dramaturgia: janelas abertas

A Pós-Graduação em Dramaturgia da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena) realizou, duas vezes por semana, de 9 de abril a 5 de maio, o projeto “Dramaturgia: Janelas Abertas”, uma série de entrevistas sobre dramaturgia com autores, atrizes, atores e diretores conceituados.

Conduzidas pelos professores e coordenadores da Pós-Graduação em Dramaturgia do Célia Helena, Marcos Barbosa (doutor em Artes Cênicas e dramaturgo) e Samir Yazbek (mestre em Letras e dramaturgo), cada uma dessas entrevistas reuniu, em média, 150 pessoas, entre membros da comunidade do Célia Helena e do público em geral.

Yazbek e Barbosa, idealizadores do projeto, diante do choque da pandemia do novo coronavírus, uniram forças com o objetivo de criar uma rede de afeto e solidariedade que ajudasse a pensar o futuro do Teatro.

Além disso, por ser uma atividade da Pós-Graduação do Célia Helena, segundo eles, “o interesse era sondar o universo da dramaturgia sob diversos ângulos, convidando professores da casa com longa trajetória nos palcos, nas mais variadas funções”.

“As entrevistas comprovaram que a dramaturgia é um saber incontornável para quem se dedica ao ofício teatral, independentemente de sua função. Em cada conversa, tanto pela trajetória do entrevistado quanto pela riqueza do assunto, percebeu-se o quanto os diálogos renderam. A participação do público foi criteriosa e generosa, facilitando a interlocução com os convidados. Houve também um forte sentimento de urgência, confirmando o quanto estávamos precisando dessas conversas, sobretudo neste momento tão difícil da nossa história”, acrescentou Yazbek.

Foram entrevistados a atriz e diretora do Célia Helena Centro de Artes e Educação, Lígia Cortez; as atrizes Simoni Boer e Bete Dorgam; o ator Laerte Mello; os diretores Marco Antonio Rodrigues e Marcelo Lazzaratto; e os dramaturgos Marcos Barbosa e Samir Yazbek.

Os idealizadores acreditam que será inevitável que as “janelas” do Célia Helena permaneçam abertas por meio de outros projetos on-line, independentemente da duração da pandemia.

No caso da Pós-Graduação (envolvendo os demais cursos do Célia Helena) estão sendo pensadas algumas possibilidades. “A grande surpresa dessas entrevistas foi ver como as narrativas tocam profundamente quem quer que se envolva com a arte teatral e que esse pode ser um ponto de partida para tratar de muitos outros assuntos. Justamente por isso, não podemos deixar o projeto parar. Haverá outras edições, com outros temas”, pontuou Barbosa.

O Podcast Dramaturgia: Janelas Abertas apresenta ao público as oito entrevistas editadas.

Cada uma delas será divulgada quinzenalmente segundo o calendário abaixo, nos canais da escola no celiahelena.com.br/podcasts ou em agregadores como Spotify e Spreaker.

25 de junho – entrevista com Marcos Barbosa (por Samir Yazbek).

9 de julho – entrevista com Simoni Boer (por Marcos Barbosa).

23 de julho – entrevista com Lígia Cortez (por Samir Yazbek).

6 de agosto – entrevista com Marco Antonio Rodrigues (por Marcos Barbosa).

20 de agosto – entrevista com Marcelo Lazzaratto (por Samir Yazbek).

3 de setembro – entrevista com Laerte Mello (por Marcos Barbosa).

17 de setembro – entrevista com Bete Dorgam (por Samir Yazbek).

1 de outubro – entrevista com Samir Yazbek (por Marcos Barbosa).

Para mais informações, entre em contato:
Telefone: (11) 3884-8294
WhatsApp: (11) 94196-1553
E-mail: posgraduacao@celiahelena.com.br