Pós-graduação em Dramaturgia no Célia Helena trabalha as singularidades de cada aluno - Escola de Teatro Célia Helena Inglês
Escola de Teatro Célia Helena Inglês Notícias Pós-graduação em Dramaturgia no Célia Helena trabalha as singularidades de cada aluno

Pós-graduação em Dramaturgia no Célia Helena trabalha as singularidades de cada aluno

Curso, que tem duração um ano e meio, tem inscrições abertas até a primeira semana de abril

Nem sempre é tão evidente, mas aqueles que conhecem bem as Artes Cênicas têm ao menos uma certeza: um texto bem escrito é garantia de uma boa produção. Seja para uma peça de teatro, uma novela, uma série de TV ou um filme, a dramaturgia firme dá segurança para que atores e diretores trabalhem com mais qualidade.

É para dar mais base teórica e prática aos aspirantes a dramaturgos — e artistas em geral — que a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) abre vagas para a pós-graduação em Dramaturgia – Cinema, Teatro e TV. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas por meio do site da instituição até a primeira semana de abril. Interessados devem enviar currículo e carta de interesse.

O ator e professor do Célia Helena, Gabriel Miziara, em leitura dramática da Pós em Dramaturgia – FOTO: ACERVO CÉLIA

Engana-se quem pensa que é necessário ser dramaturgo ou ter uma experiência prévia com a escrita para participar do programa. “O interesse genuíno pela criação dramatúrgica, seja para o cinema, para o teatro ou para a TV, é o único requisito para se cursar a pós-graduação”, diz Samir Yazbek, coordenador do programa. “Um contato anterior com a escrita, embora ajude, não é imprescindível.”

Isso porque o curso foi feito para acolher alunos experientes e inexperientes, oferecendo, por exemplo, atividades como os laboratórios de criação — momentos em que cada pós-graduando investe em seu próprio projeto, aprimorando suas técnicas de escrita em ritmo individual.

O programa mantém uma marca do DNA do Célia: a harmonia entre a teoria e a prática. Assim, as aulas possibilitam o desenvolvimento da própria arte da escrita, assim como instigam a capacidade de refletir conceitualmente sobre o trabalho do artista.

O curso é dividido em cinco módulos. Há uma sugestão para ordem em que o aluno pode cursá-los, mas a decisão final é do pós-graduando, que tem liberdade para criar seu percurso.

Pós em Dramaturgia no Célia capacita aluno a escrever para qualquer plataforma: teatro, cinema, TV e web

O primeiro módulo, por exemplo, é focado na teoria e prática da dramaturgia teatral, conhecimento básico para que o aluno adquira habilidades para escrever para qualquer plataforma. “Os formatos de dramaturgia são muitos: incluem até mesmo videogames e jogos de tabuleiro. Os conceitos, no entanto, são os mesmos”, diz Marcos Barbosa, que divide a coordenação com Yazbek. “É sempre importante levar em conta que a arte teatral tem pelo menos dois mil anos de história, acumulando referências importantes para quem escreve.”

Outros módulos abordam o roteiro audiovisual, os processos criativos em artes, pesquisa e filosofia da arte. Por fim, os alunos se organizam em núcleos interdisciplinares de pesquisa para compartilhar processos de criação e concentrar as energias no trabalho de conclusão de curso.

Além de Yazbek e Barbosa, o corpo docente é composto de nomes de destaque no meio artístico brasileiro, como o documentarista Evaldo Mocarzel, o dramaturgo José Eduardo Vendramini e o cineasta Rubens Rewald. Em um dos módulos, os pós-graduandos têm uma série de palestras com profissionais convidados das áreas de cinema, teatro e televisão. Já passaram pelo Célia artistas como Aimar Labaki, Juca de Oliveira, Maria Adelaide Amaral e Ugo Giorgetti.

Para Yazbek, um dos grandes diferenciais da pós-graduação em Dramaturgia da instituição é o contato com os outros cursos oferecidos pelo Célia. “A relação com o profissionalizante, com a graduação e com os outros cursos de pós faz com que atualizemos nosso pensamento e nossa prática”, afirma, frisando o dinamismo do programa.

Saiba mais sobre o programa de pós-graduação e inscreva-se.

Icone WhatsApp