Escola de Teatro Célia Helena Notícias Nova série do Globoplay tem roteiro desenvolvido em colaboração com o Célia Helena

Nova série do Globoplay tem roteiro desenvolvido em colaboração com o Célia Helena

A onda de banditismo rural que cobriu o Nordeste brasileiro no início do século XX ainda é uma marca em nossa missão de compreender a história do país. Lampião, Corisco e Cabeleira são apenas alguns nomes entre as dezenas de líderes de bando que fundaram uma ética e uma estética de vida à margem do Estado oficial. Essa gente desgarrada da lei povoa nosso imaginário e nossa ficção, desafiando classificações. Seriam facínoras ou vingadores? Revolucionários ou reacionários? Agiriam em prol da gente pobre dos sertões ou apenas para benefício próprio? Cultuavam a guerra ou a cultura manifestada na arte da selaria, do bordado, das danças e das canções? Não há resposta simples para essas perguntas. 

Ancorada sobretudo na rigorosa pesquisa do historiador Frederico Pernambucano de Mello, “Guerreiros do Sol” é um projeto de série de trinta capítulos, concebido para o Globoplay, com o universo do cangaço como pano de fundo. A série conta a história de Josué e de Rosa, um casal que desafia a ordem vigente para fundar uma vida tão desimpedida quanto arriscada, através das veredas da revolta, do crime e do amor. Josué e Rosa ecoam casais famosos do cangaço, como Lampião e Maria Bonita, Corisco e Dadá ou Moreno e Durvinha, misturando suas histórias e abrindo espaço para pensarmos em como tudo isso ainda nos toca no Brasil de um século depois. 

Os autores principais da série, George Moura e Sérgio Goldenberg, já assinaram produtos de sucesso como “Onde está meu coração?” e “Onde nascem os fortes”. Para a escrita de “Guerreiros do Sol”, integram-se à equipe de roteiro a romancista Cláudia Tajes, a roteirista Ana Flávia Marques e o dramaturgo Marcos Barbosa. Marcos, que é autor de uma peça sobre a última hora de vida de Lampião e de Maria Bonita e que pesquisou a estreita relação entre História e ficção em sua dissertação de mestrado, é professor do Célia e coordena, junto com o professor Samir Yazbek, a nossa Pós-graduação em Dramaturgia.

 

Foto Divulgação: Creative Commons

Foto Divulgação: Creative Commons

    Quer saber mais sobre nossos cursos? Cadastre-se e receba as novidades.





    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    Icone WhatsApp