Curso Profissionalizante de Teatro

Nova data do processo seletivo para novas turmas do primeiro semestre de 2019 em breve.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3884-8294 ou e-mail contato@celiahelena.com.br.

 

O curso profissionalizante da escola Célia Helena forma atores para teatro, cinema, TV e audiovisual, com direito ao registro profissional (DRT), fornecido diretamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sem precisar se submeter a nenhuma avaliação fora da escola.

O curso profissionalizante para atores coloca o aluno em contato com diversas linguagens, exemplo: teatro musical, performance, clown, máscara. Sua estrutura curricular flexível transita entre experiências práticas de interpretação, de corpo, expressividade vocal, atuação para câmera e conhecimentos teóricos (Literatura Dramática, Teatro Brasileiro, História do Teatro, Indumentária).

Desde o início das atividades do Teatro-escola Célia Helena, em 1977, os conteúdos curriculares têm sido constantemente analisados e atualizados conforme os objetivos do curso. A formação prepara os atores para atuar nas mais diversas linguagens.

Criado pela atriz, diretora e pedagoga Célia Helena, o curso prepara atores e atrizes para a cena artística em teatro, cinema e televisão com uma equipe de professores, em sua maioria diretores, atores, atrizes, dramaturgos, cenógrafos, figurinistas. Nas aulas de interpretação do curso profissionalizante, o aluno poderá compartilhar aprendizados ao lado de Gabriel Miziara (ator e diretor), Fernando Nitsch (ator e diretor), Fabio Caniatto (ator e diretor), Luciana Schwinden (atriz e diretora), Fernanda Bellinati (atriz), Daniela Biancardi (atriz), Laerte Mello (ator e diretor), Joana Dória (atriz, performer e diretora), Bia Morelli (atriz e diretora).

Reconhecido pela Secretaria de Educação desde 1989, para ingressar é necessário ter a idade mínima de 14 anos e estar matriculado no Ensino Médio. Não é necessária nenhuma experiência prévia em artes. Diversos ex-alunos com carreiras consolidadas na mídia iniciaram suas trajetórias por aqui.

 Informações do curso (Semanais)
Duração2 anos*
HorárioDe segunda a sexta, de 3 a 5 vezes por semana
Tarde (14h às 18h40) ou Noite (19h às 22h35)
 Local Av. São Gabriel, 462 – Itaim Bibi
 Informações do curso (Sábados)
Duração3 anos e meio*
HorárioDas 13h30 às 19h40
 LocalAv. São Gabriel, 462 – Itaim Bibi

*A grade do Técnico Profissionalizante pode ser flexibilizada, em consulta com a coordenação, para que os alunos ajustem seu calendário de aulas conforme sua disponibilidade de agenda e cronograma do curso. É possível escolher as aulas disponíveis nos três períodos oferecidos: tarde e noite semanal e sábados.

Para começar o curso, é preciso participar de um Processo Seletivo que acontece em três etapas, todas realizadas em um único dia.

Pré-requisitos para cursar
Idade mínima de 14 anos
Estar matriculado ou já ter concluído o ensino médio

Como é o Processo Seletivo?
Consiste em uma redação, dinâmica em grupo e entrevista com a coordenação.

Como posso participar?
Preencha o formulário de inscrição e prepare a seguinte documentação:
– Cópia do RG ou CPF (caso menor de 18 anos apresentar cópia do CPF do pai ou responsável);
– Foto 3×4;
– Pagamento da taxa de inscrição e comprovante;
– Os candidatos portadores de necessidades especiais, que exijam condições específicas para a participação no Processo Seletivo serão atendidos de forma preferencial, devendo comunicar com antecedência suas necessidades;

– Verifique agendamento do processo seletivo em caso de impossibilidade de comparecimento na data estipulada.

 

As disciplinas oferecidas durante o curso de teatro proporcionam experiências práticas de interpretação, técnicas de corpo, voz e atuação para câmera. Além de conteúdos teóricos, como História das Artes Cênicas, Teatro Brasileiro e muito mais. Completam as aulas de teatro disciplinas como Produção, Legislação, Maquiagem e Cenografia.

Lígia Cortez

Nani de Oliveira

Ademir Emboava – Interpretação Dramática

Atilio Beline Vaz – Visagismo, Caracterização Cênica e Indumentária

Beatriz Morelli – Interpretação dramática

Camila Minhoto – Expressão Vocal

Carol Bezerra – Expressão Vocal

Chico Carvalho – Teatro Brasileiro

Ednaldo Freire – Interpretação Dramática

Elisa Ohtake – Expressão Corporal

Fabio Caniatto – Interpretação Dramática

Fernando Nitsch – Interpretação Dramática

Gabriel Miziara – Interpretação Dramática

Gabriela Alcofra – Expressão Corporal

Gabriela Hess – Expressão Corporal

Hugo Villavicenzio – História das Artes Cênicas

Janaína Suaudeau – Interpretação dramática

Joana Dória de Almeida – Interpretação Dramática

Karina Almeida – Expressão Corporal

Laerte Mello – Interpretação Dramática

Leo Birche – Interpretação Dramática

Liana Ferraz Diniz – Expressão Vocal

Lili Fonseca – Interpretação para Câmera

Lilian Sarkis – Legislação e Produção Teatral

Luaa Gabanini – Expressão Corporal

Luciana Schwinden – Interpretação Dramática

Marina Caron – Expressão Corporal

Pedro Granato – Interpretação Dramática

Rodrigo Audi – Interpretação Dramática

Samir Yazbek – Literatura Dramática

Sheila Areas – Expressão Corporal

Sofia Botelho – Interpretação Dramática

Sueli Oliveira – Expressão Vocal

A cada final de semestre do curso, os alunos participam de apresentações, os Exames Abertos, públicas com entrada gratuita. Elas consistem em exercícios cênicos criados a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de teatro durante cada semestre.

Célia Helena foi uma grande atriz que iniciou sua carreira em 1972 e, a partir de então, desenvolveu um trabalho inovador de formação de jovens por meio do teatro, sempre com um propósito social e educacional.

Seu trabalho baseou-se no teatro como instrumento para a expressão da individualidade e troca de experiências, para a formação da cidadania e o pleno desenvolvimento profissional.

Fundado em 1977, o Teatro-escola Célia Helena proporcionou aos jovens um espaço de comunicação e criação no período em que o Brasil enfrentava a ditadura militar.

Graças ao profundo engajamento da atriz e pedagoga, o curso profissionalizante é oficialmente iniciado em 1988 para formação de jovens atores a partir de 14 anos.

O posicionamento pedagógico da atriz Célia Helena inspira todas as ações do Teatro-escola Célia Helena:

“A formação do ator deve contemplar além do conteúdo técnico, também um pensamento crítico, criativo e ético, determinante e historicamente parte do ofício de um artista-criador.”