Para a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), a faculdade de teatro deve formar cidadãs e cidadãos pensantes e atuantes, atrizes e atores que, por meio de sua atuação profissional, coloquem em movimento o potencial, ao mesmo tempo, da igualdade entre as pessoas e da diversidade de experiências e das formas de ser e de agir.

 

O curso de teatro da ESCH busca fortalecer, por meio da sua pedagogia fundamentada no sistema Stanislávski, o simbólico e a construção poética que cria resistência aos mecanismos de “achatamento” das manifestações de liberdade criativa. Compartilhar a experiência da pluralidade, que fortalece a coletividade e ao mesmo tempo permite ao indivíduo seu próprio desenvolvimento como ser que age em busca de transformações sociais.

 

Proporcionamos ao aluno um trânsito entre os variados campos das artes: dramaturgia, ensino, atuação para câmera, cenografia, figurino, produção, direção e coordenação de processos artísticos.

 

O aluno participa de ações que promovem e abrem perspectivas para a atuação em audiovisual (Mostra de Atores do Célia Helena), em teatro (Estúdio da Cena, Grupo Permanente de Teatro/Projeto Conexões), apresentações públicas expandidas em teatros profissionais da cidade de São Paulo (Exames Abertos) e na prática da linguagem teatral no ensino não formal. São diversas ações que direcionam os alunos na sua trajetória em direção ao mundo de trabalho.

 

Ao longo do aprendizado, a disciplina de Interpretação, conduzida por professores com expressiva carreira profissional na cena artística, introduz o aluno à fundamentação de experiências cênicas diversas. De forma contínua, mantém componentes curriculares que dialogam com as demandas profissionais nas áreas de Atuação para Câmera e Expressão Musical.  A grade curricular da ESCH oferece disciplinas inovadoras para maior abrangência dos estudos (Teatro Latino-Americano, Danças Brasileiras, Libras, Ensino do Teatro).

 

Ao final dos três anos de curso, divididos em seis semestres, o aluno recebe o título de Bacharel em Teatro e, após a chancela do diploma pela Universidade de São Paulo (USP), pode requerer o registro profissional (DRT) ao Ministério do Trabalho.

 

Com mais um ano e meio de estudos, alunos da faculdade de teatro podem se especializar em um dos cursos de Pós-Graduação lato sensu programados pela ESCH.

 

O curso prevê, além das disciplinas regulares, estágio supervisionado e atividades complementares obrigatórias, com o objetivo de aproximar os alunos da realidade profissional e social, com aquisição de referências e de conteúdos abrangentes. Para reafirmar a investigação, a criatividade originária e a autonomia, incentiva os alunos a desenvolverem pesquisas na área de Iniciação Científica.

 

O curso de teatro da ESCH acontece em 2 períodos:
» Manhã, das 8h15 às 13h, ou à noite, das 19h às 23h.

 

A Escola Superior de Artes Célia Helena foi criada como consequência natural do trabalho artístico e pedagógico de Célia Helena e sua filha Lígia Cortez. Atrizes que sempre reconheceram a importância da formação de uma equipe de professores em que, pesquisadores e artistas atuantes e envolvidos com a cena artística, são essenciais para a formação do ator/atriz. Coerente com a origem de sua criação, o corpo docente da ESCH tem reconhecida carreira profissional como encenadores, atores, figurinistas, produtores culturais, bailarinos, performers, dramaturgos.

 

Para a continuidade e permanência de ex-alunos no âmbito acadêmico, a ESCH oferece programas que contemplam a prática sistemática em núcleos de pesquisa e estudos continuados nos cursos de Extensão, Pós-graduação lato sensu e Mestrado Profissional.

 

Muitos atores com carreiras consolidadas em diferentes áreas ramos estudaram no Célia Helena, ao longo dos 40 anos de tradição.

» Conheça aqui alguns dos ex-alunos do Célia Helena
» Graduação do Célia entre as melhores faculdades de teatro do país. Saiba mais

 

Dúvidas ou mais informações: (11) 3884-8294 ou contato@celiahelena.com.br 
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h30 e aos sábados, das 12h às 15h30.

 

Confira no vídeo abaixo alguns motivos para fazer a Graduação do Célia:

A Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) iniciou suas atividades acadêmicas no ano de 2008 com a implantação do curso de Teatro, na modalidade bacharelado. Com sede no município de São Paulo, é mantida pela Associação de Arte e Ensino Superior, entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos.

O curso de Teatro em nível superior foi criado graças à vasta experiência na área artístico-teatral acumulada pelo Teatro-escola Célia Helena, escola técnica de formação de ator, fundada em 1977 pela atriz Célia Helena. A ideia inicial e pioneira da atriz era a de criar uma escola que pudesse preparar e formar jovens atores – objetivo que vem se concretizando até os dias de hoje.

A autorização inicial de funcionamento da Escola Superior de Artes Célia Helena foi aprovada por unanimidade pelo plenário do Conselho Nacional de Educação – CNE, órgão do Ministério da Educação, em virtude do conceito máximo atribuído ao curso pela comissão de especialistas, fruto do pleno atendimento aos indicadores de qualidade para os cursos de Teatro.

As renovações do reconhecimento do curso de Bacharelado em Teatro ocorreram em duas oportunidades:
Em 2012, com conceito 4 ( Portaria MEC/SERES nº 51, de 28/05/12).
Em 2015 – com conceito máximo (5) (Portaria MEC/SERES nº 420, de 08/05/17).

A Escola Superior de Artes Célia Helena, ao longo dos últimos anos, não só consolidou seu bacharelado em Teatro, inclusive expandindo sua entrada anual de alunos de 60 para 90 vagas (Portaria SERES nº 132, de 18 de fevereiro de 2014), como também ampliou sua área de atuação na pós-graduação com os seguintes cursos e programas:

No âmbito da Pós-Graduação Lato Sensu:
» Direção e Atuação;
» Corpo: Dança, Teatro e Performance;
» Arte e Educação;
» Dramaturgia: Cinema, Teatro e Televisão.

No âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu:
Mestrado Profissional em Artes da Cena.

Em 2015, a 157ª Reunião do Conselho Técnico-Científico de Ensino Superior da CAPES recomendou a abertura do curso de Mestrado Profissional em Artes da Cena. A recomendação do CTC-ES CAPES foi referendada pelo Conselho Nacional de Educação, como consta do Parecer CNE/CES no. 46, de 27/01/2016 e homologado pelo Senhor Ministro da Educação conforme Portaria 919, de 18/08/2016. Trata-se do primeiro curso de mestrado profissional nesta área a ser ofertado no Brasil. Importante destacar o pioneirismo da ESCH, em sendo a primeira instituição brasileira a oferecer à sociedade a possibilidade de aprofundamento de estudos em nível de Mestrado em Artes da Cena.

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DA NOSSA INSTITUIÇÃO

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube