SEMINÁRIO SÃO PAULO – CENA CONTEMPORÂNEA: “O silêncio das grandes vozes”, o descompasso entre a criação e a crítica. | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena seminário SEMINÁRIO SÃO PAULO – CENA CONTEMPORÂNEA: “O silêncio das grandes vozes”, o descompasso entre a criação e a crítica.

SEMINÁRIO SÃO PAULO – CENA CONTEMPORÂNEA: “O silêncio das grandes vozes”, o descompasso entre a criação e a crítica.

 

O segundo dia de debates do “Seminário São Paulo – Cena Contemporânea” ocorreu na noite de ontem no Teatro Célia Helena. Na mesa, os jornalistas Beth Néspoli e Nelson de Sá, com mediação de Oswaldo Mendes, debateram o descompasso entre a criação e a crítica no teatro brasileiro contemporâneo, em suas múltiplas modalidades. 

 


Seja no pensamento reflexivo que sustentaria o ato criativo, seja na relação entre artistas e a crítica oficial, seja no estímulo a uma atitude crítica das plateias diante do teatro e das relações sociais debatidas (ou omitidas) no palco. 

Muitos grandes críticos que ajudam a compreender o teatro nacional e a pensar o teatro que fazemos hoje foram citados durante o debate: Décio de Almeida Prado, Paschoal Carlos Magno, João Roberto Faria, entre outros.

Nosso BLOG sugere alguns livros que podem ser encontrados na Biblioteca Raul Cortez – que é aberta ao público para livre consulta. 


Teatro em progresso: crítica teatral (1955-1964). Décio de Almeida Prado, 1917-2000. 
São Paulo: Editora Perspectiva. 

Apresentação do teatro brasileiro moderno: crítica teatral (1947-1955). 
Décio de Almeida Prado, 1917-2000. 
São Paulo: Editora Perspectiva. 

Exercício findo: crítica teatral (1964-1968).
Décio de Almeida Prado, 1917-2000. 
São Paulo: Editora Perspectiva.

O teatro realista no Brasil: 1855-1865.
João Roberto Faria.
São Paulo: Editora Perspectiva/EDUSP.

A crítica cúmplice: Décio de Almeida Prado e a formação do teatro brasileiro moderno.

Ana Bernstein.
São Paulo: Instituto Moreira Salles. 

Paschoal Carlos Magno: crítica teatral e outras histórias. 

Paschoal Carlos Magno, 1906-1980.
Organização: Martinho de Carvalho e Norma Dumar. Rio de Janeiro: Funarte.
A Biblioteca Raul Cortez fica na sede da ESCH,  Av. São Gabriel, 462 – Itaim Bibi (São Paulo) e você pode consultar o acervo on-line.

Ainda falando de crítica teatral, vale a pena visitar os sites especializados citados no seminário pelos jornalistas Beth Néspoli e Nelson de Sá. Clique nas imagens para ser redirecionado aos sites.
Hoje o “Seminário São Paulo – Cena Contemporânea” continua e traz como tema  a formação dos atores e suas múltiplas trajetórias com os debatedores Antonio Luiz Dias Januzelli e Matteo Bonfitto, e  mediação da atriz e diretora da ESCH Lígia Cortez. A entrada é gratuita. Ingressos sujeitos a lista de espera.


Confira a
 programação completa do Seminário em nosso site.

Icone WhatsApp