Programa de
Pós-graduação Profissional em
(PROA)
O Programa de Pós-graduação Profissional em Artes da Cena (PROA) da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) é um marco no ensino Stricto Sensu no Brasil com o primeiro curso de mestrado e o primeiro curso de doutorado profissional em artes da cena do país. As pesquisas realizadas no programa qualificam e impulsionam projetos e carreiras, promovendo uma capacitação qualificada e inovadora para profissionais das artes da cena, em suas irradiações pela criação artística, pela pedagogia, pela gestão e pela mediação cultural.
Com um enfoque de pesquisa aplicada a práticas profissionais, o curso busca promover a sistematização e a investigação dos percursos profissionais de estudantes, aliando práticas artísticas a referenciais teórico-práticos. O Mestrado Profissional, classificado pela CAPES/MEC com conceito 4, possui duração de 24 meses e combina aulas on-line e pesquisa presencial.
Em outubro de 2024, a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) tornou-se a primeira instituição brasileira a ter um curso de Doutorado Profissional na área de Artes da Cena. Essa realização reflete anos de pesquisa de qualidade, realizada por toda a comunidade da ESCH, na constante busca de inovação e de impacto para qualificar recursos humanos e para contribuir com avanços nos campos da cultura, da educação e das artes. Em breve, publicaremos mais informações sobre o curso de Doutorado.
Aprofundar a dimensão crítica e conceitual da formação de profissionais das artes da cena, sistematizando seus percursos artísticos e profissionais. Proporcionar uma experiência transformadora, conectando produção artística de alta qualidade com estudos teóricos aprofundados, gerando cultura e conhecimento de impacto significativo na sociedade.
O Programa de Pós-graduação Profissional em Artes da Cena (PROA) é estruturado em quatro linhas de atuação, cada uma direcionada para diferentes aspectos das artes da cena:
Desenvolvimento e sistematização de conceitos e práticas pedagógicas em artes da cena, incluindo ensino formal, não formal e ações de mediação e disseminação de saberes.
Além da formação disciplinar, com componentes obrigatórios, cada projeto de pesquisa incorpora atividades programadas específicas e trabalhos de pesquisa individual orientada. A formação orienta-se para a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso vinculado a produto inovador associado a práticas profissionais, com alto potencial de impacto e disseminação, acompanhado de memorial ou dissertação.
A estrutura curricular do Mestrado Profissional enfatiza a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia apropriada e aplicação orientada para pesquisa em campo de atuação profissional específico.
Diferenciado na sua estrutura, o Mestrado Profissional em Artes da Cena privilegia, para além da formação em ambiente disciplinar, as seguintes atividades de formação:
Os projetos e discentes do mestrado geram cultura e conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural do Brasil. Conheça alguns projetos de destaque já apresentados:
Fotoperformance da egressa Nathielle Wougles, que integrou o produto da pesquisa Corazón Central: Criando Territórios de [R]Existência, do Mestrado Profissional em Artes da Cena da ESCH. Site: https://corazoncentral.com/
Criação do aplicativo APP Cordel Aplicado – Tecnologia em Versos, pela egressa Izabel Nascimento. Trata-se de um aplicativo para mediar o estudo e a produção de literatura de cordel em sala de aula. Site: https://cordelapplicado.com.br/
Livro Pequeno inventário de plantas imaginárias, publicado pela Editora Paraquedas, fruto da pesquisa da egressa Valéria Toloi, do Mestrado Profissional em Artes da Cena da ESCH.
Link para o repositório
Criação do produto Redemoinhos, por Zhumar de Nazaré (Josimar Dantas). Trata-se de um caderno de mediação cultural, disponibilizado como site e como e-book, que descreve ações, estratégias e habilidades de mediação cultural articuladas ao movimento cultural de Marabá (PA). Site: https://redemoinhos.com.br/
Livro Artes cênicas em transe: notas sobre a curadoria, publicado pela editora Hucitec, fruto do produto da pesquisa de Galiana Brasil, do Mestrado Profissional em Artes da Cena da ESCH. Link para o repositório
Criação e consolidação do Instituto Sertão Vivo, em Paripiranga, sertão da Bahia, pela egressa Luana de Menezes (Lua Morkay). A Instituição que oferta a crianças, jovens e mulheres da comunidade rural aulas de teatro, música, cinema comunitário, empreendedorismo comunitário e socioemocional. https://www.sertaovivo.org/
Link para o repositório
Estudo e o registro das propostas pedagógicas e atividades culturais, fruto da pesquisa Práticas culturais na educação escolar indígena: Um olhar artístico-pedagógico Xukuru Kariri na aldeia fazenda Canto Palmeira dos Índios, da egressa Rosângela Queiroz, que também participou do documentário Todo índio tem ciência (2022), que pode ser acessado aqui: https://youtu.be/q4PHqUM9-kg?si=FiFl26dR7KIoaUv0
O Mestrado da ESCH tem um impacto nacional, com projetos distribuídos por diversas regiões do Brasil, como:
LÍGIA CORTEZ – Direção geral
Drª. KARINA ALMEIDA – Coordenação
Dr. MARCOS BARBOSA DE ALBUQUERQUE – Vice-Coordenação
Dr. ANDRÉ CARREIRA
Dr. DAVES OTANI
Dr. BERNARDO FONSECA MACHADO
Drª. DEISE SANTOS DE BRITO
Drª. ELISABETE DORGAM
Drª GABRIELA ALCOFRA
Drª. GIULIANA SIMÕES
Drª. GRAZIELA KROHLING KUNSCH
Drª. JANAINA CARRER
Drª. JOANA DÓRIA
Drª. LIANA FERRAZ
Dr. MANOEL CANDEIAS
Drª. MONICA SANTANA
Me. SAMIR YAZBEK
Drª SONIA GOUSSINSKY
Drª. SÔNIA MACHADO DE AZEVEDO
Drª. YONARA DANTAS
O processo seletivo para a próxima turma regular do mestrado se iniciará em abril de 2025, com a publicação do edital. A inscrição consiste no envio de documentação e Plano de Trabalho e em entrevista com banca composta por membros do corpo docente permanente do curso. Acesse aqui o Edital 2025:
Em parceria com o Itaú Cultural (IC), formamos turmas especiais que integram o Laboratório em Artes e Mediação Cultural, reunindo alunos e alunas com interesse em aprofundar pesquisas e práticas artísticas ou profissionais relacionadas a uma compreensão expandida da noção de mediação cultural em seus mais diversos contextos e formatos.
Nesta turma especial, os objetos de pesquisa estarão diretamente vinculados às práticas profissionais de integrantes do curso, compreendendo diversas áreas do saber (artes visuais, leitura, artes cênicas, ciência etc.), espaços socioculturais, plataformas e públicos.
Para mais detalhes sobre o curso e sobre processos seletivos, acesse:
O Repositório Institucional da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) tem como missão coletar, organizar, salvaguardar e disseminar todo o conhecimento produzido nesta Instituição de Ensino Superior.
O Doutorado Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), primeiro do Brasil, objetiva promover formação para a atuação qualificada de profissionais nos mais diversos campos das artes, cultura e educação, visando, por meio de projetos de intervenção, a solução de problemas complexos no campo social e no mundo do trabalho, bem como prática docente qualificada e ampliação de campo de trabalho no universo do ensino formal, incluindo o Ensino Superior, promovendo impacto positivo e evidente na sociedade.
O Doutorado Profissional em Artes da Cena da ESCH será realizado em parceria com a Fundação Itaú, dando continuidade a um trabalho conjunto iniciado com a Turma Especial Laboratório em Artes e Mediação Cultural, em nível de mestrado, que está em sua quarta edição. No Doutorado, renova-se a iniciativa que permite aos estudantes do curso completarem suas formações em nível de doutoramento sem a necessidade de pagamento de taxas ou de mensalidades.
No processo seletivo para o Doutorado da ESCH, serão aprovadas pessoas com práticas profissionais consolidadas, que apresentem projetos de intervenção, especificando a implementação de ações inovadoras e transformadoras, propondo aplicações relevantes às práticas de grupos extensos, a contextos comunitários ou institucionais.
O Doutorado Profissional da ESCH apresenta três eixos pedagógicos que organizam a estrutura acadêmica do curso:
Com a carga horária total de 300 horas, a estrutura curricular do Doutorado em Artes da Cena prevê a oferta de quatro tipos de componentes curriculares creditáveis:
As disciplinas, de natureza conteudística e formativa, são duas (ambas obrigatórias e cada uma delas com 2 créditos):
Os laboratórios, voltados prioritariamente para práticas que atendam ao desenvolvimento de habilidades e competências previstas no projeto pedagógico do doutorado são dois (ambos obrigatórios e cada um deles com 3 créditos):
As atividades laboratoriais serão realizadas, preferencialmente, em rede, ocupando sobretudo o espaço pedagógico da Escola Superior de Artes Célia Helena, com a realização de orientações, de cursos, seminários e oficinas e com a concepção e a aplicação de ações de pesquisa e de ações e mediações culturais.
O Plano Individual de Habilidades e Competências é, também, espaço para práticas associadas ao projeto de intervenção como ação de pesquisa orientada, no qual cada discente projeta o seu perfil mais adequado de ações para o desenvolvimento das habilidades previstas no projeto pedagógico do curso.
A orientação e TCC compreendem todo o percurso de orientação individual de cada discente ao longo do curso e todas as demandas de preparação e de produção para o atravessamento, por exemplo, das qualificações, da defesa e do depósito do Memorial de Doutoramento.
No processo seletivo para o Doutorado da ESCH, serão aprovadas pessoas com práticas profissionais consolidadas, que apresentem uma descrição precisa do objeto que motiva o projeto de intervenção que deverá ser criado, registrado ou sistematizado no âmbito do Doutorado Profissional em Artes da Cena, indicando-se, inclusive, o estado presente de desenvolvimento do trabalho, apresentando articulação com referencial teórico-conceitual. Serão selecionados projetos que se insiram em uma dessas categorias:
Projetos de intervenção em organizações profissionais consolidadas no campo da Artes, instituições de formação profissional em Artes e/ou de promoção e divulgação das Artes – projetos de criação ou reestruturação de instituições, projetos de criação ou reestruturação de protocolos e/ou políticas de funcionamento institucional, projetos de intervenção que implementem ações que venham a sanar ou mitigar problemas reais diagnosticados no mundo do trabalho em artes.
Projetos de intervenção que desenvolvam técnicas, saberes ou materiais que contribuam para a melhora de práticas profissionais nas artes que demonstrem potencial de aplicabilidade para grupos maiores, extrapolando o âmbito individual – projetos de desenvolvimento de material técnico (manuais, métodos, equipamentos, etc.) que promovam o aprimoramento de práticas profissionais e formativas no campo das Artes.
Projetos de intervenção que implementem a expansão de horizontes de criação e percepção artística – projetos de criação artística que apresentem potencial de ampliar as possibilidades de expressão artística através do desenvolvimento de procedimentos, e métodos para a criação e/ou ampliação da utilização de materiais e ferramentas; potencial para ampliar os contextos e/ou formas para a produção, o ensino, a divulgação, a sistematização ou a fruição de Arte.
No âmbito do Doutorado em Artes da Cena da ESCH, Memorial de Doutoramento (que corresponde ao Trabalho de Conclusão de Curso) deverá refletir, em seus formatos, estilos e composições, a pluralidade das formas de pesquisa, de formação e de intervenção que são caras ao programa. Assim sendo, a natureza específica de cada Memorial de Doutoramento deve ser decidida em cada processo de pesquisa orientada de forma a decorrer, organicamente, do percurso de formação trilhado por cada discente. Isto posto, é diretriz geral da concepção de Memoriais de Doutoramento que os mesmos documentem: 1) o percurso de formação discente; 2) contribuição teórico-conceitual que esteja voltada diretamente para o diagnóstico, a mitigação ou o saneamento de problemas reais da sociedade e do mundo do trabalho em artes da cena e 3) produtos resultantes do projeto de intervenção, assim como a sistematização do desenvolvimento, da implementação, do gerenciamento e da avaliação dos mesmos.
O TCC deve gerar a implementação de pelo menos um produto que deve apresentar, de modo concreto e evidente, inovação e avanço para o mundo do trabalho em artes e cultura, sendo a sua implementação obrigatória para a realização da defesa de doutorado. Visando promover a qualificação de cada discente e a concepção de produtos oriundos dos projetos de intervenção capazes de promover inovação e avanço para a área, o Memorial de Doutoramento, poderá compreender: material didático/pedagógico; livro; site; aplicativo; artigo; processos criativos com impacto cultural, social e profissional em dimensão coletiva; ações extensionistas; serviços de consultoria, difusão e formação na área das artes da cena; ações no campo da gestão (cultural; educacional; organizacional) e da produção cultural, compreendendo, por exemplo, evento artístico-científico aberto a comunidade; cursos de extensão; projetos de curadoria, organização e realização de mostras artísticas com vocação para formação qualificada de público de arte e cultura; ações de mediação cultural; sistematização, implementação e disseminação de processos de gestão cultural, produção cultural, curadoria; desenvolvimento e implementação de políticas públicas em artes da cena; dentre outras possibilidades.
As aulas serão às terças-feiras, das 19h às 22h. Uma parte das aulas do Doutorado Profissional acontecerá no formato online e síncrono e, a outra parte, no formato presencial. Os encontros presenciais acontecerão no formato imersivo na cidade de São Paulo. Na primeira ocasião possível, será divulgado calendário de aulas presenciais a serem realizadas pelo período de até 5 dias corridos por ano de curso, para o qual se solicita disponibilidade integral (manhã e tarde) de discentes. Eventuais alterações neste quadro de datas, caso ocorram, serão comunicadas em tempo hábil à turma.
O curso tem duração total de 36 meses, com carga horária total de 300 horas, iniciando-se no dia 28 de outubro de 2025.
Em breve o edital para processo seletivo do Doutorado Profissional em Artes da Cena da ESCH em parceria com a Fundação Itaú será publicado aqui:
Pessoas com experiência na área de artes, cultura e educação, que já tenham diploma de pós-graduação stricto sensu válido no Brasil, não importando se esse diploma está diretamente relacionado às artes.
A pós-graduação stricto sensu refere-se a programas de formação avançada que conferem títulos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Esses programas têm um caráter acadêmico e são voltados para a formação de pesquisadores e docentes. Esses cursos são essenciais para quem busca aprimoramento na área, ampliação das possibilidades de atuação profissional e desenvolvimento de carreira acadêmica.
Não. O processo seletivo envolve o envio de documentações especificadas no Edital (link aqui) que serão avaliadas por comissão de seleção, formada por professores do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena. Candidaturas aprovadas pela comissão de seleção serão encaminhadas para a fase final do processo seletivos, que é a realização de uma entrevista.
As produções intelectuais na área de artes incluem uma ampla variedade de trabalhos que demonstram o impacto artístico, cultural, social, educacional e tecnológico de pesquisadores artistas. As produções intelectuais englobam:
1. Obras Artísticas: Espetáculos, instalações, performances, filmes, documentários, curtas, exposições em galerias/museus/ espaços culturais, curadorias e outras formas de expressão artística. O registro das produções deve sempre especificar a duração da produção e local de realização; presença ou não fomento/apoio/financiamento;
2. Publicações bibliográficas: Livros, artigos em periódicos especializados, capítulos de livros, ensaios que abordam teorias, reflexões sobre processos criativos, pedagógicos ou de gestão no campo das artes.
3. Produções técnicas: Oferecimento de cursos, oficinas e projetos culturais, organização, produção e coordenação de eventos, especificando a disseminação de conhecimento e formação no campo das artes e da cultura.
O curso tem duração total de 36 meses, iniciando-se no dia 28 de outubro de 2025.
No Currículo Lattes na área de Artes, é muito importante incluir informações que demonstrem sua formação, experiência e produções intelectuais. Além dos dados pessoais, aqui estão alguns itens importantes:
1. Formação Acadêmica: Graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, com ênfase nas instituições e áreas de estudo.
2. Formação complementar: Registre cursos, oficinas e outras formações que recebeu em sua trajetória.
3. Experiência Profissional: Detalhe cargos, funções e atividades em instituições culturais, educativas ou artísticas.
4. Produções Artísticas e Culturais: Registre suas obras, exposições, performances e outras criações, com detalhes sobre locais, datas, curadorias, presença ou não fomento/apoio/financiamento;
5. Produções técnicas: Registre entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia que tenha realizado
6. Publicações: Registre artigos, livros, capítulos, ensaios, críticas que você tenha escrito, especialmente aqueles que abordam suas práticas ou teorias artísticas.
7. Participações em Eventos: Registre congressos, simpósios, oficinas e outras atividades em que você tenha participado, tanto na organização/produção/coordenação, quanto como ouvinte ou apresentação trabalho/comunicação.
8. Projetos e Pesquisas: Cadastre e descreva projetos artísticos ou de pesquisa relevantes, incluindo financiamentos ou parcerias.
9. Prêmios e Reconhecimentos: Mencione quaisquer prêmios, bolsas ou distinções que você tenha recebido pela sua atuação na área de Artes.
Serão oferecidas até 5 vagas, das quais pelo menos 2 serão reservadas para ações afirmativas. Estas incluem as seguintes categorias: pessoas autodeclaradas negras ou indígenas residentes no Brasil; pessoas com deficiência; pessoas refugiadas, apátridas ou portadoras de visto humanitário; e travestis, transexuais ou transgêneros. Até 1 das vagas supracitadas será reservada para profissionais em atuação na Fundação Itaú, mediante processo seletivo autônomo.
No Brasil, os cursos de mestrado ou de doutorado podem ser de natureza profissional ou acadêmica. Nos cursos de natureza profissional, formam-se pessoas com foco em atuação direta no mundo do trabalho. Aqui se pesquisa aquilo que se pratica como atividade profissional e o resultado do que pesquisamos deve, sobretudo, ajudar colegas de profissão. No caso deste curso de doutorado profissional, espera-se que os Planos de Trabalho apontem, em sua elaboração, o público preferencial considerado para o projeto de intervenção, especificando a implementação de ações que venham a sanar ou mitigar problemas reais diagnosticados no mundo do trabalho em artes.
Não, o título é um só, a natureza do curso é que pode ser diferente. O título de doutorado obtido em um curso de natureza profissional vale para os mesmos fins que o título obtido em um curso de natureza acadêmica. Vale até mesmo para quem quiser, depois, prestar seleção para um doutorado de natureza acadêmica. O diploma expedido confere o título de doutora ou de doutor, não de “doutora profissional” ou de “doutor profissional” – isso nem existe.
Sim. Discentes aprovados neste processo seletivo do Doutorado Profissional em Artes da Cena, da Escola Superior de Artes Célia Helena, oferecido em parceria com a Fundação Itaú, não terão nenhum custo com mensalidade.
As disciplinas obrigatórias são teórico-conceituais e exigem disponibilidade para leitura e escrita. Entretanto, atuações profissionais ou formações complementares de natureza prática podem se incorporar à sua carga horária no curso, a depender de seu projeto de intervenção. Para nós, na verdade, é muito importante que isso aconteça. Vale ressaltar que “Doutorado Profissional” não é o mesmo que “Doutorado Prático”. Não existem, no Brasil, mestrados ou doutorados de natureza prática.
Além das disciplinas obrigatórias, o curso é orientado por atividades laboratoriais de natureza conteudística e formativa, que são os “Laboratório de práticas qualificadas no Ensino Superior” e “Laboratório de práticas qualificadas em intervenção e extensão”.
Não. A proficiência em língua estrangeira será analisada após o primeiro ano de curso, mediante avaliação interna da coordenação do Programa de Pós-graduação Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena.
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.