Curso Profissionalizante de Teatro

O Curso Técnico Profissionalizante em Teatro do Célia Helena forma atores e atrizes com qualificação artística e técnica para ingressarem no mercado de trabalho e contribuírem na conscientização social e cultural dos ambientes em que atuam. Diversos atores com carreiras já consolidadas estudaram em nossa escola como pode ser visto em Alunos na Mídia.

O ingresso é a partir dos 14 anos de idade, possibilitando aos jovens dedicarem-se à formação artística enquanto ainda estão no Ensino Médio, e aos que já concluíram seus estudos,

Com mais de 40 anos de tradição, aqui, o artista ganha voz para levar à sociedade o que constrói na sala de aula e na experiência de se colocar em cena. A partir do segundo semestre, o processo criativo de uma montagem ganha o palco em um exercício cênico, com apresentações gratuitas abertas ao público. Os alunos podem, então, vivenciar a experiência da troca e compartilhar o processo construído cenicamente, em coletivo.

A equipe de professores do Teatro-escola Célia Helena é composta por artistas expoentes, em sintonia com pesquisas artísticas contemporâneas e a expansão do campo de trabalho do ator e da atriz nas Artes da Cena. O currículo é organizado para proporcionar experimentação prática em atuação (Interpretação, Expressão Corporal e Vocal, Atuação para a Câmera), conteúdos teóricos e ferramentas para a criação de projetos artísticos.

Em atendimento às orientações estabelecidas no Plano São Paulo, as atividades presenciais do curso técnico profissionalizante estão autorizadas. Desde 26 de abril, o retorno presencial tem sido realizado de forma gradativa, com todos os rígidos protocolos de biossegurança elaborados pelo Instituto Social Hospital Oswaldo Cruz.  

Para atender aos alunos que ainda não se sentem seguros ao retorno presencial, as aulas seguem ministradas no formato síncrono, para que todos possam dar continuidade aos estudos e ao ensino de qualidade. Os aprendizados adquiridos até o momento, com a familiaridade e descoberta de recursos virtuais, de um lado respondem a um impedimento temporário de encontros com a presença de todos, e de outro priorizam a importância em manter a cena viva em formato virtual.

Processo seletivo

O processo seletivo contará de duas etapas:
1. redação
2. entrevista com a coordenação

Qualquer dúvida, estamos à disposição pelo telefone (11) 3884-8294, opção 2; WhatsApp (11) 94196-1553 ou via e-mail (contato@celiahelena.com.br).

Duração do curso semanal
2 anos*, de segunda a sexta-feira à tarde (14h30 às 18h30)
2 anos*, de segunda a sexta-feira à noite (19h20 às 22h40)

Duração do curso aos sábados
3 anos e meio* – das 13h30 às 19h40

*A grade das matérias pode ser flexibilizada, em consulta com a coordenação, para que os estudantes ajustem seu calendário de aulas em cada semestre, pagando proporcionalmente.

As disciplinas oferecidas durante o curso de teatro proporcionam experiências práticas de interpretação, técnicas de corpo, voz e atuação para câmera. Além de conteúdos teóricos, como História das Artes Cênicas, Teatro Brasileiro e muito mais. Completam as aulas de teatro disciplinas como Produção, Legislação, Maquiagem e Cenografia.

Lígia Cortez

Nani de Oliveira

Atilio Beline Vaz

Aurora Dias

Bete Dorgam

Camila Minhoto

Dani Biancardi

Gabriel Miziara

Gabriela Alcofra

Gabriela Hess

Hugo Villavicenzio

Luaa Gabanini

Laerte Mello

Liana Ferraz

Lilian Sarkis

Luana Freire

Luciana Schwinden

Marina Caron

Michelle Boesche

Pedro Granato

Rafael Masini

Rodrigo Audi

Rogério Bandeira

Samir Yazbek

Sofia Botelho

Sueli Oliveira

Vitória Cortez

A cada final de semestre do curso, os alunos participam de apresentações, os Exames Abertos, públicas com entrada gratuita. Elas consistem em exercícios cênicos criados a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de teatro durante cada semestre.

Célia Helena foi uma grande atriz que iniciou sua carreira em 1972 e, a partir de então, desenvolveu um trabalho inovador de formação de jovens por meio do teatro, sempre com um propósito social e educacional.

Seu trabalho baseou-se no teatro como instrumento para a expressão da individualidade e troca de experiências, para a formação da cidadania e o pleno desenvolvimento profissional.

Fundado em 1977, o Teatro-escola Célia Helena proporcionou aos jovens um espaço de comunicação e criação no período em que o Brasil enfrentava a ditadura militar.

Graças ao profundo engajamento da atriz e pedagoga, o curso profissionalizante é oficialmente iniciado em 1988 para formação de jovens atores a partir de 14 anos.

O posicionamento pedagógico da atriz Célia Helena inspira todas as ações do Teatro-escola Célia Helena:

“A formação do ator deve contemplar além do conteúdo técnico, também um pensamento crítico, criativo e ético, determinante e historicamente parte do ofício de um artista-criador.”