Célia Helena realiza a IV Mostra de Atores na Tela | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Célia Helena realiza a IV Mostra de Atores na Tela

Célia Helena realiza a IV Mostra de Atores na Tela

A Mostra de Atores na Tela do Célia Helena chega em sua 4ª edição, reconhecida como um rico encontro anual entre alunos – atuais e formados – e respeitados profissionais do mercado de trabalho. As quatro edições já somam quase 300 participantes, entre atores e produtores de elenco, com resultados excelentes: oportunidades profissionais, relacionamento e novos contatos.

No último dia 12 de novembro, tivemos um dia inteiro entre câmeras e cenas. Para Frida Richter, produtora de elenco da TV Globo e veterana da Mostra de Atores na Tela, é importante ver atores interagirem com a linguagem da câmera, que difere dos palcos. Em seu quarto ano conosco, Frida ressalta o amadurecimento da produção e direção do Célia Helena.

Além de rostos conhecidos, tivemos o prazer de receber novos parceiros como Nelson Fonseca, gerente de pesquisa de elenco da TV Globo, que destacou as grandes expectativas em conhecer atores que estão no início de suas carreiras. Para Nelson, a consciência do ator em cena é a essência da profissão.

Claudia Gache, da agência Nossa Senhora do Casting, também participou da Mostra e, entre uma cena e outra, relatou que assistir alunos em cena é uma ótima experiência para os produtores, e a preocupação da organização da Mostra com o cenário, figurino e direção das cenas torna o encontro ainda mais profissional.

A Mostra de Atores na Tela do Célia Helena envolve todo o processo de preparação dos atores participantes, que são acompanhado por diversos profissionais, desde a distribuição das duplas, ensaios, até a gravação de cenas ao vivo. As quatro edições realizadas tiveram Lígia Cortez na direção geral e contaram com a participação de uma equipe de professores e convidados para a orientação dos alunos. Neste ano, recebemos os atores Rafael Losso e Duda Mamberti.

Marília Moura e Luiza Guinle, alunas do último semestre da Graduação, participaram com uma cena adaptada do “Porta do Fundos” e contaram um pouco sobre a experiência. Marília ressaltou a importância do contato com a câmera e a orientação dada pela professora e coordenadora do Curso Profissionalizante, Nani de Oliveira, na preparação para a cena. Já Luiza falou sobre as diferenças entre atuação para a câmera e para o palco, definindo o momento como um grande desafio. Para ela, os ensaios foram importantes para o desenvolvimento da cena e para “se sentir em casa” diante dos produtores convidados.

Nas palavras de Gabriel Santana, aluno do 4º semestre da Graduação, a Mostra “é uma oportunidade dos atores mostrarem seu potencial, em um encontro que beneficia ambos: produtores e alunos. Para nós, que estamos no começo da carreira e queremos sempre dar o melhor, a Mostra de Atores na Tela é genial, uma oportunidade única.”

O Célia Helena tem como responsabilidade a formação de atores com pensamento crítico e conhecimentos sólidos para atuar entre as diversas linguagens e ficamos muito felizes em poder proporcionar essa valiosa experiência entre atores e produtores em mais um ano, na torcida de que esse contato renda frutos e se transforme em oportunidades profissionais concretas.

Confira fotos da IV Mostra de Atores na Tela, clicadas por Jennifer Glass e Rafael Sampaio, e nos vemos em 2019!

Icone WhatsApp