Nova série do Globoplay tem roteiro desenvolvido em colaboração com o Célia Helena | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Nova série do Globoplay tem roteiro desenvolvido em colaboração com o Célia Helena

Nova série do Globoplay tem roteiro desenvolvido em colaboração com o Célia Helena

A onda de banditismo rural que cobriu o Nordeste brasileiro no início do século XX ainda é uma marca em nossa missão de compreender a história do país. Lampião, Corisco e Cabeleira são apenas alguns nomes entre as dezenas de líderes de bando que fundaram uma ética e uma estética de vida à margem do Estado oficial. Essa gente desgarrada da lei povoa nosso imaginário e nossa ficção, desafiando classificações. Seriam facínoras ou vingadores? Revolucionários ou reacionários? Agiriam em prol da gente pobre dos sertões ou apenas para benefício próprio? Cultuavam a guerra ou a cultura manifestada na arte da selaria, do bordado, das danças e das canções? Não há resposta simples para essas perguntas. 

Ancorada sobretudo na rigorosa pesquisa do historiador Frederico Pernambucano de Mello, “Guerreiros do Sol” é um projeto de série de trinta capítulos, concebido para o Globoplay, com o universo do cangaço como pano de fundo. A série conta a história de Josué e de Rosa, um casal que desafia a ordem vigente para fundar uma vida tão desimpedida quanto arriscada, através das veredas da revolta, do crime e do amor. Josué e Rosa ecoam casais famosos do cangaço, como Lampião e Maria Bonita, Corisco e Dadá ou Moreno e Durvinha, misturando suas histórias e abrindo espaço para pensarmos em como tudo isso ainda nos toca no Brasil de um século depois. 

Os autores principais da série, George Moura e Sérgio Goldenberg, já assinaram produtos de sucesso como “Onde está meu coração?” e “Onde nascem os fortes”. Para a escrita de “Guerreiros do Sol”, integram-se à equipe de roteiro a romancista Cláudia Tajes, a roteirista Ana Flávia Marques e o dramaturgo Marcos Barbosa. Marcos, que é autor de uma peça sobre a última hora de vida de Lampião e de Maria Bonita e que pesquisou a estreita relação entre História e ficção em sua dissertação de mestrado, é professor do Célia e coordena, junto com o professor Samir Yazbek, a nossa Pós-graduação em Dramaturgia.

 

Foto Divulgação: Creative Commons

Foto Divulgação: Creative Commons

Icone WhatsApp