Escola de Teatro Célia Helena seminário SEMINÁRIO SÃO PAULO – CENA CONTEMPORÂNEA: “O silêncio das grandes vozes”, o descompasso entre a criação e a crítica.

SEMINÁRIO SÃO PAULO – CENA CONTEMPORÂNEA: “O silêncio das grandes vozes”, o descompasso entre a criação e a crítica.

 

O segundo dia de debates do “Seminário São Paulo – Cena Contemporânea” ocorreu na noite de ontem no Teatro Célia Helena. Na mesa, os jornalistas Beth Néspoli e Nelson de Sá, com mediação de Oswaldo Mendes, debateram o descompasso entre a criação e a crítica no teatro brasileiro contemporâneo, em suas múltiplas modalidades. 

 


Seja no pensamento reflexivo que sustentaria o ato criativo, seja na relação entre artistas e a crítica oficial, seja no estímulo a uma atitude crítica das plateias diante do teatro e das relações sociais debatidas (ou omitidas) no palco. 

Muitos grandes críticos que ajudam a compreender o teatro nacional e a pensar o teatro que fazemos hoje foram citados durante o debate: Décio de Almeida Prado, Paschoal Carlos Magno, João Roberto Faria, entre outros.

Nosso BLOG sugere alguns livros que podem ser encontrados na Biblioteca Raul Cortez – que é aberta ao público para livre consulta. 


Teatro em progresso: crítica teatral (1955-1964). Décio de Almeida Prado, 1917-2000. 
São Paulo: Editora Perspectiva. 

Apresentação do teatro brasileiro moderno: crítica teatral (1947-1955). 
Décio de Almeida Prado, 1917-2000. 
São Paulo: Editora Perspectiva. 

Exercício findo: crítica teatral (1964-1968).
Décio de Almeida Prado, 1917-2000. 
São Paulo: Editora Perspectiva.

O teatro realista no Brasil: 1855-1865.
João Roberto Faria.
São Paulo: Editora Perspectiva/EDUSP.

A crítica cúmplice: Décio de Almeida Prado e a formação do teatro brasileiro moderno.

Ana Bernstein.
São Paulo: Instituto Moreira Salles. 

Paschoal Carlos Magno: crítica teatral e outras histórias. 

Paschoal Carlos Magno, 1906-1980.
Organização: Martinho de Carvalho e Norma Dumar. Rio de Janeiro: Funarte.
A Biblioteca Raul Cortez fica na sede da ESCH,  Av. São Gabriel, 462 – Itaim Bibi (São Paulo) e você pode consultar o acervo on-line.

Ainda falando de crítica teatral, vale a pena visitar os sites especializados citados no seminário pelos jornalistas Beth Néspoli e Nelson de Sá. Clique nas imagens para ser redirecionado aos sites.
Hoje o “Seminário São Paulo – Cena Contemporânea” continua e traz como tema  a formação dos atores e suas múltiplas trajetórias com os debatedores Antonio Luiz Dias Januzelli e Matteo Bonfitto, e  mediação da atriz e diretora da ESCH Lígia Cortez. A entrada é gratuita. Ingressos sujeitos a lista de espera.


Confira a
 programação completa do Seminário em nosso site.

    Quer saber mais sobre nossos cursos? Cadastre-se e receba as novidades.





    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    Icone WhatsApp