crédito: João Caldas

O Curso Técnico de Teatro do Célia Helena oferece formação de ator com direito ao Registro Profissional (DRT), desde 1989. O objetivo da escola de teatro é formar profissionais das artes solidamente instrumentalizados e orientar os formandos nas escolhas e opções como agentes e disseminadores de bens e serviços culturais.

Nas aulas de teatro, a organização curricular, fundamentada nos princípios da flexibilidade e contextualização de conteúdos, possibilita aos alunos a experimentação prática (Interpretação, Expressão Corporal e Vocal, Atuação para a Câmera, etc) integrada aos conteúdos teóricos (História das Artes Cênicas, Teatro Brasileiro) e à instrumentalização de ferramentas para a criação de projetos artísticos (Produção e Legislação, Indumentária, Cenografia).

Coerente com os objetivos da prática iniciada em 1977 (Veja aqui o histórico), o Teatro-escola Célia Helena mantém uma equipe de educadores – artistas expoentes – que entendem a formação profissionalizante como um processo pedagógico dinâmico, em sintonia com as pesquisas artísticas e expansão do campo de trabalho do ator nas artes da cena.

No Teatro-escola Célia Helena, os conhecimentos adquiridos, estudados e experienciados em sala de aula são abertos ao público nas mostras cênicas realizadas em um teatro tecnicamente equipado para exames e espetáculos dos alunos.

 

Confira no vídeo alguns trechos dos espetáculos realizados pelos alunos do Célia:  

Segunda a sexta, de 3 a 5 vezes por semana 
Período: tarde (14h15 às 18h40) ou noite (19h às 22h30)
Duração mínima: 2 anos
Apresentações abertas: a partir do 2º semestre

Sábados, das 13h30 às 19h40
Duração mínima: 3 anos e meio
Apresentações abertas: a partir do 3º semestre

A partir de 1972, ao mesmo tempo em que seguia a carreira de atriz, Célia Helena dedicou-se também ao desenvolvimento de um expressivo e inovador trabalho de formação de jovens por meio do teatro em comunidades e na periferia. Sempre acreditou no teatro como instrumento para a expressão da individualidade e para a troca de experiências; para a formação da cidadania e o pleno desenvolvimento profissional.

Em 1977, com o propósito de aglutinar os jovens em um espaço de comunicação e criação, funda o Teatro-escola Célia Helena e, em 1988, abre o curso profissionalizante de formação de ator dirigido aos jovens, a partir de 14 anos de idade. A passagem do curso de orientação teatral ao técnico-profissionalizante é consequência do que Célia Helena acreditava: ”A formação do ator deve contemplar além do conteúdo técnico, também um pensamento crítico, criativo e ético, determinante e historicamente parte do ofício de um artista-criador”. Dirigida atualmente por Lígia Cortez, a escola mantém-se fiel à origem de sua criação.

 

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DA NOSSA INSTITUIÇÃO

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube