Entre: dramaturgismos

O Célia Helena Centro de Artes e Educação convida toda a comunidade a participar de importante evento sobre a dramaturgia e suas decorrências contemporâneas. Desde sempre o estudo da dramaturgia ocupa lugar central nas ações do Célia Helena, estimulando a criação, a prática pedagógica e o estudo constante da área. Ações potencializadas com a criação, em 2015, da Pós-graduação em Dramaturgia: cinema, teatro e TV, curso coordenado pelos dramaturgos Marcos Barbosa e Samir Yazbek, professores da Escola Superior de Artes Célia Helena.

entre: dramaturgismos convida o público a pensar a prática do dramaturgismo no teatro em diferentes contextos. O evento acontece on-line, entre 8 e 15 de abril, e é composto por três mesas de debates com convidadas e convidados do Brasil e da Alemanha, um espaço para compartilhamento de experiências e formação de redes e lançamento de uma publicação.

entre: que intitula o evento diz sobre o espaço limiar que o dramaturgismo ocupa no processo teatral, na intermediação de teoria e criação e de pesquisa e produção de sentido. Estar entre:  é também um convite a adentrar uma discussão ainda pouco desenvolvida em nosso meio. Com a combinação de debates, encontros e produção bibliográfica, o evento almeja instaurar campos de diálogo e redes de contato para que, dessa entrada, outros caminhos futuros possam surgir e se desenvolver, contribuindo assim para o fortalecimento e a ampliação do campo e, consequentemente, da criação e pesquisa em teatro.

Sobre o evento

A função do dramaturgista surge no contexto da estrutura teatral alemã, no século XVIII, com as investigações de Lessing sobre que caráter deveria assumir o teatro daquele país, e se desenvolve como uma espécie de crítica interna de processos de criação e da própria instituição teatral, ocupando um lugar limiar entre a criação artística e a teoria, a pesquisa e a crítica.

Com a finalidade de expandir a discussão de uma prática que vem, aos poucos, se tornando mais frequente e pesquisada no Brasil, o evento traz ao encontro do público – desde a perspectiva da sua atuação prática em processos de criação, ou das contribuições da teoria e da pesquisa para o campo, passando por iniciativas dedicadas à formação em dramaturgismo existentes no país, até a apresentação de aspectos do dramaturgismo pouco conhecidos em nosso contexto, porque distantes de nossa realidade (caso da sua prática no ambiente institucional e em teatros de repertório). 

De 8 a 15 de abril. Acesse o site para ver a Programação completa:

 https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/edr.html

Organização: Instituto Goethe São Paulo em parceria com Antonio Duran, Micheli Rolim e Daniel Cordova,, entre os dias 8 e 15 de abril.

    Quer saber mais sobre nossos cursos? Cadastre-se e receba as novidades.




    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    Icone WhatsApp