“No Célia Helena, tive a base para ser a atriz que sou hoje”, diz Maria Manoella - Escola de Teatro Célia Helena Inglês
Escola de Teatro Célia Helena Inglês Notícias “No Célia Helena, tive a base para ser a atriz que sou hoje”, diz Maria Manoella

“No Célia Helena, tive a base para ser a atriz que sou hoje”, diz Maria Manoella

Integrante do elenco da novela “Deus Salve o Rei”, a artista comenta sua passagem pela escola

Quem vê o desempenho da atriz Maria Manoella nas cenas da novela “Deus Salve o Rei” logo percebe que a artista tem uma vasta experiência no ofício. E não é para menos: Manoella começou no cinema em 2002 e na televisão em 2005, acumulando diversos trabalhos.

Foi no teatro, no entanto, que ela deu início a seus estudos de interpretação. “Assim que me formei na escola, sem ter nenhuma experiência com teatro, entrei no Célia Helena”, diz. “Eu não tinha vontade de fazer outra coisa e sabia que o Célia era uma escola tradicional, renomada e que formava muito bem os atores que passavam por lá.”

 

Maria Manoella vive personagem Mirtes, na novela “Deus Salve o Rei” / FOTO: Rede Globo/Divulgação

 

Figura presente em diversas produções, Maria Manoella sente que a formação que teve no Célia deu a ela a base para ser a artista que é hoje. “Foi nas aulas que comecei a seguir essa linha stanislavskiana, realista”, lembra, frisando que esse aprendizado permitiu que ela pensasse como atriz, se colocasse na situação do personagem, além de tê-la capacitado a fazer boas análises de textos.

Ela destaca, ainda, a formação pessoal. “O teatro também foi fundamental na minha construção como ser humano. Mudou completamente meu jeito de olhar e me relacionar com as pessoas e com o mundo. Desenvolveu minha empatia e minha alteridade.”

O curso profissionalizante de teatro do Célia Helena Centro de Artes e Educação está com inscrições abertas para o processo seletivo, que ocorre no dia 28 de julho. Saiba mais e inscreva-se!

A atriz afirma que as técnicas que aprendeu no Célia Helena continuam a acompanhando e são aplicadas em todos os trabalhos nos quais ela se envolve. “Sempre recorro a elas, mas é importante deixar claro que, em termos de aprendizado, a profissão de ator é incessante: a escola dá a introdução, mas, depois de formados, nunca deixamos de estudar, aprender e melhorar.”

Segundo a atriz, outra vantagem de estudar no Célia Helena é a rede de contatos que o aluno pode construir. Ela lembra que pôde conhecer grandes diretores em seus tempos de escola, além de ter tido a oportunidade de mostrar seu trabalho a muitas pessoas do mundo do teatro. “Sem dúvidas, isso auxilia o ator na inserção no mercado de trabalho.”

Os tempos de Célia Helena foram marcantes na vida de Maria Manoella. “Montar uma peça por semestre, estudar a fundo grandes autores e pensadores, tudo isso foi muito importante”, diz. “Não posso deixar de mencionar o contato com professoras como Cleyde Yáconis e Nydia Licia, pessoas com quem eu jamais teria a oportunidade de trocar figurinha se não fosse por meio da escola.”

Icone WhatsApp