Escola de Teatro Célia Helena Notícias Pós-graduação em Dramaturgia no Célia Helena trabalha as singularidades de cada aluno

Pós-graduação em Dramaturgia no Célia Helena trabalha as singularidades de cada aluno

Curso, que tem duração um ano e meio, tem inscrições abertas até a primeira semana de abril

Nem sempre é tão evidente, mas aqueles que conhecem bem as Artes Cênicas têm ao menos uma certeza: um texto bem escrito é garantia de uma boa produção. Seja para uma peça de teatro, uma novela, uma série de TV ou um filme, a dramaturgia firme dá segurança para que atores e diretores trabalhem com mais qualidade.

É para dar mais base teórica e prática aos aspirantes a dramaturgos — e artistas em geral — que a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) abre vagas para a pós-graduação em Dramaturgia – Cinema, Teatro e TV. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas por meio do site da instituição até a primeira semana de abril. Interessados devem enviar currículo e carta de interesse.

O ator e professor do Célia Helena, Gabriel Miziara, em leitura dramática da Pós em Dramaturgia – FOTO: ACERVO CÉLIA

Engana-se quem pensa que é necessário ser dramaturgo ou ter uma experiência prévia com a escrita para participar do programa. “O interesse genuíno pela criação dramatúrgica, seja para o cinema, para o teatro ou para a TV, é o único requisito para se cursar a pós-graduação”, diz Samir Yazbek, coordenador do programa. “Um contato anterior com a escrita, embora ajude, não é imprescindível.”

Isso porque o curso foi feito para acolher alunos experientes e inexperientes, oferecendo, por exemplo, atividades como os laboratórios de criação — momentos em que cada pós-graduando investe em seu próprio projeto, aprimorando suas técnicas de escrita em ritmo individual.

O programa mantém uma marca do DNA do Célia: a harmonia entre a teoria e a prática. Assim, as aulas possibilitam o desenvolvimento da própria arte da escrita, assim como instigam a capacidade de refletir conceitualmente sobre o trabalho do artista.

O curso é dividido em cinco módulos. Há uma sugestão para ordem em que o aluno pode cursá-los, mas a decisão final é do pós-graduando, que tem liberdade para criar seu percurso.

Pós em Dramaturgia no Célia capacita aluno a escrever para qualquer plataforma: teatro, cinema, TV e web

O primeiro módulo, por exemplo, é focado na teoria e prática da dramaturgia teatral, conhecimento básico para que o aluno adquira habilidades para escrever para qualquer plataforma. “Os formatos de dramaturgia são muitos: incluem até mesmo videogames e jogos de tabuleiro. Os conceitos, no entanto, são os mesmos”, diz Marcos Barbosa, que divide a coordenação com Yazbek. “É sempre importante levar em conta que a arte teatral tem pelo menos dois mil anos de história, acumulando referências importantes para quem escreve.”

Outros módulos abordam o roteiro audiovisual, os processos criativos em artes, pesquisa e filosofia da arte. Por fim, os alunos se organizam em núcleos interdisciplinares de pesquisa para compartilhar processos de criação e concentrar as energias no trabalho de conclusão de curso.

Além de Yazbek e Barbosa, o corpo docente é composto de nomes de destaque no meio artístico brasileiro, como o documentarista Evaldo Mocarzel, o dramaturgo José Eduardo Vendramini e o cineasta Rubens Rewald. Em um dos módulos, os pós-graduandos têm uma série de palestras com profissionais convidados das áreas de cinema, teatro e televisão. Já passaram pelo Célia artistas como Aimar Labaki, Juca de Oliveira, Maria Adelaide Amaral e Ugo Giorgetti.

Para Yazbek, um dos grandes diferenciais da pós-graduação em Dramaturgia da instituição é o contato com os outros cursos oferecidos pelo Célia. “A relação com o profissionalizante, com a graduação e com os outros cursos de pós faz com que atualizemos nosso pensamento e nossa prática”, afirma, frisando o dinamismo do programa.

Saiba mais sobre o programa de pós-graduação e inscreva-se.

    Quer saber mais sobre nossos cursos? Cadastre-se e receba as novidades.





    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    Icone WhatsApp