crédito: Luiza Gerbasi

Avaliação Externa

A avaliação externa é realizada pelos especialistas do Ministério da Educação, por meio de visitas à instituição para acompanhamento, verificação e apontamento da situação e das condições de oferta para:

- Renovação do reconhecimento do curso, avaliando seu Projeto Pedagógico, corpo docente, biblioteca, laboratórios, salas de aula, dentre outros aspectos.

-Renovação do credenciamento, avaliando o Plano de Desenvolvimento Institucional, a Responsabilidade Social, bem como as Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão, Gestão, a Infraestrutura Física, dentre outros.

Importante destacar que as considerações das Comissões Externas foram de extrema valia para reformulações e ações para a melhoria do cenário institucional, em suas diversas dimensões artísticas e educacionais.
Conceitos obtidos pela ESCH:

Autorização de curso: Conceito 5 (2007)
Reconhecimento de curso: Conceito 4 (2012)
Renovação de reconhecimento de curso: Conceito máximo 5 (2015)

Avaliação Interna

Avaliação Interna é um processo constante realizado pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) visando identificar os aspectos positivos e frágeis, orientando e propondo medidas que contribuam para a melhoria da qualidade de toda estrutura e ações vinculadas ao ensino e à aprendizagem.

A CPA é o órgão responsável por avaliar todos os setores de atuação da Escola Superior de Artes Célia Helena, seus cursos e programas, corpo docente, biblioteca, secretaria, laboratórios especializados. A atuação da CPA está em conformidade a Lei 10.861/04 e tem a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Seu trabalho é muito importante para nortear a tomada de decisão dos gestores acadêmico-administrativos da instituição.

Anualmente, a consolidação das ações avaliadas e efetivadas constam de um relatório encaminhado ao Ministério da Educação e que contém em seu desenvolvimento de análise: 1) Introdução; 2- Metodologia; 3- Desenvolvimento; 4- Análise dos dados e das informações; e 5- Ações previstas com base na análise dos dados e das informações.

Importante destacar que as ações implementadas para o aprimoramento de ensino, pesquisa e extensão, reorganização da equipe gestora e comunicação, assim como para o aprimoramento de infraestrutura foram, em parte, resultado das avaliações internas da CPA e externas da Comissões do MEC.

No ano de 2015, o planejamento da CPA teve como prioridade debruçar-se sobre os itens do Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional e do Eixo 3: Políticas Acadêmicas, com o objetivo de impulsionar e de expandir:
1) Ações voltadas para os estudos continuados e para a pesquisa, por meio da programação de cursos de pós-graduação lato sensu e de Mestrado Profissional em Artes da Cena.
2) Desenvolvimento de programas de responsabilidade social com a comunidade do entorno e de perímetros geográficos distantes
3) Otimização da comunicação com a sociedade por meio do site da escola e das redes sociais.

Em 2016, conforme estabelecido pelo planejamento trienal, a CPA pautou-se pela avaliação do Eixo 3: Políticas Acadêmicas. Dimensão avaliativa 4: Comunicação com a sociedade e do Eixo 4: Políticas de Gestão.

Em relação à comunicação com a sociedade, com o objetivo de dar mais visibilidade, transparência e acessibilidade às informações, a ESCH investiu em ações pontuais para tornarem mais eficazes a comunicação com a comunidade acadêmica e a sociedade, tais como:
1) Qualificou a equipe responsável para a interface do site com seus usuários.
2) Ampliou a divulgação dos cursos e serviços oferecidos pela ESCH em novas mídias, proporcionando que mais jovens possam se qualificar no ensino superior.
3) Para dialogar com os eventos e manifestações da sociedade, em diversas modalidades de ativismo, várias ações foram propostas para a interlocução entre sociedade e comunidade acadêmica sobre temas que mobilizaram e permearam reivindicações, em uma abordagem inclusiva que envolveu toda a comunidade acadêmica. Destaca-se o evento HeforShe, campanha internacional da ONU Mulheres para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. A organização das atividades foi gerida pela ESCH e desenvolvida no Museu de Arte Moderna (MAM), sede do evento em São Paulo.

Em relação às Políticas de Gestão houve um processo bem produtivo de avaliação de competência das pessoas versus cargo ou função exercida, que assegurou positivamente, de um lado maior comprometimento dos envolvidos, de outro, eficácia no cumprimento das obrigações profissionais.

Em 2017, destacou as ações avaliativas e metas concernentes ao Eixo 2: Desenvolvimento Institucional (em sua dimensão avaliativa 2.1: Missão institucional, metas e objetivos do PDI) e ao Eixo 5: Infraestrutura Física.
Em relação à Missão Institucional e às metas e objetivos do PDI, a ESCH expandiu suas ações para:
1) Preparar tecnicamente os atores para o exercício profissional para a atuação para câmera.
2) Paralelamente, ampliou os programas de recepção e permanência de ex-alunos no âmbito acadêmico, com os programas de Aperfeiçoamento ao Acompanhamento de Processo Artístico (PAPA) e do Programa Regular de Orientação Artística (PROA).

Em relação à infraestrutura, adequação das salas/estúdio usadas para registro e gravações de audiovisual, implantação de cantina nos dois espaços da IES, expansão dos acessos ao Wi-Fi em todos os espaços da instituição.

As informações sobre regulamentos estão à disposição no Portal do Aluno.

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