Exercícios de atuação dos alunos do 4C e 7SB | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Exercícios de atuação dos alunos do 4C e 7SB

Exercícios de atuação dos alunos do 4C e 7SB

De 28 de agosto a 6 de setembro, os alunos do Teatro-escola Célia Helena apresentam os exercícios de atuação desenvolvidos durante o primeiro semestre de 2020. As apresentações, excepcionalmente, acontecerão on-line.

Contra a perfeição

Criação colaborativa inspirada em cenas das trilogias da Indignação e da Revolução, de Esteve Soler. Direção: Lígia Cortez e Luciana Barboza. Turma 7SB.

28  e 29 de agosto, sexta-feira e sábado, às 20h 
30 de agosto, domingo, às 17h e às 20h 

Oito cenas curtas e independentes inspiradas nas trilogias da Indignação e da Revolução, do dramaturgo catalão Esteve Soler, desnudam as fragilidades, violências, carências e ambições humanas. Neste momento atual da sociedade, em que a “janela” simboliza a receptividade e a abertura para o que acontece lá fora, Contra a perfeição coloca em cena o olhar e a indignação sobre o amor, o progresso, a liberdade, a igualdade. Durante o processo, cada atriz, cada ator, foi inserindo suas marcas, pensamentos e críticas inspirados pela força da atualidade. Como o momento presente pede novos olhares para a comunicação das ideias, a transposição para a linguagem audiovisual contou com a colaboração dos cineastas Lucas Piloto e Pedro Nishi. Um trabalho em que a releitura e criação de textos foram transformadas em imagens e cenas que priorizaram a atuação.

Cenas decompostas

Criação colaborativa inspirada em cenas das obras Teatro Decomposto ou O Homem Lixo, de Matéi Visniec e Kabaret Valentin, de Karl Valentin. Direção: Fernando Nitsch. Turma 4C.

4 e 5 de setembro, sexta-feira e sábado, às 20h 
6 de setembro, domingo, às 17h e às 20h 

12 cenas em que, em um jogo de atuação, atrizes e atores buscam compreender e dar um sentido para uma existência fragmentada e cada vez mais isolada, através de estudos sobre a solidão, o aprisionamento, o controle social e a decomposição das relações humanas. Em um processo que passou por muitas fases, Cenas decompostas surge em um momento onde novas formas de se construir e ressignificar linguagens são atitudes imprescindíveis para os fazedores de teatro, e para isso, contamos com os olhares sensíveis e generosos dos cineastas Lucas Piloto e Pedro Nishi. No meio desse período histórico em que nos encontramos, muitas vezes perdidos em busca de novas possibilidades para existir, Visniec nos alerta: “São como pedaços de um espelho quebrado. Houve uma vez o objeto em perfeito estado. Ele refletia o céu, o mundo e a alma humana. E houve, não se sabe quando nem por quê, a explosão. E o jogo consiste em tentar reconstituir o objeto.” E para essa tentativa, optamos por uma estética em que a atuação fosse o grande fio condutor do trabalho.

Icone WhatsApp