Técnica de canto da Broadway e teatro musical são temas de cursos no Célia Helena - Escola de Teatro Célia Helena Inglês
Escola de Teatro Célia Helena Inglês Notícias Técnica de canto da Broadway e teatro musical são temas de cursos no Célia Helena

Técnica de canto da Broadway e teatro musical são temas de cursos no Célia Helena

Com duração de cinco semanas, programas têm início em maio e junho; Inscrições estão abertas

A agenda cultural do Brasil e, principalmente, de São Paulo, não deixa dúvidas: longe de ser uma moda passageira, o teatro musical veio para ficar. Com produções cada vez mais numerosas, os espetáculos precisam de atores capacitados, que dominem canto e dança, além, é claro, da atuação.

Nesse contexto, o Célia Helena Centro de Artes e Educação dá continuidade à formação na área com dois novos cursos: “Interface cena, música e texto” e “Vivências em belting para português”. As aulas começam, respectivamente, nos dias 21 de maio e 13 de junho e as inscrições já estão abertas no site da instituição.

“Canto, dança e atuação são o DNA do teatro musical, habilidades conectadas de maneira indissociável”, diz Fernanda Belinatti, atriz e professora responsável pelo curso “Interface”. “A linguagem exige que o ator tenha preparo para cantar e dançar.”

Segundo ela, um aluno não precisa saber cantar para fazer o curso, já que é totalmente possível aprender as técnicas por meio de exercícios. “Cantar é uma habilidade como outra qualquer, que pode ser adquirida e aprimorada através do estudo, treinamento técnico e comprometimento.” Além do canto, o curso também explora a dança, a atuação e, principalmente, a relação estas habilidades.

Bastante prático, o curso tem início com técnicas de preparação corporal. Reflexões e discussões sobre os exercícios constituem o aporte teórico do programa. Na parte final, os alunos se organizam na criação de cenas.

Os alunos que buscam uma preparação específica para voz certamente vão aproveitar o curso “Vivências em belting para português”. Pode ser que o termo seja novo para alguns, mas quem já viu bons musicais deve ter visto a técnica em ação.

Criado nos musicais da Broadway, o belting potencializa a voz do ator para que ela soe mais “gritada”. “Um ator que domina o belting se destaca dos outros, e não só para cantar”, afirma Rafael Villar, ator, cantor e professor de técnica vocal. “A sonoridade fica mais homogênea, o ator ganha mais recursos para compor o personagem e fica mais fácil trazer o público para dentro do enredo.”

Basicamente, aplicar belting é usar uma postura consciente da laringe. Mesmo quando um ator está cantando, ele coloca sua garganta na mesma posição que ela estaria durante a fala. Isso aumenta o alcance vocal e ajuda o artista a levar a verdade da cena para a voz.

O curso tem início com uma exposição teórica sobre os princípios do belting e as peculiaridades da técnica. Depois disso, é hora de colocar os conhecimentos na prática: junto a Rafael, os alunos escolhem um repertório e ensaiam as canções, simulando um espetáculo musical.

Saiba mais sobre os cursos e inscreva-se.

Icone WhatsApp