Entre: dramaturgismos | Escola de Teatro Célia Helena

Entre: dramaturgismos

O Célia Helena Centro de Artes e Educação convida toda a comunidade a participar de importante evento sobre a dramaturgia e suas decorrências contemporâneas. Desde sempre o estudo da dramaturgia ocupa lugar central nas ações do Célia Helena, estimulando a criação, a prática pedagógica e o estudo constante da área. Ações potencializadas com a criação, em 2015, da Pós-graduação em Dramaturgia: cinema, teatro e TV, curso coordenado pelos dramaturgos Marcos Barbosa e Samir Yazbek, professores da Escola Superior de Artes Célia Helena.

entre: dramaturgismos convida o público a pensar a prática do dramaturgismo no teatro em diferentes contextos. O evento acontece on-line, entre 8 e 15 de abril, e é composto por três mesas de debates com convidadas e convidados do Brasil e da Alemanha, um espaço para compartilhamento de experiências e formação de redes e lançamento de uma publicação.

entre: que intitula o evento diz sobre o espaço limiar que o dramaturgismo ocupa no processo teatral, na intermediação de teoria e criação e de pesquisa e produção de sentido. Estar entre:  é também um convite a adentrar uma discussão ainda pouco desenvolvida em nosso meio. Com a combinação de debates, encontros e produção bibliográfica, o evento almeja instaurar campos de diálogo e redes de contato para que, dessa entrada, outros caminhos futuros possam surgir e se desenvolver, contribuindo assim para o fortalecimento e a ampliação do campo e, consequentemente, da criação e pesquisa em teatro.

Sobre o evento

A função do dramaturgista surge no contexto da estrutura teatral alemã, no século XVIII, com as investigações de Lessing sobre que caráter deveria assumir o teatro daquele país, e se desenvolve como uma espécie de crítica interna de processos de criação e da própria instituição teatral, ocupando um lugar limiar entre a criação artística e a teoria, a pesquisa e a crítica.

Com a finalidade de expandir a discussão de uma prática que vem, aos poucos, se tornando mais frequente e pesquisada no Brasil, o evento traz ao encontro do público – desde a perspectiva da sua atuação prática em processos de criação, ou das contribuições da teoria e da pesquisa para o campo, passando por iniciativas dedicadas à formação em dramaturgismo existentes no país, até a apresentação de aspectos do dramaturgismo pouco conhecidos em nosso contexto, porque distantes de nossa realidade (caso da sua prática no ambiente institucional e em teatros de repertório). 

De 8 a 15 de abril. Acesse o site para ver a Programação completa:

 https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/edr.html

Organização: Instituto Goethe São Paulo em parceria com Antonio Duran, Micheli Rolim e Daniel Cordova,, entre os dias 8 e 15 de abril.

Icone WhatsApp