Dançamos juntos no carnaval das gentes | Escola de Teatro Célia Helena
Escola de Teatro Célia Helena Notícias Dançamos juntos no carnaval das gentes

Dançamos juntos no carnaval das gentes

A Cia. Zero8 de Teatro é uma companhia teatral independente formada por ex-alunos da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH): Bárbara Sgarbi, Irene Catunda, Larissa Janotti, Laura La Padula, Lígia Cossé e Lucas D’Alessandro. Eles completam 5 anos de atividades neste ano e celebram o Centenário da Semana de Arte Moderna com um espetáculo teatral carnavalesco inédito!

DANÇAMOS JUNTOS NO CARNAVAL DAS GENTES foi criado a partir das propostas de cena trazidas pelos atores e atrizes e guiadas sempre por perguntas relacionadas ao tema do modernismo no Brasil. Eles construíram uma linha dramatúrgica dividida em três atos: o primeiro, com protagonismo da pintora Anita Malfatti, é dedicado a comentar os antecedentes da Semana; o segundo é focado no ano de 1922 e no evento em si; e o terceiro, em seus desdobramentos.

Na visão da Companhia, o Theatro Municipal de São Paulo sempre foi um lugar frequentado por uma maioria de classe média/alta, mas hoje é também lugar de encontro entre a miséria e a intelectualidade.  O país é outro, a cidade é outra. Em cena, os atores surgem com uma provocação: “Às questões sociais e artísticas também são outras ou permanecem as mesmas? ” É como um convite para entrar em uma máquina do tempo, mas com um pé só.

O espetáculo conta com uma trilha sonora que desempenha um papel importante na dramaturgia. Com surdo, tamborim, caxixi, teclado, flauta transversal, violão e reco-reco, os atores adicionam ao visual carnavalesco proposto uma camada sonora ligada ao samba. Poemas, manifestos e até mesmo textos teóricos são antropofagizados em cena, transformando a literatura modernista em música.

“Dançamos juntos no carnaval das gentes”, fica em cartaz aos sábados e domingos do mês de maio, às 15h na calçada do Teatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/n – República). Vale a pena conferir!

Icone WhatsApp