O Exame Aberto é o momento que o aluno coloca em prática os estudos desenvolvidos em sala de aula ao longo do semestre. Todos os alunos, a partir do 2º semestre do curso de teatro, passam por essa experiência e já começam seu preparo para apresentações diante do público.

Os alunos de graduação e do curso profissionalizante do Célia Helena convidam a todos para os  Exames Abertos do 1º semestre de 2018, que serão realizados de 4 de junho a 1 de julho.

Os espetáculos são gratuitos, abertos ao público em geral e os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.

Confira abaixo a programação completa e sinopses.

 

VIGA ESPAÇO CÊNICO

Capote Valente, 1323

 

ESCH – 3MA

Estudo sobre A invasão

Peça de Dias Gomes

Professor: Gabriel Miziara

4/junho, às 21h;

5/junho, às 19h e 21h

Nesta obra, Dias Gomes aborda o problema dos sem teto nos grandes centros urbanos. Depois de um deslizamento causado por fortes chuvas, famílias inteiras buscam alojamento no esqueleto de um prédio em construção.

 

 

ESCH – 3MB

Fragmentos de deserto

Baseado nos textos Louco para amar e Mente mentira, de Sam Shepard

Professora: Simoni Boer

6, 7 e 8/junho, às 21h

De Mente Mentira selecionamos as cenas em que Jake, ao lado da família, tenta se lembrar do que fez à sua amada Beth. De Louco para Amar trouxemos o casal Eddie e May, que adaptamos para uma relação homo afetiva. Duas estórias de paixão que colocam os personagens na fronteira entre o que é pensado e o que é vivido. Invenção, memória e realidade se confrontam numa trajetória de melancolia e desejo, onde a solidão assume a imensidade da paisagem do deserto.

 

TECH – 3B

A ver estrelas

de João Falcão

Um espetáculo infanto-juvenil

Professor: Ednaldo Freire

09/junho, às 21h;

10/junho, às 16h;

11/junho, às 21h

Jonas é um garoto quieto, solitário, que todos os dias faz sempre as mesmas coisas de modo sempre igual, até que um dia é visitado por quatro marinheiros que propõe a ele sair da rotina e optar entre continuar a ver estrelas ou navegar. Seres estranhos e bizarros, assomam a sua imaginação conduzindo-o a um mundo misterioso.

 

TECH – 4C

A obscura raiz do grito

de Federico García Lorca

Professor: Gabriel Miziara

12, 13, 14 e 15/junho, às 21h

A peça é um estudo sobre duas das principais obras do autor espanhol: "Yerma” e "Bodas de Sangue". Nelas encontramos, a partir do Desejo das personagens centrais, o trágico inevitável, o destino inexorável; a morte.

 

TECH – TEATRO  ÉPICO

Turmas: 3SB, 4SB, 5SB e 6SB

A exceção e a regra

de Bertolt Brecht

Professor: Fernando Nitsch

16/junho, às 21;

17/junho, às 19h e 21h

A obra, conta sobre uma pequena caravana que participa de uma corrida em direção à cidade de Urga, a expedição que chegar primeiro, ganha como prêmio uma concessão para explorar petróleo. Durante a viagem é exposta a relação entre explorador e explorado, assim como os mecanismos que legitimam o abuso de um e a submissão do outro.

 

ESCH – 5N

A gente nunca percebe quando o fim começa (ou sobre como plantas insistem em brotar entre ruínas)

A partir de textos de Anton Tchékhov, Martin Crimp, Samuel Beckett, Sarah Kane e do grupo

Professora: Joana Dória

18/junho, às 21h;

19/junho, às 19h e 21h;

20/junho, às 21h

Ao longo do semestre, experimentamos a atuação como prática central de encenação, a perspectiva de atrizes e atores criadores e a circulação por diferentes linguagens artísticas – como o teatro, o audiovisual e a dança – enquanto estratégias para a construção de um discurso cênico autoral. Nos lançamos por dramaturgias e materiais diversos no intuito de ouvir as angústias que surgem, ao longo dos tempos, quando determinadas formas de existir parecem chegar ao esgotamento. O que é possível criar quando o presente é caos completo, o passado sonho distante e o futuro se apresenta como promessa de aridez?

 

TECH – 4B

O estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde

Dramaturgia colaborativa livremente inspirada na obra O médico e o monstro de Robert Louis Stevenson

Professora: Luciana Schwinden

21 e 22/junho, às 21h;
23/junho, às 19h e 21h

Sete colegas de classe decidem passar um final de semana juntos em uma casa luxuosa, estilo século XIX, distante da cidade e no alto de uma montanha. Um lugar cheio de mistérios, enigmas e histórias, assim que chegam na casa algo surpreendente acontece e eles ficam trancados sem nenhum contato com o mundo exterior. A partir desse momento eles são apresentados a um desafio: encontrar objetos referentes a história do proprietário da mansão em um tempo determinado, ou ficarão presos em 1888 para sempre. Mal sabem eles que o dono da residência é Mr. Edward Hyde, e que eles estão prestes a mergulhar na história macabra do Médico e o Monstro.

 

TECH – Teatro Clássico

Turmas: 3SB, 4SB, 5SB e 6SB

Recortes de Shakespeare

Textos diversos

Professora: Janaína Suaudeau

24/junho, às 21h;
25/junho, às 19h e 21h

Nós trabalhamos cenas de diferentes peças de Shakespeare que fazem parte do inconsciente coletivo: “A Megera Domada”, “Macbeth”, “Mercador de Veneza”, “Henrique IV”, “Noite de Reis”, “Otelo”, “Sonho de um noite de verão”, “Romeo e Julieta”, “Hamlet”; permeadas por alguns sonetos do mesmo autor.

 

TECH – 3C

República dos felizes

de Martin Crimp

Professor: Laerte Mello

26 e 27/junho, às 19h e 21h

Um lugar onde as pessoas fingem ser felizes, um lugar onde as pessoas se mostram felizes sem ser, um lugar onde as pessoas tentam se convencer que são felizes, enquanto uma mulher é ameaçada e assassinada por tentar fazer com que as pessoas sejam felizes de verdade.

 

LABORATÓRIO DE ARTES

Av. São Gabriel, 440 - Estúdio

 

ESCH – 3N

Academia dell´arte

Criação coletiva

Professor: Fabio Caniatto

10/junho, às 18h;
11/junho às 19h30;
12/junho, às 19h30

Este exercício cênico é composto por cenas autorais e outras baseadas em trechos de textos dramáticos/contos de Nikolai Gogol, Oscar Wild, Ariano Suassuna, Franz Kafka, Plauto, Martins Pena, Máximo Gorki, Luiz Alberto de Abreu, William Shakespeare, Bertolt Brecht, Edmond Rostand, Flamínio Scala e Luigi Pirandello. O desafio da turma foi encontrar personagens e situações com traços semelhantes aos encontrados nos canovacci da commedia dell´arte, linguagem base de nossos estudos.

 

TECH – 7SB

A onda

Livre adaptação do filme alemão de 2008, dirigido por Dennis Gansel

Professor: Pedro Granato

16/junho, às 18h e 20h;
17/junho, às 18h e 19h30

Um professor resolve oferecer uma aula prática sobre “autocracia” diante do desdém dos alunos pelo tema.
Em poucos dias, a experiência conquista os alunos de maneira perigosa.

 

TECH – 2B

Um pé no popular

Criação coletiva

Professor: Fabio Caniatto

24/junho, às 18h;
25 e 26 /junho, às 19h

Estudamos tecnicamente a commedia dell´arte e buscamos a influência da estrutura de seus arquétipos na dramaturgia universal. Encontramos similaridades em personagens de Aristófanes, Shakespeare, Goldoni, Maquiavel, Suassuna e Becket. A turma então trabalhou na adaptação de algumas cenas, fato que nos permitiu enxergar outras cores dos textos originais.

 

TECH – 2C

A arte do encontro

Criação coletiva

Professor: Fabio Caniatto

27/junho, às 19h;
28/junho, às 18h e 20h

O exercício cênico reúne adaptações de textos de William Shakespeare, Moliere, Carlo Goldoni, Gil Vicente, Luiz Alberto de Abreu e Ariano Suassuna, inspirações que nos serviram de referência no aprofundamento dos estudos das personagens da commedia dell´arte.

 

LABORATÓRIO DE ARTES

Av. São Gabriel, 462

 

TECH – 2SB

Limões da Sicília

de Luigi Pirandello

Professor: Rodrigo Audi

10/junho, às 15h e 17h

Série de exercícios dramáticos adaptados, pelos alunos, dos contos de Luigi Pirandello, dramaturgo, poeta, ensaísta e romancista siciliano, em cuja obra “o eu existe apenas em relação aos outros, consistindo na mudança de facetas que esconde um abismo inescrutável” (fonte: “Portal Literatura”).

 

TECH – MÁSCARA

Turmas: 3SB, 4SB, 5SB e 6SB

Máscara, a outra face dos filhos de Suassuna

Criação coletiva

Professor: Fabio Caniatto

16/junho, às 18h30;
17/junho, às 18h e 20h

O exercício reúne cenas autorais que mostram como funcionam os canovacci da commedia dell´arte e adaptações de cenas de “O auto da Compadecida” e “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna, uma busca de similaridades com os arquétipos desta linguagem.

 

ESCH – 5MA

Terrorismo

dos irmãos Presniakov

Professor: Marco Antonio Rodrigues

26 e 27/junho, às 19h30;
28 e 29/junho, às 20h

Um aeroporto fecha ao público por suspeita de um atentado à bomba. Foi encontrada uma mala na pista. No parque de estacionamento do aeroporto, três homens: um não tem bagagem. Numa casa uma mulher encontra-se com o seu amante. Num escritório uma mulher enforca-se porque o marido a trai. Num banco de jardim, duas velhotas falam sobre a vida e a morte. Num balneário, cinco policiais falam sobre uma explosão. Uma estrutura complexa que, subterraneamente, acaba por contar uma história; uma peça que desliza entre o terrorismo dos telejornais e o terrorismo dentro das nossas casas; uma comédia amarga e irônica.

 

ESCH – 5MB

Nós somos a mosca que pousou na sua sopa – Um experimento Clownesco

Criação coletiva

Professora: Bete Dorgam

30/junho e 01/julho, às 15h e 18h

A partir de pesquisas e improvisações com a máscara do clown e do bufão, tendo como princípio a relação entre a atriz-criadora ou ator-criador com temas importantes da experiência humana, o trabalho desenvolve possibilidades poéticas de abordagem da comicidade e do jogo da cena.

 

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube