Escola de Teatro Célia Helena Inglês Notícias HOMENAGEM | Antônio Abujamra, 15/09/1932 - 28/04/2015

HOMENAGEM | Antônio Abujamra, 15/09/1932 – 28/04/2015

 

“Esteticamente, o fracasso é mais interessante que o sucesso. Sou um homem de fracassos”. Abujamra (Veja, 1989)

 

Morreu hoje aos 82 anos, o ator, diretor de teatro e apresentador Antônio Abujamra. No elenco de mais de 20 filmes, Abujamra trabalhos com grandes nomes do cinema nacional como Ugo Giorgetti, Júlio Bressane, Rogério Sganzerla, Carla Camurati, Anna Muylaerte, Alain Fresnot e José Joffily. Em novelas viveu mais de 15 personagens diferentes, com destaque para o bruxo Ravengar de Que Rei Sou Eu? (Rede Globo -1989), que perseguia a bela e feminista  Madeleine (papel de Marieta Severo).
No teatro,  sua primeira peça foi como ator, na fase dos seus 20 anos, no Teatro Universitário de Porto Alegre em Assim é se lhe parece, de Luigi Pirandello. Depois de uma temporada no teatro amador do Rio Grande do Sul, ganha em 1959 uma bolsa para estudar literatura espanhola em Madri, na Espanha. Segue para Paris e trabalha com Roger Planchon e Jean Villar. Na Alemanha participa do “Berliner Ensemble” de Bertolt Brecht. De volta ao Brasil, sua primeira direção profissional foi em 1961, com a peça Raízes, de Arnold Wesker, com Cacilda Becker no elenco. Entre 1962 e 1963, funda o grupo Decisão com base na técnica brechtiana para o teatro político. O grupo acabou m 1968, com o AI-5.
Entre os principais prêmios recebidos por Abujamra estão Juscelino Kubitschek de Oliveira em 1959 pela direção e adaptação de A Cantora Careca, de Eugène Ionesco; melhor ator com O Contrabaixo, de Patrick Suskind , em 1987; Kikito de melhor ator em Gramado em 1989 pelo filme Festa, de Ugo Giorgetti; melhor ator de TV por sua participação como Ravengar na novela Que rei sou eu?, de Cassiano Gabus Mendes, na TV Globo em 1989;  Molière em 1991 pela direção de Um Certo Hamlet com o grupo Os Fodidos Privilegiados; e “Lifetime Achievement” em 1996 no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico em Miami, Estados Unidos.
Atualmente Abujamra estava à frente do divertido Provocações, da TV Cultura. Programa em que ele entrevista com sua maneira particular diversos convidados e frequentemente nos presenteia com belas declamações de textos próprios e textos selecionados cuidadosamente. O programa vai ao ar justamente nas terças-feiras. Hoje deve exibir a entrevista com os estudantes universitários André Soler, de cinema, e Vinícius Lima, de jornalismo da página SP Invisível. No ar na Tv Cultura desde 2000, o programa completaria 15 anos no dia 6 de agosto.

 

Separamos abaixo um trecho do filme  Solo, de Ugo Giorgetti. Lançado em 2009, o filme é um monólogo em que ouvimos um personagem criado por Giorgetti sob medida para o amigo provocador Abujamra. Vale a pena conferir!
 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Icone WhatsApp