Primeiro curso de pós-graduação stricto sensu direcionado à prática profissional das artes da cena no Brasil, o Mestrado Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena é reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). O curso foi concebido para contribuir com a organização e aprofundamento de pesquisas de artistas que, em suas trajetórias, desenvolvem atividades práticas nas Artes da Cena.

O Mestrado Profissional em Artes da Cena tem por objetivo aprofundar os recursos práticos da profissão, acrescentando referencial conceitual à formação que qualifica a atuação profissional do artista pesquisador. Sua prioridade é despertar as potencialidades próprias de cada mestrando.

Nesse sentido, o curso permite a realização de um trabalho de conclusão prático (trabalho artístico) acompanhado de um memorial do processo a partir de Projeto Artístico Autoral, sendo possível optar por elaborar uma dissertação tradicional.

Definem o campo de atuação e o foco de cada Projeto Artístico Autoral. Nosso curso tem quatro linhas de atuação: 

Processos Criativos: estuda a produção cênica nas suas diversas modalidades (teatro, dança, performance, criações visuais e musicais). 

Processos Pedagógicos: voltada para princípios e critérios das práticas pedagógicas em artes da cena. 

Gestão de Processos: pesquisa acerca da produção de espetáculos, a administração de espaços, a gestão institucional e as práticas de seleção e curadoria em artes da cena. 

Memória e Acervo: enfoque na preservação da história de produções artísticas relevantes para as Artes da Cena, gerando ou investigando acervos de trajetórias institucionais ou pessoais.

ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do Mestrado Profissional enfatiza a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia apropriada e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico.

Diferenciado na sua estrutura, o Mestrado Profissional em Artes da Cena privilegia, para além da formação em ambiente disciplinar, as seguintes atividades de formação:

– Desenvolvimento de um Projeto Artístico Autoral em Artes da Cena;
– Realização de um trabalho final de caráter prático e experimental;
– Investigação continuada de procedimentos práticos da cena;
– Inserção em espaço de integração com artistas convidados;
– Ações interdisciplinaridades;
– Supervisão continuada da equipe.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Possibilitam que a relação dos mestrandos com seus objetos de pesquisa alcance um alto nível de qualificação.

A primeira delas é "Poéticas da cena: conceitos e trajetórias", uma reflexão histórica e crítica quanto aos lugares da arte na contemporaneidade.

O foco da segunda disciplina, "Artes da cena: deslocamentos e fronteiras", são estudos de caso em criação e pesquisa, a partir do legado de artistas de alta relevância.

A terceira e última disciplina obrigatória é "Metodologias da pesquisa em artes", que investiga formas de registro personalizadas a serem concebidas para cada Projeto Artístico Autoral, em um ambiente de troca e de debate entre mestrandos e orientadores.

Tratam-se de três disciplinas do primeiro ano do curso, cada uma delas com 45 horas aula.

ATIVIDADES PROGRAMADAS
São a parte inicial da trajetória formativa de cada Projeto Artístico Autoral. Cada uma destas atividades é estabelecida junto com os orientadores e pode acontecer tanto dentro quanto fora da instituição.

Elas são as seguintes: disciplinas nas pós-graduações lato sensu da ESCH, atuação profissional orientada ou práticas pedagógicas orientadas, estudos dirigidos, atividades de disseminação de conhecimento e laboratórios de criação artística.

PÚBLICO ALVO
O Mestrado Profissional em Artes da Cena é direcionado a graduados em quaisquer áreas de conhecimento, com atuação profissional no vasto campo das artes da cena (Teatro, Performance, Dança, Música, Artes Visuais, Cinema, etc) ou com atuação profissional em áreas correlatas.

TRABALHO DE CONCLUSÃO
Poderá ser uma dissertação ou um Projeto de Prática Criativa em Artes da Cena, acompanhado de um memorial analítico.

O processo seletivo consiste em inscrição via site, elaboração de Plano de Trabalho (que deve ser anexado no ato da inscrição) e entrevista com banca composta por membros do colegiado do curso:


– Edital disponível neste link
– Inscrições abertas neste link
– Aprovados para entrevista: serão comunicados por email para agendamento de entrevista
– Divulgação de resultado final
– Matrícula

Informações ou dúvidas em (11) 3884-8294 ou mestrado@celiahelena.com.br

portal do aluno política de privacidade contato ouvidoria blog twitter facebook instagram youtube