Atividades on-line

COM CRIATIVIDADE E SUPORTE ON-LINE, O CÉLIA HELENA MANTÉM ATIVAS SUAS ATIVIDADES DE ENSINO

“Antes mesmo de decretada a quarentena, as aulas do Célia Helena foram rapidamente reinventadas no formato on-line. Foi um trabalho de uma equipe extremamente unida, engajada e de um corpo de alunos altamente envolvidos com a produção artística do futuro, portanto, com suas trajetórias de formação. Tenho profunda admiração pela equipe do Célia Helena como um todo. É um trabalho de muitas décadas de respeito, transparência e envolvimento com as artes da cena. Um legado que se transforma a cada minuto, respondendo ao panorama cultural na exatidão do seu momento, no aqui e agora (para utilizar o vocabulário cênico). Um patrimônio de conhecimento que esses intelectuais da cena transmitem para seus alunos. O melhor conhecimento que pode haver no campo das artes, com a solidez para enfrentar grandes desafios”. (Lígia Cortez, diretora artística e pedagógica do Célia Helena Centro de Artes e Educação).

O Célia Helena readequou os formatos das aulas e atividades para melhor responderem, virtualmente, às características e objetivos de cada curso. Com criatividade, continuou os encontros com crianças e jovens do curso da Casa do Teatro, mantendo as atividades em que jogos, improvisação, criação de cenas, compartilhamento de ideias, bem como reflexões sobre o momento, atuassem como respiro frente à sobrecarga das demandas escolares.

Os cursos de Graduação e Profissionalizante permanecem ativos e cumprindo sua programação de ensino. Como ferramenta que soluciona a impossibilidade do encontro presencial momentâneo, a videoconferência permitiu a continuidade das atividades, para estimular e transmitir o conhecimento adequado aos estudantes, estimulando-os a perseverar e, juntos, a se reinventarem artisticamente. As atividades seguem dinâmicas, com aulas práticas de corpo, interpretação, música, voz. Os Exames Abertos em plataforma on-line foram um sucesso de público e atenderam plenamente as expectativas dos participantes.

Para manter conteúdos teóricos intercalados com experimentações práticas nos cursos de pós-graduação, aulas especiais com importantes nomes do teatro e do setor audiovisual, nacional e internacional, seguem sendo agendadas: Renato Borghi, ator, autor e um dos principais integrantes do Teatro Oficina, participou de três encontros nos quais compartilhou sua trajetória artística alinhada à história e às transformações cênicas do Teatro Brasileiro.

O projeto Dramaturgia: Janelas Abertas, sob a condução dos dramaturgos Marcos Barbosa e Samir Yazbek, reuniu oito artistas para uma série de conversas sobre dramaturgia com autores, atrizes, atores e diretores renomados. Com um público de aproximadamente 150 pessoas, as entrevistas “comprovaram que a dramaturgia é um saber incontornável para quem se dedica ao ofício teatral, independentemente de sua função. Em cada conversa, tanto pela trajetória do entrevistado quanto pela riqueza do assunto, percebeu-se o quanto os diálogos são inesgotáveis, confirmando o quanto estávamos precisando disso, sobretudo neste momento difícil da nossa história.” (Samir Yazbek). Os podcasts das entrevistas já se encontram no ar e podem ser acessadas.

Em breve, o Célia Helena Centro de Artes e Educação vai colocar no ar uma segunda edição e abrir o diálogo sobre Direção e Atuação.

O projeto Arte em rede: encontros no tempo presente, promoveu conversas on-line com artistas de diversas áreas. No último encontro, Arte em rede recebeu a artista e poeta Elisa Lucinda.

O projeto Fala Teatro, com curadoria do ator e diretor Laerte Mello, uniu professores e alunos para leituras dramáticas on-line de cinco peças de autores britânicos do século XXI.

Um corpo só, novos horizontes entre quatro paredes é um projeto dos professores de expressão corporal do Célia Helena em busca de novas estratégias poéticas e novos encontros. A proposta era fazer um gesto de 4 segundos que expressasse o momento atual que estamos vivendo, com urgência, com amor e com certeza de que somos um coletivo de artistas!!!!

Para manter as experimentações artísticas em tempos de estudos à distância e de home office, diversos cursos on-line foram lançados e o programa de Coaching on-line continua ativo, em português e inglês. O coaching do Célia Helena conta com especialistas de diversas áreas que atuam com expertise nas áreas de comunicação, atuação e gestão.

Férias na Casa do Teatro

Entre 13 e 17 de julho, crianças e jovens participaram de uma série de atividades realizadas on-line, a partir da experimentação de temas, jogos, exercícios, improvisação e criação de cena. Os pequenos de 4 a 6 anos interagiram, divertiram-se e surpreenderam com as histórias em que movimentos, sons, cores, palavras, emoções e elementos da natureza deram o tom. Já os participantes de 7 a 9 anos exercitaram a curiosidade, a investigação, a reflexão, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, formular e resolver desafios. As crianças de 10 até 12 anos envolveram-se nos jogos de cena, na criação e caracterização de personagens e atividades em que eram estimuladas a exercer a autonomia criativa. Por fim, os participantes a partir de 13 anos exploraram o agir pessoal e coletivo com pensamento crítico e muita criatividade a partir de temas dos anos 20.