Célia Helena é palco do Seminário 68 | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Célia Helena é palco do Seminário 68

Célia Helena é palco do Seminário 68

O seminário reuniu alunos e professores para dois encontros especiais que abordaram o ano icônico de 1968 e seus desdobramentos, desde os protestos do mês de maio na França até a promulgação do AI-5 no Brasil, e como esses eventos marcaram uma época através dos debates sobre direitos civis, pautas progressistas, liberdade sexual, igualdade racial e de gênero, democracia, entre tantos outros.

O evento contou com algumas atividades prévias, para envolver os alunos com tema, como a apresentação de vídeos de autoria do jornalista e fundador do Opera Mundi, Breno Altmann, cartazes espalhados pela escola e músicas que refletiam o contexto histórico da época.

Na noite do dia 12 de novembro, alunos, professores e coordenadores participaram de um encontro com o filósofo, teórico crítico e interlocutor ativo de diversos grupos de teatro do país, Paulo Arantes.

Com sua extensa bagagem na História da Filosofia e Filosofia Política, trouxe informações sobre o ano histórico de 1968, suas consequências e uma reflexão sobre o que esperar para os próximos anos no cenário político e social do Brasil.

Já no dia 14 de novembro, foi a vez de receber a professora de Sociologia, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, Silvia Viana, que apresentou dados para ajudar na compreensão do cenário político atual.

O bate-papo abordou o resultado de suas pesquisas realizadas com participantes das manifestações que aconteceram no Brasil entre 2014 e 2016, e o que há de novo ou em comum entre o ressurgimento de ideias autoritárias e a história brasileira na segunda metade do século XX.

Escola Superior de Artes Célia Helena
Direção artístico-pedagógica: Lígia Cortez
Coordenação de conteúdo: Eleonor Pelliciari
Comissão Organizadora: Daves Otani, Marco Antonio Rodrigues, Marcos Barbosa e Nani de Oliveira

 

Icone WhatsApp