aprofundamento do exercício profissional?

Sim. Programado quatro vezes ao ano, com aula uma vez por semana, o curso Vivenciando o Teatro, além de trabalhar as ferramentas expressivas de teatro para aplicação no cotidiano de profissões diversas, desenvolve sociabilidade, criatividade, trabalho em grupo e autoconhecimento. A instituição também realiza uma programação constante e variada de cursos dirigidos ao aprofundamento de estudos de alunos, ex-alunos e profissionais em áreas que contribuem e abrem perspectivas para o exercício profissional em televisão, cinema, dramaturgia, roteiro e locução, entre outras.

 

Posso conhecer a instituição antes de me inscrever no processo seletivo?

Sim. As portas estão abertas para você. Venha nos visitar! Temos atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h30, e aos sábados, das 12h às 15h30. 

 

Para obter mais informações ou em caso de dúvidas, ligue para (11) 3884 8294 (Ramal 2), ou envie um e-mail para contato@celiahelena.com.br.

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube