O projeto “Até debaixo d’água” desenvolvido pela Escola Superior de Artes Célia Helena – ESCH faz parte do Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica, Projeto Água, edital ANA-CAPES (DEB Nº 18/2015), busca acessar, através de práticas teatrais, subsídios para a sensibilização artística e para conscientização do uso consciente da água.

Como resultado principal, peças teatrais originais, criadas para o público infanto-juvenil, serão montadas e apresentadas em escolas públicas e/ou privadas. “Até debaixo d’água” resultará também em um e-book que será disponibilizado de maneira gratuita nas escolas de ensino fundamental.

> Baixe aqui o e-book do projeto Até Debaixo D`água

O projeto é uma proposição do Prof. Dr. Marcos Barbosa e está sendo conduzido pela Profa. Dra. Liana Ferraz com a colaboração dos artistas orientadores da Casa do Teatro, Abel Xavier e Vitória Cohn. Integram também a equipe de desenvolvimento do projeto a produtora Márcia Cavallini e como assistente de pesquisa Luan Carvalho, ex-aluno da ESCH.

NÚCLEO DE CRIAÇÃO DE TEXTOS

Equipes de criação de textos teatrais, integrando especialistas facilitadores e alunos-autores (de faixa etária e situação escolar compatíveis com as previstas para o público final do material desenvolvido) compuseram, ao longo de oito semanas de trabalho, textos a partir do recorte temático “o uso racional da água”. Ao final do período de criação, chegamos a um conjunto de oito textos, dentre os quais, seis foram selecionados para a próxima etapa do projeto.

PRÁTICA

Contempla a realização de sucessivas etapas de teste, conduzidas por equipe de formação multidisciplinar, com vistas à garantia do controle de qualidade do material artístico-pedagógico gerado, dividindo-se nas seguintes e sucessivas etapas:

 - oficina de criação dos espetáculos: após a criação dos textos teatrais, convidamos alunos para comporem o Núcleo de Encenações Piloto. Os núcleos visaram à condução de oficinas de criação com alunos da Escola Superior de Artes Célia Helena e do Teatro-Escola Célia Helena, para composição de encenações a partir das peças teatrais desenvolvidas. Convidamos para essa etapa os professores Abel Xavier e Vitória Cohn. Ao final de oito semanas pudemos dispor das seis peças estruturadas para as apresentações em escolas.

- circuito teatral nas escolas: os espetáculos produzidos foram apresentados em escolas através de um circuito teatral. Ao todo, nessa etapa do processo, cerca de mil crianças foram contempladas pelo circuito teatral do “Até debaixo d’água”. Pode-se perceber que os espetáculos produzidos obtiveram grande aceitação do público formado por crianças do Ensino Fundamental I, observado, principalmente, pela substancial interação das crianças durante as apresentações. Para os professores foi possível, na maioria dos casos, promover discussão em sala a partir das peças teatrais apresentadas.

- e-book: a etapa final do projeto compreende a redação e editoração do e-book “Até debaixo d’água” que será distribuído ampla e gratuitamente, via download, para servir como subsídio na abordagem artístico-pedagógica do tema “uso racional da água”. Além de textos teatrais originais, pensados para o público infanto-juvenil, o e-book trará material didático auxiliar com orientações para o seu desenvolvimento, divididos em três grandes seções: “No teatro a gente diz...”: propõe a formação de um vocabulário teatral, de modo a familiarizar o leitor, estudante ou professor, com a linguagem específica do teatro; “Tá de brincadeira?!”: um convite ao jogo teatral a partir de orientações básicas que permitam seu desenvolvimento em sala de aula; “Fala sério!”: material auxiliar para a criação dos subtemas propostos pelos textos teatrais, produzidos por especialistas na área ambiental, embasando as discussões que poderão surgir na criação dos espetáculos.

>> Baixe o e-book do projeto Até Debaixo D`água <<

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube