crédito: João Caldas

Desde sua criação, o conceito de responsabilidade social norteou as ações da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH). O Teatro-escola Célia Helena e a Casa do Teatro, instituições que precedem a criação da ESCH, mantêm-se sempre atentas às questões relativas à cidadania e ao exercício dos direitos sociais. Em se tratando da arte como bem simbólico, nossas ações sempre procuraram incentivar o trabalho de investigação artística, visando o desenvolvimento do conhecimento, o contato e experiências com os recursos expressivos da arte e a difusão da cultura.

 

Os projetos artístico-sociais "Arte-escola: formação e informação", "Domingo na praça" e de "Teatro-educação", voltados para os jovens de comunidades periféricas e escolas regulares, tiveram início na década de 1970, período que antecede o surgimento das organizações não-governamentais. Ao longo dos anos, a instituição foi solidificando seu papel social e expandiu suas ações, implantando os programas de arte junto a diversas instituições: Fundação Gol de Letra, Posto de Orientação Familiar da Favela Paraisópolis, Fundação Arte Despertar.

 

Com a criação da ESCH, surgiram novas frentes de intervenção social e desenvolvimento de projetos. Elas têm abrangência em comunidades próximas (Artes Aplicadas à Educação) e são voltadas para a formação de grupos de teatro de jovens (Projeto Conexões). Em 2011, a ESCH, em parceria com a Delegación Coyoacán Colegio de Literatura Dramatica e a Universidad Nacional Autónoma de Mexico, realizou um simpósio para difundir a dramaturgia brasileira no México, em que textos brasileiros traduzidos foram lidos por atores mexicanos, dirigidos por brasileiros (Histórico). 

 

Hoje, a reponsabilidade social está inserida na ESCH nas mais diversas instâncias: por meio de componentes curriculares (Libras, Danças Brasileiras, Ética, Seminários Avançados de Arte e Cultura), desenvolvimento de projetos com forte impacto social nas comunidades atendidas, publicação de livros com distribuição gratuita, apresentações e mostras de teatro gratuitas e abertas à sociedade.

 

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube