Célia Helena Centro de Artes e Educação abre curso de Estética Contemporânea | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Célia Helena Centro de Artes e Educação abre curso de Estética Contemporânea

Célia Helena Centro de Artes e Educação abre curso de Estética Contemporânea

Programa dura um mês e une teoria e prática para abordar os desafios do teatro atual para atores e diretores

Como qualquer outra forma de arte, o teatro evolui com o tempo. As mudanças sociais e tecnológicas influenciam as artes cênicas e, neste contexto, atores e diretores devem estar preparados para os desafios do palco. Essa é a principal ideia do curso Estética e Encenação Contemporânea.

Oferecido pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação, o curso está com inscrições abertas no site da instituição e tem início em 19 de maio, sempre aos sábados pela manhã até 16 de junho.

“A produção artística atual tem diversas possibilidades de criação e de recepção, pelo público, das proposições de arte”, diz Giuliana Simões, professora doutora responsável pelo curso. “Essa pluralidade de linguagens se reflete em um desafio que surge tanto na sala de ensaios, como na sala de aula.”

Segundo ela, que também é atriz e dramaturga, a reflexão sobre a cena contemporânea envolve a formulação de novos questionamentos e modelos de criação. O artista deve ser capaz de estabelecer um diálogo da cena que ele assiste com a cena que ele deseja construir.

Durante o curso, os alunos terão atividades teóricas e práticas. “Partiremos de textos teóricos que indicam questões cruciais, como Josette Féral, Silvia Fernandes, Erica Fischer Lichte e Paul Zunthor”, enumera Giuliana. Em termos de dramaturgia, “Insulto ao Público”, de Peter Handke, e “Agreste”, de Newton Moreno, serão obras presentes.

Os alunos devem reconhecer na prática o que foi estudado na teoria. Assim, são convidados a constituir cenas para experimentação e análise dos conteúdos.

Saiba mais sobre o curso e inscreva-se.

Icone WhatsApp