Projeto Conexões lança edital de dramaturgia jovem e celebra repertório histórico em sua 12ª edição | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Projeto Conexões lança edital de dramaturgia jovem e celebra repertório histórico em sua 12ª edição

Projeto Conexões lança edital de dramaturgia jovem e celebra repertório histórico em sua 12ª edição

O Conexões é parte da maior celebração de teatro jovem do mundo, e agora, mais do que oferecer peças de autores renomados, convida os próprios jovens a escreverem as suas. O projeto já teve experiências de escrita por jovens nas edições de 2012 e 2014, com Mariana Marteleto (Escola Superior de Artes Célia Helena) e José Arthur Ridolfo (Colégio São Luís) que tinham 19 anos à época.

O edital é aberto para que residentes no Estado de São Paulo, entre 15 e 25 anos, enviem um texto para ser encenado por jovens entre 12 e 19 anos e que permita a montagem de uma peça com até 1 hora de duração e que dialogue com o tema gerador “Minha voz é minha liberdade”.

“Minha voz é minha liberdade” foi escolhido para incitar a criação do texto. Ele não deve aprisionar e sim amparar a escrita. O tema provoca, abre possibilidades de caminhos e serve como guia no processo criativo. O texto não precisa necessariamente fazer referência ao tema de uma forma direta e objetiva. O tema é uma inspiração.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 19 de novembro de 2018 e devem ser efetuadas única e exclusivamente pelo site do Projeto Conexões. Para efetuar a inscrição é necessário preencher integralmente o formulário de inscrição e anexar o texto teatral (em pdf) no campo indicado até às 23h do dia 19 de novembro de 2018.

Desde 2008, em parceria múltipla, as instituições British Council, Colégio São Luís, Cultura Inglesa, Escola Superior de Artes Célia Helena e o National Theatre de Londres desenvolvem o Projeto Conexões, que incentiva o teatro feito por jovens de escolas públicas, privadas e coletivos independentes a partir de textos inéditos escritos por autores contemporâneos do Brasil e da Inglaterra.

Um projeto que impacta um público que dificilmente teria acesso ao teatro, seja na produção, na atuação ou na frequência a casas de espetáculos.

Projeto Conexões em números:

• 12 anos de história
• 13.000 espectadores
• 106 montagens
• 11 livros publicados
• 47 textos inéditos

Mostra Conexões de Teatro Jovem 2018

Em 2018, o Conexões comemora 12 anos de existência e se propõe a olhar para a trajetória percorrida revisitando o portfólio de textos produzidos especialmente para o projeto em diálogo com o universo jovem. São 47 peças de autores brasileiros e britânicos que contam a nossa história e a história de cada grupo, educador e artista que já participou do Conexões.

Convidamos os grupos para revisitarem o nosso portfólio de textos e escolherem qualquer uma das peças para montar este ano. Como resultado teremos uma retrospectiva do projeto com textos de quase todas as edições que tivemos até aqui.

12ª Mostra Conexões de Teatro Jovem

Data: De 5 a 14 de outubro – de quinta a domingo (horários diversos)

Local: Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros (Rua Dep. Lacerda Franco, 333)

Entrada Franca

Retirada de ingressos 1h antes de cada apresentação

 

 

 

0 comment

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações sobre nossos cursos e eventos