Célia Helena recebe convite para o Congresso da EASTAP em Paris | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Célia Helena recebe convite para o Congresso da EASTAP em Paris

Célia Helena recebe convite para o Congresso da EASTAP em Paris

A professora e mestre Joana Dória representou o Célia Helena na primeira conferência da EASTAP – European Association for the Study of Theatre and Performance -, em Paris, de 25 a 27 de outubro. O evento, que teve como tema “Descentralizando as visões da Europa: a emergência de novas formas”, recebeu artistas e pesquisadores, em sua maioria europeus, para encontros, palestras e diálogos sobre métodos e abordagens de pesquisas fundamentadas no teatro e na performance.

O congresso abriu as portas para estudantes, artistas, diretores de teatro, atores e instituições (teatros, conservatórios e livrarias especializadas) com a intenção de criar novas conexões entre a Europa e além dela.

Joana Dória foi selecionada para participar apresentando seu artigo: “Participatory art and migratory experiences in the creation of Radix – hope, illusion and deceit“. A reflexão parta da performance “Radix – hope, illusion and deceit“, sobre processos migratórios, dirigida por ela na Itália, em 2014, para discutir aproximações e conflitos entre artes performáticas participativas e a participação política na Europa.

Além da performance mencionada, o artigo teve como base sua dissertação para o Mestrado pela Universidade de São Paulo em 2018: “Participação no espaço urbano: a arte como um modo de habitar a cidade”.

Radix propunha, por meio de dispositivos artísticos, uma aproximação mais profunda entre estrangeiros e europeus coabitantes de uma pequena cidade na Toscana e, nas palavras de Joana: “Não há trabalho completo, não há obra-prima quando juntamos vida e arte. A criação de Radix foi importante como plantar uma semente. Não sabemos se vai ou como florescerá.”

Confira fotos do evento, clicadas por Joana Dória:

Icone WhatsApp