Licenciatura – Aproveitamento

O aproveitamento do diploma de bacharelado para a formação em Licenciatura em Teatro do Célia Helena, visa possibilitar aos atores e atrizes formados no Célia, a atuação como professores e professoras de artes nas redes pública e privada de ensino fundamental.

Com a Lei  de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 2 de maio de 2016, (Lei 13.278) ficou estabelecido que as artes visuais, a dança, a música e o teatro são linguagens que constituem o componente curricular “artes”, obrigatório no ensino formal de nível básico, o que impõe urgência na formação de professores para atuar neste campo do ensino. Somam-se a essa demanda por novos profissionais, os professores que atuam nas escolas e que ainda não têm formação na área de artes, além de portadores de diploma de bacharel que pretendem atuar no ensino das artes.

A proposta de criação desse aproveitamento do bacharelado para Licenciatura em Teatro foi concebida com profundo vínculo com a história, com a missão e com a identidade da ESCH, pautadas pela busca da formação artística e humana de excelência. Os profissionais licenciados em artes estarão aptos a ministrar aulas de teatro, dança, artes plásticas, música e criação em mídias digitais no ensino básico e no ensino não formal.

O aproveitamento oportuniza a formação multidisciplinar do egresso do  bacharelado em teatro para capacitar os licenciados para a prática pedagógica em todos os  campos de abrangência artística e pedagógica do teatro, com uma formação teórico-artística desenvolvida por meio de projetos de laboratório de pedagogia teatral, disciplinas específicas de formação em licenciatura e de estágios supervisionados, além das atividades complementares, que fornecem ao aluno a autonomia para a complementação de sua formação por meio de atividades orientadas no campo das artes e da educação.

O aproveitamento do bacharelado para a Licenciatura em Teatro terá a duração de três semestres e este é o primeiro ano de sua ocorrência. Uma oportunidade única para que egressos da ESCH retornem à escola para ampliar a sua formação profissional  e aumentar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Além das disciplinas específicas os alunos deverão cumprir, externamente, carga horária de 320 horas de atividades complementares (durante os três semestres) e 400 horas de estágio supervisionado (a partir do segundo semestre).

 Informações do curso
Datas e horários Início: agosto de 2021
Término:
dezembro de 2022
Duração: 3 semestres
1º semestre: aulas às segundas e quartas-feiras
2º e 3º semestres: aulas às segundas, quartas e quintas-feiras
Período: Manhã (08h15 – 13h00), com aulas ministradas de segunda à sexta-feira
Formato Aulas presenciais, qssim que forem liberadas pelas autoridades sanitárias, na unidade da Av. São Gabriel 462, e atividades on-line, realizadas por vídeo conferência em aulas ao vivo, pelas plataformas Zoom e Teams.
Local Local: Avenida São Gabriel, 462 – Itaim Bibi
Pré-requisito

Egressos da ESCH com bacharelado completo em teatro, que queiram aprimorar sua formação artístico-pedagógica e ampliar suas oportunidades profissionais para novos mercados de trabalho. Uma ótima oportunidade para obter mais um diploma universitário de Licenciatura em Teatro com o aproveitamento de disciplinas realizadas no bacharelado.

    Inscrição on-line


    Endereço



    Foi concebida de modo a conjugar, ao máximo, em plena integração, a formação artística e pedagógica, possibilitando a atuação profissional para o ensino de Artes assim como a plena atuação em todas as áreas das Artes da Cena. Prevê também conteúdos desenvolvidos por meio de práticas como componentes curriculares (PCC) e por ações relacionadas ao estágio curricular supervisionado.  

    Disciplinas

    Fundamentos da Interpretação I

    Fundamento da Interpretação II

    Interpretação I

    Interpretação II

    Poéticas da Atuação

    Projeto de Encenação

    Estudo e Prática Corporal I, II, II, IV, V e VI

    Estudo e Prática Vocal I, II, II, IV, V e VI

    Expressão Musical I e II

    Improvisação

    Construção da Dramaturgia

    Cenografia e Espaço Cênico

    Matrizes Culturais do Brasil

    Caracterização Cênica e Figurino

    Expressão em Artes Visuais

    Jogos e Pedagogia Teatral

    Ética e Estudos sobre o Ensino do Teatro

    Língua Brasileira de Sinais

    Subjetividade e Aprendizagem

    Políticas Nacionais de Ensino

    Temas Especiais de Inclusão

    História do Espetáculo Teatral I e II

    História do Teatro I e II

    História do Teatro Brasileiro I e II

    Estética

    Trabalho de Conclusão de Curso

    Estágio Curricular Supervisionado