Célia Helena Centro de Artes e Educação recebe o psicanalista Leopold Nosek - Escola de Teatro Célia Helena Inglês
Escola de Teatro Célia Helena Inglês Notícias Célia Helena Centro de Artes e Educação recebe o psicanalista Leopold Nosek

Célia Helena Centro de Artes e Educação recebe o psicanalista Leopold Nosek

Autor do livro “A Disposição para o Assombro” participa do Seminário de Arte e Cultura da instituição

Fazer arte é, também, compreender a realidade. No caso do teatro, a conexão com o real se dá de diversas maneiras: na concepção do texto, na criação do personagem, na montagem do cenário. Nesse sentido, artes cênicas e psicanálise se cruzam, e é um privilégio para o Célia Helena Centro de Artes e Educação promover um encontro com o psicanalista Leopold Nosek.

Autor de “A Disposição para o Assombro”, livro lançado no segundo semestre de 2017, Nosek integra a programação do Seminário Pesquisa e Extensão. Anual e aberto ao público, o evento da Escola Superior de Artes Célia Helena chega à sua 5ª edição entre 21 e 28 de abril. A palestra de Nosek ocorre na quinta-feira, 26, das 19h às 21h.

Psicanalista Leopold Nosek é convidado especial de seminário do Célia Helena – FOTO: DIVULGAÇÃO

Psiquiatra graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Nosek integra a Sociedade Brasileira de Psicanálise e é ex-presidente da Federação Psicanalítica da América Latina. Em seu recém-lançado livro, ele cruza a psicanálise com diversas áreas do conhecimento, como ética, arte, política e a institucionalidade.

Em uma abordagem ampla, Nosek convida o leitor a visitar a interioridade humana, analisando seus vícios e virtudes. Com uma preocupação latente em relação ao valor ético de nossas escolhas, o psicanalista apresenta as questões a partir de variados ângulos e pontos de vista.

Alguns trechos de “A Disposição para o Assombro” destacam uma relação próxima da psicanálise com o teatro. “Acredito que hoje a questão crucial da clínica e da investigação psicanalítica é compreender onde está o caos e como se constroem ilhas de significado – como se constroem os sonhos”, escreve Nosek no capítulo “O Método Analítico: Uma Metáfora Musical”.

Ou, no capítulo “Psicanálise e Arte Contemporânea”: “Nos sonhos, sabemos sem saber que sabemos. A figura precede o conceito. O mesmo sucede na arte. Daí o caráter premonitório dos sonhos e captação precoce que a arte faz da realidade. Somos praticantes de um saber que, na medida em que procura revelar e construir o que ainda não é passível de ser pensado, apresenta-se em afinidade estreita com as artes”.

O Seminário Anual de Pesquisa e Extensão tem, ainda, outras palestras e apresentações. Confira a programação completa.

Icone WhatsApp