Corpo sensível e a potência de mover

Neste curso, cada estudante irá vivenciar a prática de pesquisa de movimento intitulada Corpo, jogo e jornada, cuja intenção é expandir a autopercepção do corpo como um sistema integrado e dinâmico. Deseja-se alinhar a experiência do movimento consciente às paisagens autênticas de cada corpo, a fim de cultivar um processo autoral e fisicamente sustentável. O eixo metodológico central é o desenvolvimento da autonomia. A prática explora a mobilidade do corpo e mecânica do movimento, buscando o reconhecimento e a organização das bases estruturantes do corpo e do deslocamento. Com isso, busca revisitar hábitos, liberar tensões desnecessárias e modular energia, a fim de construir sustentabilidade física e autonomia nas decisões do praticante. Sendo assim, os princípios que alicerçam a prática são: (1) gravidade e eixo do corpo, (2) estruturas de suporte, (3) disponibilidade das articulações, (4) o fabuloso universo das espirais, (5) tridimensionalidade, (6) assimetria, (7) simultaneidades, (8) deslocamento e modulação da matéria. Ao mesmo tempo, trabalha-se a consciência sobre a rede inteligente e sensível de comunicação do corpo, os sistemas de interconexão e integração: fáscia, fluidos, músculos, ossos, órgãos, sistema nervoso. A prática oferece contorno e suporte individual para a elaboração de camadas de informações acerca do corpo durante o processo, com o objetivo de assegurar um campo fértil e híbrido para a experiência da dança. Espera-se que cada estudante viva uma experiência de conexão e percepção das micro transformações constantes, consciente das relações entre o movimento, o entorno e os arquivos de experiências presentes no seu corpo, pesquisando esses procedimentos durante o desenvolvimento de suas práticas corporais.

Corpo sensível e a potência de mover
com a Profa. Rafaela Sahyoun
O curso acontecerá nos dias 17, 24 e 31/05 e 07/06 e 14/06.
terças-feiras, das 9h às 13h
Rua Armando Penteado, 311, Pacaembu – São Paulo – SP.
Vagas limitadas.
Inscrições até o dia 16/05.

Rafaela Sahyoun
É bailarina, articuladora e educadora. Desde 2019 leciona no Bacharelado em Dança da Universidade PERA – School of Performing Arts, GAU (Chipre). É professora e colaboradora nas audições da universidade desde 2020. É professora na audição da Universidade SEAD Salzburg Experimental Academy of Dance (Áustria) desde 2017 em São Paulo e Rio de Janeiro. Desde 2020 é professora convidada no curso de Corpo: Dança, Teatro e Performance – Especialização em nível de pós-graduação lato sensu na Célia Helena Centro de Artes e Educação. Leciona dança no curso de formação de teatro da ECO Teatral desde 2021. Conduz a prática de dança autoral The Body The Player The Journey pelo segundo ano num formato de workshop intensivo no Festival Sommer Tanz do Tanzfabrik – Berlim [2019 – 2022].Bem como no Festival Unplugged Dance em Lefkada na Grécia [2022]. Dos seus projetos coreográficos autorais estão: Fôlego [2022] criado para o Balé da Cidade de São Paulo para a celebração de 40 anos do Centro Cultural São Paulo. A trilogia NINGUÉMMESOLTA [Don’t Lose Me] (2018-2021) dançado em São Paulo, Berlim e Potsdam na Alemanha e em Rosário, Argentina. E as criações VAWM (2020) e Wheel of Radical Affection (2021), ambas desenvolvidas para os alunos da PERA – School of Performing Arts, GAU (Chipre). Como bailarina, atualmente integra a Cia. Perversos Polimorfos, entre outros projetos. Com o título em Performance Major, é graduada pela SEAD Salzburg Experimental Academy of Dance na Áustria (2013). Graduou-se também em Estudos da Dança pela Trinity Laban Centre for Movement and Dance em Londres em (2009). Certificada na técnica de composição multidisciplinar de sinais Soundpainting em Paris (FR) pelo criador da técnica Walter Tompson (USA) e François Janout (FR) em 2014. www.rafasahyoun.com

Cursos de curta duração

Os cursos de curta duração do Célia Helena são programados visando a melhoria da performance com o intuito de manter as experimentações artísticas em canto, teatro musical, atuação para câmera e de comunicação.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3884-8294, WhatsApp (11) 94196-1553 ou pelo e-mail contato@celiahelena.com.br.

Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão Certificado de Conclusão de Curso.

A matrícula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso.

O valor da inscrição deverá ser pago via cartão de crédito ou débito através do link da Cielo que você receberá por e-mail.

Havendo a desistência por parte do aluno antes do início do curso, a escola fará a devolução dos valores pagos com retenção de 15% (quinze por cento) do valor do pagamento.

No caso de cancelamento da matrícula 2 (dois) dias antes do início do curso, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito a devolução do pagamento.

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, a Escola tem o direito de cancelá-lo. Ocorrendo essa situação, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago.