Licenciatura

Com o diploma superior de Licenciatura em Teatro você pode ministrar aulas curriculares de artes, que agora são obrigatórias na Educação Fundamental até o Ensino Médio, tanto na rede pública como na rede privada. E ainda ter seu DRT de ator e atriz.

O Curso de Licenciatura em Teatro adequa-se à recente alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece que as artes visuais, a dança, a música e o teatro são linguagens que constituem o componente curricular “artes” no ensino formal de nível básico, o que impõe urgência na formação de professores para atuar neste campo do ensino.

Na Licenciatura em Teatro você vai experimentar a prática teatral pelo viés do ator e da atriz, já que é no exercício do trabalho de criação e atuação que se cruzam as muitas

dinâmicas envolvidas no aprendizado de teatro como linguagem artística, inclusive quando se tem em vista sua inserção na educação formal.

O curso de teatro, na modalidade em Licenciatura, da ESCH é uma excelente opção para você que deseja ampliar os campos de trabalho na área de formação.

O Curso de Licenciatura em Teatro da ESCH tem a duração de oito semestres, com aulas de segunda à sexta-feira, eventualmente aos sábados, e com previsão de exames públicos inclusive aos domingos e feriados. As aulas são presenciais com alguns conteúdos em EAD. A Licenciatura em Teatro da ESCH prevê, na sua matriz curricular, a realização do Estágio Supervisionado (400h) e das Atividades Complementares (320h), ambos obrigatórios e a serem realizados fora do horário do período da matrícula de origem do aluno. Prevê também a realização do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

    Envie a sua redação

    Para o dia de sua entrevista precisamos de:



    Inspire-se no texto abaixo, de Manoel de Barros, e escreva uma redação sobre o papel do professor de artes na formação de crianças e jovens. A redação deve ser enviada no formato Calibri, tamanho 11 com o mínimo de 2000 caracteres (com espaços).

    O Menino Que Carregava Água Na Peneira

    O menino que carregava água na peneira

    (Manoel de Barros)

    Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira.

    A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.

    A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água. O mesmo que criar peixes no bolso.

    O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.

    A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio, do que do cheio. Falava que vazios são maiores e até infinitos.

    Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito, porque gostava de carregar água na peneira.

    Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira.

    No escrever o menino viu que era capaz de ser noviça, monge ou mendigo ao mesmo tempo.

    O menino aprendeu a usar as palavras. Viu que podia fazer peraltagens com as palavras. E começou a fazer peraltagens.

    Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela. O menino fazia prodígios. Até fez uma pedra dar flor.

    A mãe reparava o menino com ternura. A mãe falou: Meu filho você vai ser poeta! Você vai carregar água na peneira a vida toda.

    Você vai encher os vazios com as suas peraltagens, e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos!

    Prazo de envio da redação: 27 de Julho de 2022 às 20h


    Dica: Crie sua redação em um editor de texto depois apenas cole na caixa de texto acima.

    Diálogo com o candidato sobre suas expectativas em relação ao curso e à profissão. No ato da entrevista, o candidato fará leitura em voz alta de um pequeno texto. Esta etapa reflete um dos principais procedimentos da ESCH: acompanhar a trajetória do aluno, sua inserção na vida acadêmica, imersão em estudos e em projetos científicos.

     

    Resultados – 29/07 a partir das 19h

    Matrículas de 01,02 , 03 de Agosto

    Horários:
    Aulas ministradas de segunda a sexta-feira.

    Período: Manhã (08h15 – 13h00)

    Noite (19h00 -23h00),

    Formato:
    Aulas presenciais, na unidade, e atividades on-line, realizadas por vídeo conferência em aulas ao vivo, pelas plataformas Zoom e Teams.

    Local:
    Avenida São Gabriel, 462 – Itaim Bibi.

    Pré-requisito:
    Ter concluído o Ensino Médio

    Foi concebida de modo a conjugar, ao máximo, em plena integração, a formação artística e pedagógica, possibilitando a atuação profissional para o ensino de Artes assim como a plena atuação em todas as áreas das Artes da Cena. Prevê também conteúdos desenvolvidos por meio de práticas como componentes curriculares (PCC) e por ações relacionadas ao estágio curricular supervisionado.  

    Disciplinas

    Fundamentos da Interpretação I

    Fundamento da Interpretação II

    Interpretação I

    Interpretação II

    Poéticas da Atuação

    Projeto de Encenação

    Práticas integradas no ensino das artes I e II

    Estudo e Prática Corporal I, II, II, IV, V e VI

    Estudo e Prática Vocal I, II, II, IV, V e VI

    Expressão Musical I e II

    Improvisação

    Construção da Dramaturgia

    Cenografia e Espaço Cênico

    Matrizes Culturais do Brasil

    Caracterização Cênica e Figurino

    Expressão em Artes Visuais

    Jogos e Pedagogia Teatral

    Estudos sobre o ensino do teatro

    Língua Brasileira de Sinais

    Subjetividade e Aprendizagem

    Políticas Nacionais de Ensino

    Acessibilidade, ensino e aprendizagem

    História do Espetáculo Teatral I e II

    História do Teatro I e II

    História do Teatro Brasileiro I e II

    Estética

    Trabalho de Conclusão de Curso

    Estágio Curricular Supervisionado