Roberta Martinelli ministra curso de apresentação de programas no Célia Helena | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Roberta Martinelli ministra curso de apresentação de programas no Célia Helena

Roberta Martinelli ministra curso de apresentação de programas no Célia Helena

Aulas ocorrem em julho e focam em técnicas para televisão e internet

Em setembro de 1950 estreava o primeiro programa da televisão brasileira. De lá para cá, muitos outros formatos surgiram e marcaram gerações. Com a recente chegada das novas mídias, como o YouTube e o Instagram, as possibilidades se multiplicaram e os apresentadores também.

Para desenvolver a originalidade de quem deseja comandar uma atração, o Célia Helena oferece o curso Apresentação de Programas de Televisão e Internet. Com aulas três vezes por semana durante o mês de julho, o curso é ministrado por Roberta Martinelli, apresentadora do Cultura Livre, transmitido pela TV Cultura e pela Rádio Cultura Brasil.

Apresentadora do Cultura Livre, da TV Cultura, Roberta Martinelli dá curso no Célia Helena – FOTO: JAIR MAGRI/DIV.

Roberta é uma artista multiplataforma. Quando criou o programa, o fazia apenas para a rádio. Aproveitou o surgimento do Twitter e do Facebook e passou a fazer transmissões online. Dessa forma, conquistou seu espaço na TV. “A primeira temporada do Cultura Livre foi toda gravada com iPhones!”, lembra.

Esse conhecimento, é claro, integra o curso, que aborda técnicas de apresentação para televisão, sem deixar de lado as nuances e inúmeras perspectivas das redes sociais.

Para Roberta, um bom treinamento permite a qualquer aluno apresentar qualquer programa. No entanto, a voz, a imagem e a personalidade do apresentador contam bastante no resultado final. “Quando comecei a estudar logo percebi que, quando a câmera é ligada, todo mundo faz uma voz de locução típica de canais comerciais. Por que fazemos isso? É possível ser você e apresentar um programa.”

No curso, Roberta mostra e comenta referências de alguns apresentadores em situações variadas. Depois da aula expositiva, os alunos fazem exercícios para buscar um caminho próprio enquanto Roberta os dirige. Entre as técnicas abordadas, estão a entrevista, a apresentação lendo textos no teleprompter, com ficha em mãos e com ponto para comunicação com a direção.

O foco do curso é que o aluno saiba driblar uma das maiores dificuldades da apresentação, segundo Roberta: fazer um trabalho autoral e com liberdade de criação em um meio de comunicação tão automatizado.

Saiba mais sobre o curso e inscreva-se.

Icone WhatsApp