Célia Helena Centro de Artes e Educação é destaque em reportagem da Globo News | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Célia Helena Centro de Artes e Educação é destaque em reportagem da Globo News

Célia Helena Centro de Artes e Educação é destaque em reportagem da Globo News

Jornalista menciona que a escola é uma das melhores do país e um lugar de pesquisa e de encontros.

Os 40 anos de história do Célia Helena foram tema de uma emocionante reportagem exibida na última segunda-feira, 22 de outubro, na Globo News. Em uma matéria de oito minutos, a jornalista Elisabete Pacheco relembrou a trajetória da instituição e sua evolução de escola de teatro para a atual faculdade de artes cênicas.

A matéria intercalou falas de Lígia Cortez, a diretora da escola, com uma entrevista concedida pela própria Célia Helena à atriz Irene Ravache no programa TV Mulher, em 1984.

Na conversa, Célia conta as origens da instituição, sua preocupação pessoal com adolescentes que procuravam um rumo nas artes cênicas, a necessidade de obter um espaço físico para as aulas e o momento em que batizou a escola com seu próprio nome. “Meu nome passava a ser o meu trabalho”, disse, talvez sem imaginar as dimensões que o projeto tomaria décadas depois.

Além do lado professora de Célia Helena, seu lado atriz também ganhou espaço na reportagem com a exibição de algumas de suas cenas na televisão e no teatro, na peça “Pegando Fogo Lá Fora”, em 1988, ao lado de Gianfrancesco Guarnieri.

Após resumir a história da escola, a reportagem retratou o presente comentando a formação da banda Abacaxepa. Longe de ser apenas um grupo musical, o coletivo formado em sua maioria por alunos do Célia Helena inclui performances em suas apresentações. A afinidade sonora dos integrantes foi descoberta em sala de aula. “Nos juntamos na necessidade de fazer música, unidos pelo teatro”, disse a aluna Bruna Alimonda à reportagem da Globo News.

O surgimento da Abacaxepa é um exemplo de uma das vocações que o Célia Helena sempre teve: a de ser um espaço para encontros, troca de ideias e uma efervescente criação artística.

Veja a reportagem na íntegra aqui.

Icone WhatsApp