Pós-graduação lato sensu / Especialização

Pós-Graduação Célia Helena

Os cursos de Pós-Graduação em Artes da Cena do Célia Helena recebem alunos de diferentes áreas do conhecimento – profissionais de artes, jornalismo, publicidade, letras, professores de ensino básico, direito, administração, entre outros. Os cursos de pós-graduação oferecem atividades práticas e teóricas para ampliação dos campos de trabalho. E preparação profissional para a realização de projeto artístico autoral, estudo da cena e expansão dos campos de atuação.

Requisito: Curso superior completo.

Lígia Cortez é Doutora em Letras, atriz, diretora teatral, arte-educadora, professora e pesquisadora. Participou dos grupos Macunaíma e Teatro Oficina, entre outros.

É diretora do Célia Helena Centro de Artes e Educação, Teatro-escola Célia Helena e da Casa do Teatro e Professora do curso de Bacharelado da Escola Superior de Artes Célia Helena.

Currículo Lattes

Ator, professor e diretor teatral. Doutor, mestre e bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. É coordenador geral de graduação e pós-graduação lato sensu da Escola Superior de Artes Célia Helena, onde de atua como docente no Mestrado e no Bacharelado e como orientador na pós-graduação e em iniciações científicas na graduação. Tem experiência na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação e Improvisação Teatral.

Currículo Lattes

ARTE E EDUCAÇÃO

A pós-graduação em Arte e Educação estabelece um território de reflexão crítica e de experimentação prática, potencializando a atuação de professores das artes nas diversas instâncias educacionais.

À luz de práticas interdisciplinares, inclusivas e decoloniais, a pós-graduação em Arte e Educação desenvolve interlocuções entre o fazer e o pensar na arte, na pedagogia contemporânea e na articulação entre os saberes práticos e teóricos, estimulando a continuidade dos estudos e o desenvolvimento de habilidades autônomas.

Graduada em Letras – Francês pela Universidade de São Paulo, com Mestrado Profissional em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena, onde atua como professora de artes da cena e como coordenadora da Pós Graduação em Arte e Educação.

Currículo Lattes

CORPO: DANÇA, TEATRO E PERFORMANCE

Referência no campo das artes da cena, o curso de pós em Corpo da ESCH estimula o desenvolvimento de novos olhares e reflexões com foco no corpo-político, corpo-expressivo e corpo-performático, por meio da análise das possibilidades corporais expressivas e das poéticas da cena contemporânea, além impulsionar o desenvolvimento da criatividade e aprofundar o potencial da corporeidade como linguagem e elemento de atuação: na Dança, no Teatro e na Performance.

Autora de “Corpo, transborda” escrito no Mestrado Profissional do Célia Helena e publicado pela Summus em 2021.
É coordenadora da Pós graduação em Corpo: Dança, Teatro e Performance do Célia Helena. Mestra em Artes da Cena pela ESCH e especialista em Corpo: Dança, Teatro e Performance pela mesma instituição. É especialista em Dança Contemporânea pela The Place – London Contemporary Dance School ( LCDS) em Londres. Graduada e licenciada em Dança pela UNICAMP. Tem formação complementar em psicomotricidade e abordagens somáticas. É professora de Expressão Corporal no TECH desde 2004. Atuou como bailarina, criadora e diretora de dança no Estúdio Nova Dança, na Cia. Oito Nova Dança e, atualmente, no Núcleo Arremesso.

 

Realiza pesquisa na linha de atuação em Processos Pedagógicos sob orientação da Professora Dra. Gabriela Alcofra no curso de Mestrado Profissional em Artes da Cena, na ESCH. Pós-graduação em DANÇA E CONSCIENTIZAÇAO CORPORAL – UNIFMU. Graduação em LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UNIFIG. Especialização na Cia. Alvin Ailey em New York e Danceability em São Paulo. Iniciou os estudos da dança Afro diaspórica com o Mestre Firmino Pitanga. Professora de estudo e prática corporal na graduação da ESCH. Diretora da Cia Tribo Dança Afro onde desenvolve um trabalho de pesquisa, resgate e divulgação da cultura afro diaspórica que evidência a força da nossa identidade cultural.

Currículo Lattes

DRAMATURGIA: CINEMA, TEATRO E TELEVISÃO

A pós em Dramaturgia promove a prática da escrita criativa e a pesquisa de técnicas para desenvolver histórias em diversos estilos e formatos, nos palcos ou nas telas, valorizando e incentivando a individualidade dos criadores. A diversidade do corpo discente enriquece ainda mais o curso fomentando projetos que variam de acordo com os perfis autorais de cada aluno. 

Dramaturgo com formação pelo Instituto Dragão do Mar (Fortaleza) e pelo Royal Court Theatre (Londres). Textos de sua autoria incluem “Quase Nada”, “Auto de Angicos”, “Avental todo sujo de ovo” e “Necropolítica”. Encenado por diretores como Amir Haddad, Aury Porto (Mundana Companhia), Débora Dubois e Elisa Mendes, Barbosa colaborou, internacionalmente ,com companhias como Young Vic Theatre e Royal Court Theatre (Londres), Artistas Unidos (Lisboa), LaMicro Theatre (Nova Iorque), CELCIT (Buenos Aires) e Teatro D’Dos (Havana), entre outros. Doutor em artes cênicas pela UFBA, é professor da Escola Superior de Artes Célia Helena (São Paulo).

Currículo Lattes

Dramaturgo, diretor, pesquisador e professor teatral. Mestre em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Cinema pela FAAP. Consolidou sua formação teatral com o diretor Antunes Filho, no CPT (Centro de Pesquisa Teatral) do SESC, em São Paulo. Foi o primeiro autor brasileiro a ser encenado no National Theatre de Londres, com “The Ritual”. Fez conferências em Cádiz (Espanha), Londres (Inglaterra), Minnesota (EUA) e Moscou (Rússia), com textos publicados e encenados em outros países, como Bolívia, Cuba, Inglaterra, México, Polônia e Portugal. Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Dramaturgia, orientador do Mestrado Profissional em Artes da Cena e coordenador do Célia Helena Digital da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena).

Currículo Lattes

DIREÇÃO E ATUAÇÃO

Na Pós-Graduação em Direção e Atuação, você encontra um amplo espaço para estudos e pesquisas autorais. O curso oferece caminhos práticos e teóricos para desenvolvimento da criatividade em todos os âmbitos da cena contemporânea, promovendo o a imersão em diversos elementos que compõem a cena, desde a escolha da linguagem, até recursos de cena como: iluminação, cenografia e figurino.

Ator, professor e diretor teatral. Doutor, mestre e bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. É coordenador geral de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena, onde atua como docente no Mestrado e no Bacharelado e como orientador da pós-graduação e da Iniciação Científica.

Currículo Lattes

Diretor, autor, pesquisador e professor. Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Integrou o CPT  (Centro de Pesquisa Teatral ), coordenado por Antunes Filho (2003 a 2012), na função de ator, em ‘A pedra do reino’, de Ariano Suassuna (2005), ‘Senhora dos Afogados’, de Nelson Rodrigues (2007). Professor e coordenador do Círculo de Dramaturgia e do Curso de Introdução ao Método do Ator, o CPTzinho. Foi assistente de direção de Gabriel Villela em ‘Macbeth’ (2012), e atuou no espetáculo ‘A tempestade’ (2014), dirigido pelo artista. É coautor do livro ‘Imaginai! O teatro de Gabriel Villela’, vencedor do Prêmio Jabuti em Artes (2018). Fundador da Cia Um de Teatro Infanto-Juvenil, é autor e diretor de ‘Oliver Twist’ e ‘Dom Quixote’, este último vencedor do APCA 2019.