Encontro aberto | Escola de Teatro Célia Helena

Encontro aberto

Virgínia Rosa, cantora e atriz, bisneta de indígena e filha de mineiros, com longa carreira nos palcos e nas telas, conversará com Solange Ferreira, professora da ESCH, sobre sua trajetória artística.
​​​​​​​

Dia 25 de novembro, 20 horas, pela plataforma zoom. Inscreva-se:
https://forms.gle/Ld6yiGycdboex8Cg7
​​​​​​​

Virgínia Rosa nasceu e cresceu em São Paulo ouvindo sua mãe cantarolar Elizeth Cardoso.

Seu pai, que quando jovem tocava sopro em banda de coreto no interior de Minas, tinha sempre um violão à mão e gostava de ficar cantando com as filhas: “Elvira Escuta” era a preferida. Na adolescência, ela e os primos formaram o Grupo Lógica e nos anos 80, Virgínia começou a cantar como vocalista da banda Isca de Polícia, de Itamar Assumpção.

Em meados da mesma década, tornou-se vocalista do grupo Mexe com Tudo, com o qual trabalhou por sete anos e excursionou para França e outros países da Europa. No início da década de 90, ela partiu para a carreira solo fazendo diversos shows. Seu primeiro CD, Batuque– com canções de Itamar Assumpção, Luiz Gonzaga, Lenine e Chico Science. Veio o segundo disco, desta vez com composições de Thomas Roth, Chico César, Herbert Vianna, Gilberto Gil e Luiz Melodia: A Voz do Coração.

Algum tempo depois, lançou Samba a Dois, seu terceiro disco. Nele, cantou Cartola, Candeia e novos compositores como Luísa Maita e Tito Pinheiro.

O musical Palavra de Mulher (em que canta músicas de Chico Buarque ao lado de Lucinha Lins e Tania Alves) que viajou por diversas cidades do país com enorme sucesso e foi lançado em DVD em 2015, continua na estrada. Já o show Na Batucada da Vida (com Célia e Lucinha Lins), no qual canta Carmen Miranda, roda o país desde 2005.

Na TV em 2015, Virgínia Rosa aceitou o convite do diretor Denis Carvalho para estrear como atriz e dar vida à personagem Dora (mãe de Camila Pitanga e Thiago Martins) na novela “Babilônia” de Gilberto Braga na Rede Globo de Televisão.

Em 2016/2017 Virgínia participa do Musical Cartola- O Mundo é Um Moinho representando Dona Zica da Mangueira ao lado de Flavio Bauraqui como Cartola e grande elenco.

Em 2017, Virgínia Rosa deu vida à personagem Madalena na novela “Pega Pega” na TV Globo.

Em 2019, Virgínia Rosa deu vida à personagem Durvalina na terceira versão de Éramos Seis na TV Globo.
​​​​​​​

Esperamos você!

Icone WhatsApp