Escola de Teatro Célia Helena dica DICA: Marina Abramovic no Sesc Pompéia

DICA: Marina Abramovic no Sesc Pompéia


A partir do dia 10 de março o Sesc Pompéia apresenta “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI”uma retrospectiva de uma das mais importantes artistas contemporâneas do mundo a performe Marina Abramovic. Marina já está em São Paulo trabalhando com oito sortudos artistas brasileiros que apresentarão performances inéditas desenvolvidas junto à artista. Em reportagem exclusiva, gravada na casa da artista  em Nova York, o Metrópolis da Tv Cultura revela mais detalhes do que a artista está preparando para esta passagem pelo Brasil e sobre seus planos na construção do MAI (Marina Abramivic Intituto) que está sendo construído perto de Nova Iorque.


Em “Terra Comunal – Marina Abramović” serão apresentadas instalações desenvolvidas a partir de performances célebres de Marina Abramović na última década. “The House with the Ocean View” (“A Casa com Vista para o Mar”) foi exibida em Nova York, em 2002, quando a artista viveu em uma galeria por 12 dias sobre uma plataforma segmentada em três partes, a quase dois metros do chão. Três escadas de degraus feitos com facas afiadas eram somente o que separavam a artista do público. Marina permaneceu sem comida, leitura e em silêncio durante toda a exposição e os visitantes observavam cada um de seus movimentos. 
Para “Terra Comunal”, a artista desenvolveu uma apresentação inédita desta obra. A instalação traz uma gravação em que Abramović narra suas ações durante a performance original. O público é convidado a ouvir sua voz e imaginar como tudo aconteceu. “The Artist is Present” (“A Artista está Presente”) foi uma performance realizada como parte de uma retrospectiva da artista no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em 2010. 
Durante o período de funcionamento do museu, entre 13 de março e 31 de maio (736 horas), Marina ficou sentada em uma cadeira, em silêncio. Ela convidou os visitantes a se sentarem em uma cadeira, na sua frente, e manter contato visual, pelo tempo que quisessem. No Sesc, a obra será apresentada como uma videoinstalação. A terceira instalação é composta pelo inédito vídeo documental de “512 Hours” (“512 Horas”), baseado na performance realizada em Londres, no ano passado, em que ela interagia diretamente com o público, por meio de exercícios simples que ela mesma desenvolveu.
A exposição apresenta ainda o método Abramović e performances de oito artistas brasileiros.Haverá oito encontros do público com Marina Abramović,  para conversas informais marcados para os dias 11 e 26 de março, 1º, 2, 8, 15, 22 e 30 de abril, às 20h, no Teatro do Sesc Pompeia. 
Os ingressos para os encontros são gratuitos e devem ser retirados (até dois por pessoa) nas bilheterias da rede Sesc a partir das 13h do dia de cada palestra.
 
“Terra Comunal – Marina Abramović + MAI” @ São Paulo
De 10 de março a 10 de maio
Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93
Entrada gratuita
Exposição
Terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h
Área de Convivência do Sesc Pompeia
Encontros com Marina Abramović
11 (palestra de abertura) e 26 de março, 1, 2, 8, 15, 22 e 30 de abril, às 20h
Teatro do Sesc Pompeia (774 lugares)
Retirada de ingressos gratuitos (até dois por pessoa) nas bilheterias da Rede Sesc a partir das 13h no dia de cada palestra
Método Abramović
De 10 de março a 10 de maio
Cinco sessões diárias de terça a sábado e quatro aos domingos e feriados, a partir das 9h30
Inscrições pelo site sescsp.org.br/terracomunal a partir de 3 de março
Cada sessão, com 2h30, atenderá aproximadamente 90 inscritos
Confira a programação completa em sescsp.org.br/pompeia

    Quer saber mais sobre nossos cursos? Cadastre-se e receba as novidades.





    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    Icone WhatsApp