crédito: João Caldas

CARREIRA


- Qual a titulação que recebo após concluir o curso?
A formação é de Pós-Graduação Lato Sensu, que oferece o título de especialista a seus egressos.


- Que tipo de caminho posso seguir depois de adquirir o título de Especialista?
O título de especialista abre portas para um exercício profissional qualificado em sua área de conhecimento e também oferece ao egresso titulação para o exercício da docência em instituições de ensino fundamental e médio, bem como em cursos livres na área. Para os interessados em exercer docência no ensino superior, a pós-graduação lato sensu é um bom primeiro passo, que poderá ser complementado eventualmente com o mestrado (acadêmico ou profissional) e doutorado.

- Posso dar aula em escola ou faculdade depois de concluído o curso de pós-graduação?
Sim. O requisito mínimo para dar aulas num curso de graduação é possuir titulação maior que a graduação. Ou seja, a especialização atende a esse requisito. Mas também deve ser considerado que uma instituição recebe avaliações pelo número de mestres e doutores que compõem seu corpo docente. Nesse sentido, para quem tem interesse em investir na carreira acadêmica no ensino superior, sugere-se cursar uma especialização e aproveitar o TCC para amadurecer um projeto – requisito para ingressar num programa stricto sensu. Para ministrar aulas em escolas regulares, cursos técnicos ou livres, um curso de especialização é o suficiente para lhe apresentar repertório prático e teórico para a condução de processos artístico-pedagógicos.

Que tipo de trabalho final deverá ser apresentado para obtenção do título de Especialista?
O aluno deverá desenvolver um trabalho de caráter prático, acompanhado de um memorial analítico a respeito do processo artístico. Esse trabalho será desenvolvido em um Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar, coordenado por professores dos cursos de pós-graduação a partir de linhas de pesquisa previamente divulgadas.

O que são as matérias obrigatórias?
As matérias obrigatórias de cada curso são aquelas que o aluno precisa necessariamente cursar, pois são essenciais para a formação do aluno na sua respectiva área de conhecimento. Elas são, portanto, obrigatórias para a obtenção do título – o aluno terá ciência dessas disciplinas já na entrevista com a coordenação do curso.
De forma complementar, o aluno deverá cursar matérias eletivas para integralizar o curso.

 - O que são matérias eletivas?
As matérias eletivas são aquelas que o aluno terá liberdade de definir.

Qual é o período dedicado às disciplinas? E ao TCC?
As disciplinas – obrigatórias e eletivas – serão oferecidas de março a novembro de 2017. Depois disso, entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, os alunos estarão desenvolvendo seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Informação importante: em julho, os alunos terão cerca de 15 dias de férias. E entre dezembro
e janeiro, um mês de recesso.

Posso personalizar meu percurso e a matriz curricular?
Sim, parte de seu percurso artístico-pedagógico será realizado de acordo com os interesses pessoais de cada aluno. E se você quiser, também pode cursar mais módulos como cursos livres.

Terei um orientador?
Sim, conversar com um artista experiente a respeito de seu projeto artístico é um privilégio! Quando chegar o momento de o aluno desenvolver as atividades de pesquisa relacionadas ao TCC, ele poderá escolher entre vários Núcleos de Pesquisa Interdisciplinares, coordenados por orientadores vinculados aos nossos cursos de Pós-Graduação. Os Núcleos de Pesquisa Interdisciplinares são grupos de orientandos inscritos na linha de pesquisa artística do orientador. Cada Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar poderá contar com alunos oriundos de diversos cursos de pós-graduação e, juntamente com o orientador, irá desenvolver pesquisa
ou pesquisas de caráter prático. Paralelamente, cada aluno irá desenvolver individualmente um memorial analítico a respeito do trabalho prático.

- Eu preciso ter um projeto de pesquisa para dar início na Pós?
Não, essa é uma exigência específica dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado). Para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, o candidato deve apresentar apenas seu currículo e uma breve carta de interesse, justificando o porquê de sua escolha e como esse
curso dialoga com seu percurso artístico.

- Eu preciso ter uma iniciação cientifica para fazer a Pós?
Não. A Iniciação Científica não é uma exigência para cursar uma pós-graduação.

Preciso ter alguma experiência para fazer a Pós?
Não necessariamente. Nossos cursos estão desenhados para todos os artistas que desejem investir em sua formação. O aluno iniciado em determinada área poderá aprofundar-se e um aluno iniciante terá oportunidade de conhecê-la.

Existem aulas teóricas e práticas?
Os cursos dispõem de aulas com muita experiência prática, ancoradas em consistentes referências teóricas.


ORGANIZAÇÃO

Qual o período de realização do curso?
Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu terão início na segunda quinzena de março de 2017 e serão concluídos em fevereiro de 2018.

Em quais unidades do Centro de Artes e Educação ocorrerão as aulas?
Na Rua Armando Penteado, 311. Bairro Pacaembu: Arte e Educação, Corpo: Dança, Teatro e Performance, Interpretação e Interpretação para Musical.
Na Av. São Gabriel, 462. Bairro Itaim Bibi: Direção
, Dramaturgia: Teatro, Cinema e Televisão.

Quando necessário, e de acordo com os temas dos encontros, outros espaços poderão ser considerados. Os alunos sempre serão avisados oportunamente, e com antecedência, de quaisquer alterações.


- Existe a possibilidade de trancar uma disciplina e cursar na turma de 2018?
Sim. Caso o aluno tenha alguma dificuldade em cursar uma ou mais disciplinas em 2017, elepoderá cursá-la com as próximas turmas.


VALORES

- Qual valor do investimento?
Trabalhamos com diversos planos de pagamento, de acordo com o período de efetivação da matrícula. Consulte-nos por e-mail ou telefone. Teremos o maior prazer em conversar contigo a esse respeito e lhe apresentar nossos planos de pagamento.

Existe desconto no pagamento das parcelas?
Sim, existem políticas de incentivo. Consulte-nos! Envie e-mail para posgraduacao@celiahelena.com.br

São oferecidas bolsas para professores de outras instituições?
Sim, professores da rede pública e privada contam com 10% de bolsa na mensalidade.

- Existe bolsas para Profissionais atuantes na área?
Sim, para artistas formados pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação. Ex-alunos do Teatro Escola Célia Helena (curso técnico-profissionalizante) e da Escola Superior de Artes Célia Helena (bacharelado em teatro) contam com 30% de bolsa na mensalidade.

 

SELEÇÃO

- Sou bacharel em outro curso (direito, arquitetura, psicologia, letras, etc.), posso me candidatar a algum dos cursos de pós-graduação?
Sim, nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Célia Helena podem se inscrever interessados graduados em quaisquer áreas do conhecimento.


É necessário o conhecimento de língua estrangeira para cursar?
Não é necessário conhecimento de língua estrangeira.


Quais etapas compõem o Processo Seletivo?
Inscrição em formulário eletrônico disponível aqui. Nesse link, além de cadastrar seus dados pessoais, você deverá realizar o upload de um currículo e carta de interesse. Entrevista com a coordenação do curso, para apresentação do projeto artístico pedagógico do curso, elucidação de dúvidas e avaliação do melhor curso a partir do perfil do candidato.


Fiz um curso tecnólogo, eu posso fazer uma pós-graduação Lato Sensu?
Sim, conforme a Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002, “os cursos superiores den tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo”.


Como fico sabendo se fui aprovado?
Já na entrevista você saberá se foi aprovado. Na sequência, você receberá um e-mail reiterando sua situação e informando quais devem ser seus próximos passos.

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube