1ª Mostra Artística de TCC e IC da ESCH

Programação:  Av. São Gabriel, 462, Itaim, às 19h
12 de dezembro de 2022

Título: Eu não quero entrar no armário  

Aluna: Maria Laureano Castello | Orientação: Abel Xavier 

 Se a arte é representação da vida e suas faces, as personagens em diferentes contextos dramatúrgicos devem apresentar e representar a diversidade humana. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca evidenciar o efeito que filmes e séries com características LGBTQIA+ tiveram, têm e podem vir a ter no desenvolvimento juvenil. 

 

Título: Corpo-Casa-Mapa  

Aluna: Luísa Moretti | Orientação: Yonara Dantas 

Casa. Lugar, testemunha, parceria. Acolhe e se molda ao seu habitante. Carta aberta para A Casa que acompanhou comigo vida, velhice, loucura e morte. Diálogo entre sujeito e arquitetura.  Mas pode ser sujeito? Posso eu ser casa?  Como contar aquilo que ela viu? 

 

Título: Esperar-te-ei 

Aluna: Samira BulhõesOrientação: Bia Morelli 

Em todos os seus aniversários, seu pai, antes de ir ao trabalho, escreve uma cartinha de parabéns no guardanapo e deixa em cima da mesa. Nesta primavera não há pai, bilhete ou qualquer outro convidado. Uma festa de aniversário vazia, com resquícios de alguém que revirou cartas ridículas, meteu o dedo na cobertura do bolo e dançou até a última badalada. 

 

Título: Antunes Filho e Merlau-Ponty: Diálogos sobre o trabalho do ator 

Alunas: Maria Strambi e Carol Marques |Orientação: Rodrigo Audi 

 O trabalho consiste em um vídeo-manifesto elaborado a partir de entrevistas com atores que integraram o CPT – Centro de Pesquisa Teatral e atuaram no projeto Prêt-à-Porter. Foram investigados os aspectos imateriais do trabalho do ator e sua influência sobre a experiência teatral, a partir da intersecção entre a fenomenologia de Merleau-Ponty e o método desenvolvido por Antunes Filho no CPT. 

 

Título: O Último Baile de Blanche DuBois 

Aluno: Pedro Scalice | Orientação: Gabriel Miziara 

Blanche se despede de Belle Reeve em um último e decadente baile. Durante a noite conta passagens de sua vida e expectativas do futuro. O texto foi escrito a partir da peça “Um Bonde Chamado Desejo” de Tennessee Williams e de relatos verdadeiros de mulheres próximas de Pedro Scalice.