Entre 25 de abril e 6 de maio, acontece a segunda edição do workshop que integra o projeto Lugar de encontro: Artes da Cena e Paisagem (Meeting Place: Performing Arts and Landscape) realizado pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) em parceria com a Stockholm Academy of Dramatic Arts (SADA), Suécia, com o apoio do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

Como continuidade do trabalho realizado em 2016, este workshop integra o processo de pesquisa e experimentação artística que acontecem no Parque Ibirapuera, em conjunto com equipe e alunos da ESCH, direção de Sara Erlingsdotter (SADA) e colaboração de profissionais das áreas de Arquitetura e Artes.

Entre as atividades, a palestra “Arquitetura, urbanismo e artes cênicas”, com a Profª Drª Vera Pallamin (FAUUSP), e as ações artísticas (happenings) no Parque Ibirapuera, serão abertas ao público interessado nos temas.

Palestra “Arquitetura, urbanismo e artes cênicas” com a Profª Drª Vera Pallamin (FAUUSP)
– Sara Erlingsdotter, coordenadora do projeto “Lugar de encontro: Artes da Cena e Paisagem”
Local: Auditório do MAM (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Parque Ibirapuera)
Data: 27 de abril, das 20h15 às 22h

Ações artísticas (happenings) – Crianças da Floresta (Children of the Trees)
Abertas ao público
Local: Parque Ibirapuera
Data: 05 de maio, às 15h30, 06 de maio, às 12h e às 15h30

O PROJETO

Lugar de encontro: Artes da Cena e Paisagem (Meeting Place: Performing Arts and Landscape)

Como parte do programa de internacionalização e de inovação na pesquisa artística, a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) estabelece parceria com a Stockholm Academy of Dramatic Arts (SADA), desde 2014. Neste trajeto, são desenvolvidos projetos multidisciplinares voltados para Artes, Educação, Arquitetura, Urbanismo e Meio-ambiente, em programas Erasmus+ junto à Comissão Europeia.

Lugar de encontro (Meeting Place) é como concebemos a composição da paisagem, na temporalidade das ações humanas em relação ao espaço. A proposta desse trabalho é a mudança de perspectiva: em vez de se perguntar o que fazer com o espaço, perguntar: O que o espaço pode fazer conosco? E, como retribuir o que ele proporciona?



Em 2016, com o apoio do MAM, realizamos nosso primeiro workshop e happenings, Proteção no Ibirapuera (Protection in Ibirapuera). A iniciativa resultou em ações artísticas que se iniciaram no Museu de Arte Moderna (MAM), e se estenderam pelo Parque Ibirapuera, nos dias 28/10, às 16h30, 29/10, às 13h30, e 30/10, às 16h30. O projeto contou com a participação do público em atividades ao ar livre.

Como continuidade do trabalho desenvolvido conjuntamente, este ano será realizado o segundo workshop Crianças da Floresta (Children of the Trees), seguido de happenings para os quais convidamos a todos os interessados a vivenciar essa experiência.

PROFESSORAS CONVIDADAS

Sara Erlingsdotter
Diretora de teatro e ópera, professora da Stockholm Academy of Dramatic Arts (SADA), Suécia. Realizou projetos artísticos em Portugal, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Suécia e Brasil. Pesquisou tradições teatrais indiana, chinesa e grega e, desde 2012, desenvolve a linha de pesquisa Performing Arts and Landscape.

Vera Pallamin
Professora livre-docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (FAUUSP). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, principalmente nos temas: cidade e cultura contemporânea, cultura urbana e espaço público, cidade contemporânea e arquitetura, arte e esfera pública, arte urbana.

 

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube