VIII Seminário Anual de Pesquisa e Extensão

Territórios de saberes compartilhados

De 10 a 13 de maio, a Escola Superior de Artes Célia Helena promoverá seu VIII Seminário Anual de Pesquisa e Extensão para compartilhar algumas de suas principais ações realizadas nas áreas de pesquisa e extensão. Promoveremos palestras, rodas de conversa, demonstrações de trabalhos de graduação e de pós-graduação e a apresentação do espetáculo Hamlet 16 X 8, com Rogério Bandeira, direção de Marco Antonio Rodrigues, a partir de trechos da memória e da experiência relatada por Augusto Boal no livro Hamlet e o filho do padeiro: memórias imaginadas.

No Célia, entendemos pesquisa como busca – realizada com empenho, com engenhosidade e com zelo. Pesquisar em arte, para nós, é ainda mais que isso: é transcender a busca do que já possa existir, na missão de encontrar o que ainda precisa ser inventado. Fazemos pesquisa porque fazemos arte, fazemos arte porque sabemos que o ato criativo é uma das manifestações mais sofisticadas do engenho humano e seguimos firmes no propósito de pesquisar e de criar porque, agora mais que nunca, é fundamental inventar novos mundos.

Programação: 

Dia 10.05 | Terça-feira – Estúdio 444

12h – Da Casa do Teatro ao Mestrado em Artes da Cena, com a presença da Profa. Dra.  Lígia Cortez e das mestrandas: Luciana Barboza e Luana Freire

 17h – On-line – Mestrado Profissional em Artes da Cena – Roda de conversas com relatos de pesquisas com Galiana Brasil, Isabella Mota, Ítalo Butzke. Mediação: Profa. Dra. Karina Almeida e do Prof. Dr.  Marcos Barbosa.

Dia 11.05 | Quarta-feira – Estúdio 444

12h – Iniciação Científica – Roda de conversas com relatos de experiências em pesquisa de Iniciação Científica, com a participação de Maria Fernanda Suppo, Letícia Progênio, Michel Dias Nascimento e Rafael Hirata. Mediação: Profa. Dra. Gabriela Alcofra.

12h45, 13h20 e 19h – Intervenção Techatro – uma experiência 360º, com Bryan Parasky. Pesquisa desenvolvida no curso de pós-graduação em Direção e Atuação.

Dia 12.05 | Quinta-feira – Corredor 462

13h – Intervenção Zelda Fitzgerald, com Larissa da Matta. Pesquisa desenvolvida no curso de pós-graduação em Direção e Atuação.

15h On-line | Núcleo de Pesquisa Ações Físicas e Virtuais – Roda de conversas e apresentação do projeto de pesquisa Ações Físicas e Virtuais, em processo, coordenado por: Prof. Dr. Manoel Candeias e Prof. Dr. Marcos Barbosa com mediação Prof. Dr. Marcos Barbosa

17h – On-line – Núcleo da Pesquisa da Presença – Roda de conversas com os participantes do Núcleo da Pesquisa da Presença,  lançamento do site e apresentações de trabalhos artísticos. Mediação: Profa. Dra. Sônia de Azevedo

 19h – Sala 2/444 | Mestrado em Artes da Cena – Intervenção Sarah Kane, com o mestrando Caco Gorlami e integrantes do elenco. Pesquisa do Mestrado em Artes da Cena.

Dia 13.05 | Sexta-feira – Galpão 462

11h30 – Pós-graduação lato sensu – Apresentação da performance “Luz, concreto e metal: um processo de mascaramento a partir da paisagem urbana”, em desenvolvimento pelo aluno Bruno Fernandes no curso de pós-graduação em Corpo: Dança, Teatro e Performance

12h – Rodas de conversas com os pesquisadores Bruno Fernandes, Bryan  Parasky, Caco Gorlami e Larissa da Matta. Mediação: Prof. Dr. Sérgio Audi

 18h20 –  Espaço aberto/444 –Intervenção Zelda Fitzgerald, com Larissa da Matta. Pesquisa desenvolvida no curso de pós-graduação em Direção e Atuação.

19h – Estúdio 444 –  Cancelado por motivos de saúde – será agendado em nova data. Apresentação de Hamlet 16 X 8, com Rogério Bandeira, direção de Marco Antonio Rodrigues, a partir de trechos da memória e da experiência relatada por Augusto Boal no livro Hamlet e o Filho do padeiro: memórias imaginadas. Após a apresentação: roda de conversa.

Comissão organizadora:
Direção artístico-pedagógica: Lígia Cortez
Coordenação: Daves Otani, Gabriela Alcofra, Karina Almeida e Marcos Barbosa
Comissão executiva: Leo Pelliciari, Marcos Barbosa, Nani de Oliveira e Simoni Boer.