Boas-vindas aos alunos | Célia Helena Centro de Artes e Educação
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Célia Helena dá boas-vindas às alunas e alunos para 2019

Célia Helena dá boas-vindas às alunas e alunos para 2019

Dando início às aulas de 2019, o Célia Helena preparou uma programação especial de boas-vindas para receber de volta os alunos e alunas e recepcionar as novas turmas da Faculdade e do curso Profissionalizante.

A semana de 5 a 8 foi marcada por atividades, apresentações, diálogos e novas amizades, organizadas pelos coordenadores e integrantes da comissão de alunos.

Entre vivências artísticas com alunos e ex-alunos, jam sessions, encontro com os professores e aulas inaugurais, a aluna Marcelle Lemos, recém-formada no curso Profissionalizante, apresentou “Uma dança para cada adeus”, um trabalho autoral envolvendo dança e atuação que busca, entre o olhar e o contato, resgatar maneiras de existir.

Além disso, os alunos participaram de saraus, festas e uma roda de conversa com o tema “O artista em relação a cidade”,
mediada pelos professores Joana Dória e Amilton de Azevedo.

Experiências de Campo de Visão, com o professor Marcelo Lazzaratto
Alun@s e professores prontos para mais um ano!
“Uma dança para cada adeus” – Marcelle Lemos Foto: Hildit Nitsche

 

 

 

 

 

 

 

Encontro com Motti Lerner

Marcando a volta às aulas da Faculdade em grande estilo, a Escola Superior de Artes Célia Helena teve a honra de receber o dramaturgo e roteirista israelense Motti Lerner, juntamente com a atriz Vivianne Pasmanter e o aluno formado na Graduação, Michel Joelsas. O encontro, realizado em parceria com o Instituto Brasil-Israel e com o apoio institucional do Consulado de Israel e da Federação Israelita do Estado de São Paulo, reuniu alunos, professores e convidados no Estúdio São Gabriel.

Motti dividiu com os participantes um pouco de sua vasta experiência no teatro, falando sobre seus processos de criação, a efervescência do cenário audiovisual israelense e sobre seu novo trabalho em cartaz, “Amor profano”, com Vivianne Pasmanter no elenco.

A principal mensagem do dramaturgo aos alunos foi sobre os compromissos da profissão do ator: “Pela sensibilidade que os atores e atrizes têm naturalmente, é necessário sempre lembrar que o artista tem responsabilidade sociais e políticas”, frisou Motti. 

Para Michel Joelsas, o encontro foi importante, principalmente para os novos alunos que estão chegando. Michel destaca os momentos em que Motti questionou os presentes sobre os motivos que os levaram a escolher a profissão de ator e as dicas sobre detalhes técnicos na construção de uma peça: “Motti falou sobre achar a ação interna dentro do personagem, e isso funciona muito para o Teatro Realista”.

A diretora-geral, Lígia Cortez, define Motti Lerner como “um homem do teatro no sentido mais profundo” e descreve o encontro como um encontro de semelhantes, destacando que os ideais do dramaturgo se assemelham muito aos fundamentos principais do Célia Helena, que é o reconhecimento do papel e responsabilidades do ator na sociedade.

“Quando Motti Lerner falou sobre o trabalho do ator vinculado a sociedade, é como se nós estivéssemos ouvindo um irmão, um vizinho, que desenvolve o teatro da mesma forma como o Célia”, destacou Lígia.

 

 

 

 

 

 

 

Com um semestre que se inicia com entusiasmo e novidades, trazendo tantos rostos novos, desejamos que 2019 seja um ano de encontros, aprendizados e arte. Sejam bem-vind@s!

Icone WhatsApp