Curso Profissionalizante de Teatro

O curso profissionalizante da escola Célia Helena forma atores para teatro, cinema, TV e audiovisual, com direito ao registro profissional (DRT), fornecido diretamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sem precisar se submeter a nenhuma avaliação fora da escola.

Processo seletivo agendado.
Preencha o formulário logo abaixo para se inscrever!

A seleção é composta por duas etapas: o envio de uma redação com o mínimo de  2000 caracteres (com espaços) e uma entrevista on-line, pela plataforma Zoom, no dia e horário confirmados por e-mail e WhatsApp. O link será enviado pelas mesmas plataformas, no dia da entrevista.

Qualquer dúvida, estamos à disposição pelo telefone 3884-8294, opção 2; Whatsapp +11 9 4196-1553 e por e-mail contato@celiahelena.com.br

Inscrição on-line






Duração do curso semanal
2 anos*, de segunda a sexta-feira – tarde (14h30 às 18h30) ou noite (19h20 às 22h40)

Duração do curso aos sábados
3 anos e meio* – das 13h30 às 19h40

*A grade das matérias pode ser flexibilizada, em consulta com a coordenação, para que os estudantes ajustem seu calendário de aulas em cada semestre, pagando proporcionalmente.

Reconhecido pela Secretaria de Educação desde 1989, para ingressar no curso é necessário ter a idade mínima de 14 anos e estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Não é necessária nenhuma experiência prévia em artes. Diversos ex-alunos e ex-alunas com carreiras consolidadas na mídia iniciaram suas trajetórias por aqui.

No momento, nossas atividades presenciais estão suspensas, em atendimento às orientações dos organismos de saúde, mas desde início do isolamento permanecemos ativos e cumprindo, com pequenas e pontuais adaptações, a programação das aulas regulares.

As atividades práticas, ao lado das disciplinas teóricas, seguem dinâmicas com aulas de interpretação, voz, corpo. As ferramentas de comunicação abriram grandes possibilidades para a continuidade do fazer artístico, da criatividade, possibilitando interagir em grupo, discutir temas do trabalho do ator, como formação e performance, criar cenas, imergir nos estudos de textos teatrais.

Os aprendizados do momento, com a familiaridade e descoberta de recursos virtuais, de um lado respondem a um impedimento temporário de realização de encontros presenciais, de outro priorizam a importância em manter a cena viva.

Também nos mobiliza a construir para o futuro ferramentas e procedimentos que proporcionem aprendizados potentes para a melhoria da performance nos campos do trabalho ligados aos meios remotos de comunicação.

Em mais de 40 anos de história, o Célia Helena já esteve ao lado de grandes mudanças sociais, artísticas e culturais e sempre se manteve atuante e firme frente às adversidades. Este momento vai passar e, por isto, lançamos o processo seletivo para o curso profissionalizante, com início no segundo semestre, por acreditar na importância da arte para uma formação artística e humana por excelência.

Pré-requisitos para cursar
Idade mínima de 14 anos
Estar cursando ou já ter concluído o ensino médio

As disciplinas oferecidas durante o curso de teatro proporcionam experiências práticas de interpretação, técnicas de corpo, voz e atuação para câmera. Além de conteúdos teóricos, como História das Artes Cênicas, Teatro Brasileiro e muito mais. Completam as aulas de teatro disciplinas como Produção, Legislação, Maquiagem e Cenografia.

Lígia Cortez

Nani de Oliveira

Ademir Emboava – Interpretação para Câmera

Ana Carolina Raymundo –  Interpretação Dramática

Atilio Beline Vaz – Visagismo, Caracterização Cênica e Indumentária

Beto Belinatti – Teatro Musical

Camila Minhoto – Expressão Vocal

Daniela Biancardi – Interpretação Dramática

Fernando Nitsch – Interpretação Dramática

Gabriel Miziara – Interpretação Dramática

Gabriela Alcofra – Expressão Corporal

Gabriela Hess – Expressão Corporal

Hugo Villavicenzio – História das Artes Cênicas

Laerte Mello – Interpretação Dramática

Liana Ferraz Diniz – Expressão Vocal

Lígia Cortez  – Interpretação Dramática

Lilian Sarkis – Legislação e Produção Teatral

Livia Cubayashi – Teatro Musical

Luaa Gabanini – Expressão Corporal

Luciana Barbosa – Interpretação Dramática

Luciana Schwinden – Interpretação Dramática

Mariana Marteletto- Interpretação para Câmera

Marina Caron – Expressão Corporal

Pedro Granato – Interpretação para Câmera

Rafael Masini – Interpretação Dramática

Ricardo Zetta- Expressão Corporal

Rodrigo Audi – Interpretação Dramática

Samir Yazbek – Literatura Dramática

Sofia Botelho – Interpretação Dramática

Sueli Oliveira – Expressão Vocal

A cada final de semestre do curso, os alunos participam de apresentações, os Exames Abertos, públicas com entrada gratuita. Elas consistem em exercícios cênicos criados a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de teatro durante cada semestre.

Célia Helena foi uma grande atriz que iniciou sua carreira em 1972 e, a partir de então, desenvolveu um trabalho inovador de formação de jovens por meio do teatro, sempre com um propósito social e educacional.

Seu trabalho baseou-se no teatro como instrumento para a expressão da individualidade e troca de experiências, para a formação da cidadania e o pleno desenvolvimento profissional.

Fundado em 1977, o Teatro-escola Célia Helena proporcionou aos jovens um espaço de comunicação e criação no período em que o Brasil enfrentava a ditadura militar.

Graças ao profundo engajamento da atriz e pedagoga, o curso profissionalizante é oficialmente iniciado em 1988 para formação de jovens atores a partir de 14 anos.

O posicionamento pedagógico da atriz Célia Helena inspira todas as ações do Teatro-escola Célia Helena:

“A formação do ator deve contemplar além do conteúdo técnico, também um pensamento crítico, criativo e ético, determinante e historicamente parte do ofício de um artista-criador.”