Escola de Teatro Célia Helena Notícias Flávio Tolezani destaca a formação que teve no Célia Helena

Flávio Tolezani destaca a formação que teve no Célia Helena

Atualmente no elenco da novela “O Outro Lado do Paraíso”, ator teve diversas passagens pela escola

Quem liga a televisão para ver a novela das 21h, “O Outro Lado do Paraíso”, pode ver algumas cenas do delegado Vinicius Gomes. Pelo desempenho do ator Flávio Tolezani, no entanto, é difícil imaginar que ele não tinha coragem de atuar, mesmo se sentindo atraído pelo ofício.

Foi por meio de diversos cursos no Célia Helena que Tolezani foi aprendendo e construindo uma base sólida — como ele mesmo gosta de afirmar.

Entre as cenas da novela e a reestreia de “Carmen” (espetáculo inspirado em conto homônimo do francês Prosper Mérimée — saiba sobre a temporada ao fim do post), Tolezani bateu um papo com o Blog do Célia Helena e relembrou parte de sua trajetória na escola.

O ator Flávio Tolezani, que vive o delegado Vinicius Gomes na novela “O Outro Lado do Paraíso” – FOTO: DIVULGAÇÃO

Blog Célia Helena: Como começou a sua relação com o Célia? 

Flávio Tolezani: Se eu não me engano, foi em 1996. Na época eu fazia cursinho pré-vestibular e resolvi fazer também o curso livre de teatro, que minha irmã (então aluna de Rádio e TV) indicou como uma ótima opção. A ideia era entender um pouquinho desse universo. Eu sempre tive vontade de fazer teatro, mas não tinha coragem, achava que não tinha muito jeito.

BCH: Depois disso você deu sequência à carreira de ator?

FT: Eu continuei o cursinho e entrei na faculdade de economia. Mas logo larguei a faculdade e voltei para o Célia. Fiz o curso livre pela segunda vez, mas já com a intenção de tentar o curso profissionalizante, que comecei em 1999 e finalizei em 2002.

BCH: Você acredita que o Célia Helena o ajudou na inserção no mercado de trabalho?

FT: Eu tenho certeza disso, e por várias razões. Primeiramente, pela qualidade do ensino. A escola tem uma mentalidade, todo o corpo docente tem uma cabeça de fato muito teatral. Depois, há muitas companhias que estão, de alguma forma, envolvidas ali — não é à toa que eu saí de lá e fui direto para uma companhia. Então eu acho que o Célia Helena forma uma rede: coloca no mercado excelentes profissionais e traz profissionais para as aulas. A formação do Célia me abriu portas para o mercado, onde já entrei com um chão, com uma segurança.

Tolezani ao lado da atriz Natalia Gonsales em cena de “Carmen” – FOTO: RONALDO GUTIERREZ/DIVULGAÇÃO

BCH: Existem técnicas ou aprendizados adquiridos no Célia que você usa em cena hoje?

FT: Tenho muito claro comigo que o Célia me passou essa base sobre a qual comentei, que é a formação como artista, mais do que apenas técnica. É lógico que a gente usa a técnica no dia a dia, mas é difícil apontar exatamente o que eu uso dos tempos do Célia. De qualquer forma, eu sei que o aprendizado está sendo aplicado. É a partir das aulas que a gente começa a exercitar e se desenvolver. Sem isso eu partiria do zero? Não dá, impossível! A base sólida de formação de um artista, de um cidadão, é o que é mais importante.

BCH: Você tem diversos trabalhos em teatro, cinema e TV. Como o Célia te preparou para atuar nas três plataformas?

FT: Eu acredito que, de fato, o teatro é a base de tudo. É fundamental que o teatro esteja por trás do trabalho do ator para outras plataformas. Talvez hoje não se pense tanto dessa forma, vejo que muita gente nunca fez teatro e tem um domínio incrível de vídeo. Na minha época, o Célia não tinha tantas opções de aulas de atuação para câmera quanto tem hoje. Novamente, o que me preparou para atuar em todas as plataformas foi a base do artista, do cidadão, a forma de olhar para o mundo. Sem o Célia, com certeza eu não teria esse preparo.

Veja o trabalho de Flávio Tolezani na peça “Carmen”:
Sábados, 21h; domingos, 20h
Masp Auditório — Av. Paulista, 1578
R$ 25/R$ 50
Até 11 de fevereiro

    Quer saber mais sobre nossos cursos? Cadastre-se e receba as novidades.





    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    Icone WhatsApp