10 razões para fazer pós-graduação em Dramaturgia se você é de outra área - Escola de Teatro Célia Helena Inglês
Escola de Teatro Célia Helena Inglês Notícias 10 razões para fazer pós-graduação em Dramaturgia se você é de outra área

10 razões para fazer pós-graduação em Dramaturgia se você é de outra área

O Célia Helena conversou com cinco ex-alunos do curso de pós-graduação em Dramaturgia que têm graduações em outras áreas que não as Artes Cênicas. Eles nos deram dez boas razões para fazer o curso, que está com inscrições abertas.

Invisível entre os elementos de um espetáculo, o texto é essencial para a criação de boas peças de teatro

1) A Dramaturgia torna sua escrita mais criativa. “Aprender mais sobre Dramaturgia, sobre autores consagrados, sobre estruturas e formatos, tudo isso foi indispensável para aguçar a criatividade”, diz Içara Bahia, formada em Jornalismo.

2) Você vai saber o que fazer quando tiver uma boa ideia. “O curso oferece o conhecimento necessário para saber executar um lampejo criativo. Não adianta ter ideias e não saber como colocá-las em prática!”, reforça Içara.

3) Você vai perceber que escrever pode levá-lo a diversos caminhos. “A pós apresenta uma pluralidade de segmentos, não só teatro, como cinema (ficção e não-ficção) e TV. Combinados, esses segmentos me fizeram enxergar diversas possibilidades de atuação da escrita”, diz o também jornalista Leonardo Costa.

4) Como os alunos são de diversas áreas, os pontos de vista são super variados! “Na minha turma havia gente de Jornalismo, Cinema, Teatro, Direito, Artes Visuais. Como todos vinham de algum lugar diferente, os debates e comentários nos textos realizados eram sempre complementares”, conclui Leonardo.

5) O mercado de dramaturgia tem espaço. “Vi uma entrevista com a atriz Irene Ravache em que ela falava da dificuldade de encontrar bons roteiros para teatro, cinema e televisão. Outros atores, atrizes e diretores também tinham essa mesma queixa. Então resolvi procurar um curso de roteiro para verificar se eu poderia vir a trabalhar com isso no futuro. E nessa busca, encontrei o curso de pós do Célia Helena”, comenta Silvia Giurlani.

6) O curso possibilita a construção de um pensamento crítico. “Acho que todo conhecimento sempre soma e traz benefícios. Do ponto de vista profissional, me ajudou a ser mais criativa e também crítica com relação à escrita”, continua Silvia.

7) Possibilidade de interação com grandes nomes da Dramaturgia nacional. “Tivemos vários encontros com feras como Juca de Oliveira e Maria Adelaide Amaral!”, lembra a cientista social Maria Zilda Hamrick.

8) Não só o aprendizado da dramaturgia influencia na sua carreira, mas o seu conhecimento prévio também enriquece as aulas. “Acredito que a dramaturgia pode ser vista como resultado das forças sociais que transformaram o mundo em diferentes épocas. Desde Aristóteles, Shakespeare, Ibsen, Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna, podemos ver em seus trabalhos o espelho de uma época histórica com as suas questões sociais, econômicas e culturais”, analisa Maria Zilda, com seu conhecimento de Ciências Sociais.

9) Sua escrita, é claro, vai melhorar. “Minha formação no Direito e o trabalho como advogada sempre me proporcionaram muitos momentos de escrita, mas era uma escrita técnica, específica. Meu texto ficou mais fluido, menos duro, por assim dizer, e isso é bom mesmo para a profissão de advogado”, diz Melina Trentini.

10) Se você é inseguro, prepare-se para deixar de ser! “Perdi boa parte da insegurança em relação à publicação das coisas que escrevo. Durante o curso, submetemos os textos à análise e críticas dos colegas, o que é bem produtivo e libertador”, completa Melina.

Saiba mais sobre o curso e inscreva-se!

Icone WhatsApp